Agapornis um amor de ave

Agapornis

Eles são conhecidos principalmente por sua docilidade e por serem de fácil criação e domesticação. Pertencentes à família de psitacídeos (todos os pássaros com o bico curvo) tem como membro da família papagaios dentre outros , porém com a vantagem para algumas pessoas de serem os menores da família medindo de 13 a 19 cm e pesando em média 40 a 80 gramas eles não cantam e não imitam vozes, mas podem imitar alguns poucos sons e fazem um barulhinho típico dos psitacídeos.São pequenos, robustos e uma variedade de cores bem vibrantes que chamam muito a atenção.São no total 9 espécies e existem também animais que passaram por mutações o qual suas penas variam mais ainda nas cores.

Recebem nomes que tem muito a ver com seu temperamento, na Franca, por exemplo, chamam-nos de ‘Les Inseparables’, nos E.U.A é Love Bird, isso por que eles são muito unidos uns com os outros e se dão muito bem juntos seja na natureza ou no cativeiro, se existe um casal e eles toda a vida são criados juntos e um morre o outro fatalmente vai morrer pois eles têm uma ligação muito grande entre si.Há quem diga que eles não podem ser criados sozinhos porém isso não é verdade poder eles até podem mas a atenção que você vai ter que disponibilizar a ele terá que ser praticamente o dia todo e as pessoas acabam preferindo criar o casal além do que é muito mais bonito de se ver pois eles se divertem muito juntos e chegam a trocar carinhos um com o outro.

Eles criam um vinculo muito forte também com quem os trata chegando a reconhecer a voz de quando ele chega perto, gostam de interagir com as pessoas. Adoram brincar e ficam o dia todo na gaiola armando peripécias e podem ficar horas entretidos com seus brinquedos.São animais extremamente espertos que podem ser facilmente ensinados a fazer truques mas só executam se sentem vontade.Adoram ficar no ombro dos donos, no colo porém o ideal é compra-los filhotes para condiciona-los a ter esse comportamento do contrario até da para condicionar porém você vai ter que ter mais paciência e tempo para tal porém não é demorado.

Agapornis devem ser mantidos em locais onde a temperatura é ambiente, nem muito quente nem muito frio e deve-se evitar ao máximo de deixar gaiola próxima a cozinhas já que o vapor das panelas quentes às vezes pode intoxicar.

Se você esta procurando uma ave para criar que não seja muito grande e você possa interagir, dócil, bonita as agapornis soa realmente uma ótima opção se demonstram ótimos animais de estimação, mas nunca se esqueça que são muito sensíveis e precisam de bastante atenção mesmo vivendo em pares. Mas sempre que for comprar adquira com a anilha, totalmente legalizado eles estão entrando em extinção.


51 Comentários para Agapornis um amor de ave

  1. Alcy

    me chamo alcione tenho uma agapornis femea
    ela botou 2 ovinhos ela esta sozinha pois o macho morreu.quero saber se ela vai chocar os ovinhos.estou muito ansiosa

    • Alcy, pode ser que choque sim. Isso depende muito do animal, normalmente eles precisam estar em casais para chocar mas algumas fêmeas chocam sozinhas.

  2. Olinda

    Por favor, quando devo limpar o ninho. Meus filhotes (agapornis) tem 30 dias, o ninho tá imundo, cheio de cocô. Obrigada

    • Olinda, isso é normal não se preocupe. Espere que os filhotes estejam se alimentando sozinhos já para mexer no ninho.

  3. Criadouro Bettanzo

    Eu sou novo no ramo de criadores,e eu gostaria de saber se após formar um casal eles demoram a se reproduzir

    • Criadouro Bettanzo, isso depende muito do casal e do ambiente que estão inseridos.

  4. Everton

    Bom dia,

    Gabriela eu e minha namorada compramos 2 agapornes personatas compramos um local legal de SP, mais colocamos os dois em uma gaiola só mais eles não param de brigar o que devo fazer????

    Sei que devo fazer o teste de DNA para saber o sexo das aves, tem um que está meio inchado sera que está doente??? Estamos dando uma vitamina e um remédinho esta certo ??

    Não sabemos a idade das aves mais queriamos deixalos mansos para ficar na mão etc.. tem como ???

    Me ajude.

    Everton

    Obrigado

    • Everton, então normalmente ao escolhermos os animais em uma gaiola num petshop o ideal é escolher aqueles dois que nunca se separam pois dessa maneira é mais fácil de garantir que seja um casal. O pessoal da loja deveria ter já essa instrução, o que pode ter acontecido é você trazer duas aves do mesmo sexo ou até mesmo eles podem ser um casal mas não se dão bem. Se continuar dessa maneira sugiro que você troque na loja, quanto ao animal ficar meio inchado pode ser coccidiose, uma doença comum que afeta as aves. Dê uma lida no post e veja se encaixa nas condições de sua ave(http://www.bichosbrasil.com.br/?s=coccidiose), a loja tem por obrigação dar o tratamento ou então trocar a ave para você. Os agapornis são aves teimosas, não será fácil amansá-los principalmente depois de uma certa idade. Mas você pode tentar sempre atraindo-o com coisas que o agradem.

  5. Priscilla

    Quando eu posso passar o filhote de 40 dias para outra gaiola?

    • Priscilla, você já pode separa o filhote dos pais quando ele estiver comendo sozinho.

  6. Soraya

    Oi tenho um casal de agapornis há 8 mesês até agora eles não tiveram nenhum ovos, Eles demoram muito pra por ovos? E também gostaria de saber como sabemos quem é o macho e quem é a feméa? Obrigada adorei o site, beijos…. Soraya

    • Soraya, na realidade isso depende do ambiente que se encontram se eles se sentirem à vontade e na época de reprodução logo estarão acasalando. Para saber quem é o macho ou a fêmea só com teste de sexagem ou para quem entende bem.

  7. Luiz

    Ganhei 2 filhotes de agapornis com aproximadamente 2 meses de vida, são filhotes ainda. O que eu tenho notado é que eles só estão comendo as sementes, tenho colocado na gaiola, maça, cenoura, almeirão e também o osso de siba, mas eles não se interessaram por nenhum desses.É normal ? Posso oferecer pão amanhecido ?

    • Luiz, acontece sim. O importante mesmo é que eles estejam se alimentando e principalmente com a alimentação própria deles. Procure comprar ração própria para psitacídeos não ofereça apenas as sementes.

  8. Yara

    Adorei seu texto,Gabriela Dias!Mas eu queria saber, qual é a comida necessária para eles(agapornis) quando estão botando ovos?
    Espero respostas!
    :)

    • Yara, o ideal é você fornecer uma suplementação que seja rica em cálcio. Acredito que em mercados pet venda produtos especiais para aves em reprodução.

  9. Elielda Melo

    Tenho um casal de agapornis, só que a femea é mais velha do que o macho, quando ele tenta acasalar ela não deixa ela já botou varias vezes mais não nasceu nenhum filhote. O que pode estar acontecendo? Quanto tempo leva para chocar os ovos? Obrigada

    • Elielda, pode ser que ela não aceite ele como reprodutor. O tempo que leva para o ovo ser chocado são em média 34 dias.

  10. Luana

    Olá!!
    Gostaria de saber se os agapornis machos falam como as calopsitas machos???

    • Luana, agapornis tem o costume mais de gritar do que calopsitas, eles podem até eventualmente falar mas é difícil.

  11. Íris De Fátima

    Olá! Tenho um casal de agapornis, acredito Eu, um verde e o outro amarelo(e está botando, por enquanto o total de 05 ovinhos) o verdinho dá comida na boca dela e td mais, ela está muito arisca, se arrepia toda e me morde muito qdo vou limpar a gaiola,ponho td que me foi indicado, ela fica a maior parte do tempo no ninho, de vez enquando o verdinho vai lá. Gostaria de saber se há a possibilidade de não vingar os ovinhos?! Grata!! Tenha um Bom Dia!!!

    • Íris, isso mostra que ela tem maturidade o suficiente para cuidar da cria. O que ela esta fazendo é totalmente natural e necessário, os ovos tem tudo para nascerem filhotes saudáveis uma vez que forem fertilizados. Evite de mexer muito na gaiola faça o básico, não precisa limpar o ninho deixe que ela mesma cuida e o fundamental alimente-a muito bem.

  12. Maria Angelica Menezes

    Adorei saber de tudo.
    Apareceu um em minha casa, ele sai e volta para dormir. Comprei gaiola,comida,brinquedos.
    Quero cria-lo livre, será que fica sem fugir?

    • Maria Angélica, então seria bem legal você deixar uma gaiola aberta pra ele disponível sempre que quiser comer e ter a liberdade para voar. Só não sei se ele voltará, embora você tenha dito que ele sempre volte para dormir.

  13. Junior

    tenho um casal de agapornis que esta com 3 filhotes de 60 dias, o casal e os filhotes estao no viveiro e apareceu outra fêmea aqui em casa eu ja coloquei ela com os filhotes ela ate cuida deles mas queria saber se posso colocar ela no viveiro junto com os outros?

    • Junior, de forma algum mantenha na gaiola apenas a família principalmente nessa época que os filhotes tem pouco tempo de vida. Mantenha a outra fêmea em uma gaiola separa para que não haja nenhum problema.

  14. Luis Eduardo

    ola..eu comprei um suposto casal de agapornis,e coloquei um ninho para eles na primeira vez botou nove ovos e nenhum foi galado,eu tentei mais uma vez que eles cruzasem e coloquei o ninho botaram sete ovos e novamente nenhum foi galado. isso e normal? ou sera que eu tenho duas femeas?
    se for femeas eu posso colocar apenas um macho junto a ala sem dar briga?
    como faço para saber o sexo deles?
    meus passaros nao possuem anilha como faço para por?
    calopsita tambem precisa de anilha?
    desde ja agradeço..

    • Luis Eduardo, têm grandes chances que sejam duas fêmeas e por não terem um macho que os fertilize eles nunca podem desenvolver. A melhor maneira de você verificar é fazendo um teste de sexagem, só isso garante que o sexo do animal está sendo caracterizado certamente. Os animais anilhados são aqueles que provém de criatórios legalizados, portanto não se adquire a anilha separadamente do animal.

  15. Lucas

    Oii
    tenho um casal de agapornia!
    o macho fica batendo na femea oque eu faço!?

    • Lucas, separe-os e deixe-os um tempo separados em gaiolas diferentes. Deixe que eles possam se visualizar mas não tenham contato. Deixe-os assim por um tempo depois tente os juntar de nova e veja se continua.

  16. Agapornis

    Oi a minha agapornis botou só um ovo e o macho comeu é normal?

  17. Rodrigo Silva

    olá a todos mais uma vez . obrigado gabriela pela sua opiniao . Acho que está muito frio aqui em Portugal e quando os pássaros novos saem dos ninhos para o chão , não aguentam as noites frias….o meu viveiro tem 4×4 e é exterior tipo casa… ataques de predadores é impossível. nada lá entra. tenho notado que os pais começam a fazer novo ninho mal os pássaros novos saem…
    Será que se esquecem de alimentar os filhos? ou isso ou o frio…. gostaria de uma opinião . abraço a todos…

  18. Ana Paula

    Q BICHINHOS LINDOS [EU TENHO 2 DELES]

  19. Rodrigo Silva

    olá a todos . tenho um problema que não consigo encontrar soluçao . tenho um viveiro exterior com cerca de 8 casais de agapornis a criar. tenho cerca de 30 ninhos . quando os filhotes saem dos ninhos vão para o chão. no dia seguinte estão mortos, sem estarem picados. Gostaria de uma opinião. Abraço a todos

    • Rodrigo realmente esquisito, pode ser que eles estejam sendo atacados por algum animal ou até mesmo os próprios pais, verifique…

  20. Messias

    Olá, bom dia!
    Minha cunhada tem um casal de agapornis, o primeiro foi minha namorada e eu que demos de presente e em seguida ela resolver colacar mais um na gaiola e se formou um casal. A fêmea já botou 03 (três) ovos e parece ter mais um para botar. Aparentemente ela é “mãe” de primeira viagem. Minha pergunta é: qual a melhor maneira de faze-la chocar os ovinhos e ampliarmos nossa família de agapornis? Não queria perder os ovinhos e sabendo que eles estão entrando em extinção meu coração fica ainda mais apertado, são aves muito dóceis. Por favor, em ajude a encontrar uma solução e fazer com ela consiga ter os filhotes. Uma outra pergunta e última: De quanto em quanto tempo ela terá ovos, existe um período para isso ocorrer novamente?

    • Messias então não há muito como interfirir na oviposição, se o ovo for bem chocado no tempo certo…

  21. Guilherme Felipe

    oi meu nome é guilherme e o meu agapornis botaram 2 ovos e ja fais uns 20 dias e ai eu fui ver os ovos tavam frios e um tava meio escuro e o outro tava arrancado a casqui da ponta do ovo so q nao abriu o ovo e agora eu nao tenho certesa c a femea abandonou o ninho ou c é por q é a primeira ninhada quero q alguem me ajude a saber mais sobre o q esta acontecendo

    • Guilherme, pode ser que os ovos não tenham sido chocados, ou então não tenha sido galado, espere mais…

  22. Romeu

    Sou criador da variedade Lutina.
    São muito belos, magníficos!

  23. Edmilson Farias Lins

    Palmeira dos Índios, 30 de março de 2009
    Tenho 06 Agapornis e uma jandaia em um viveiro de proporções que comportem todos os carinhas, ganhei uma agapornis de minha irmã, esta (Clarinha) agapornis vivia sózinha, consegui um amarelho, consegui outros 02 verdes e dois azuis, mais uma jandaia (bebezinho), moro sozinho em um apartamento no 2º andar do prédio. meus carinhas não estão nada sociáveis, acredito que a não sociabilidade deles deve-se a clarinha, que eu considero uma verdadeira psicopata, às vezes ponto-a de castigo, isolando-a em outra gaiola, gostaria que se possível me ajudem no sentido de sentir harmonia entre os carinhas que eu adoro.

  24. Arthur

    Olá,

    Eu queria acrescentar que os agapornis também podem aprender a cantar. Há alguns anos, eu tive um Agapornis Nigrigenis, bem parecido com o Personata. Ele gritava muito, mas também tinha dias em que cantava uma melodia muito bonita. Além disso, ainda imitava o canto de outros pássaros.

    Ele acabou fugindo e se tornou presa de um gavião…

    Hoje, eu tenho um Agapornis Personata Cobalto e ele também canta, porém sem a mesma beleza do primeiro. Talvez porque seja ainda bem jovem.

    Eu acho que o canto depende de onde o pássaro cresce. Se ele estiver junto a aves cantoras ou escuta muita música, as chances podem ser maiores :)

    Eu vi um vídeo, no Youtube, que mostra um pequeno agapornis dos Estados Unidos falando uma palavra…

    Essas aves são realmente fantásticas :)

  25. Vera Lucia Romero

    tenho um casal de agapornis e um de calopsitas . estou preocupada,pois o macho calopsita está fraquinho .queria o nome de uma vitamina para dar a ele .é muito novinho e eu tenho medo que ele venha morrer

  26. Nuno Ferreira

    Viva a manha vem um AGAPORNIS para minha casa !!!
    Não sei o nome que vou dar gostaria de saber a vossa opinião.
    Mais….. q tipo de comida eles gostão????
    Ouvi dizer não sei se é VERDADE mas eles podem apreender a falar JÁ ALGUEM O FEZ??

  27. Xica

    Eu tive uma agapórnis eu não comprei ela quando eu estava me mudando minha mãe achou ela atiradinha no chão do pátio.Adotamos ela!!!!!!!ela era a minha melhor companheira ela até comia na minha boca!!!!!!!!!os dias se passaram e um dia sabe quando tu sente q algo vai acontecer.Derrepente me deu uma vontade de brincar com ela a BELINHA. brincamos a tarde toda, no dia seguinte a minha mãe me acordou com a noticia ela inha morrido de uma causa ainda não identificada.Fiquei muito triste mas superei e quero comprar mais agapórnis e também queria saber se eles sempre morrem no inverno se eles sao muito frageis ao frio?????muito obrigada.

  28. Leda

    Qual e o preço do casal de agapornis com anilha do IBAMA?

    Caso comprar um casal, se eu unir o casal com um macho ou uma femea, ocorre brigas?

    Obrigado pela atenção.

  29. Orley

    elas sao aves muito dócil e sociáveis,os agapórnis adoram gritar e fazer zuada,e a reprodução deles é otima e linda,tem filhotes lindos e a mae e o pai cuida muito bem deles,da ate pena de depois separar os filhotes dos pais,de tão apegados que sao,eles tem um otimo carinho um pelo outro.

  30. Michelle

    Olá! Bom, eu achei esse site no google por acaso, na verdade eu comecei a pesquisar a respeito de aves, pois meu pai havia achado um pássaro perdido no local que ele trabalha e trouxe pra casa. Como eu nunca tive pássaros, não sabia qual era a raça , não sabia nada ! Achei então esse site,e logo reconheci meu novo pássaro, que é um agapornis. Li tudo que pude à respeito , comprei uma gaiola, comprei ração para agapornis e resolvi ficar com ele. Uma das coisas que eu sempre penso é na solidão dos bichinhos, e quando eu li que eles costavam de ter parceiros eu levei meu pássaro em uma loja especializada, e o rapaz que me atendeu apalpou os ossinhos na parte de baixo e me disse que era uma fêmea. Então eu levei um macho pra casa. O rapaz me garantiu que o pássaro era ainda filhote, mas disse também que não teria problemas. Outra coisa que ele me disse era que não tinha problemas em levar o macho de cor diferente. Então eu levei um macho azul e cinza com um círculo branco em volta dos olhos e bico meio laranja, e a minha fêmea é bem verde, com uma mancha vermelha na cabeça e rabo azul ( não sei se é rabo que se fala ) , não tem círculos em volta dos olhos e tem o bico claro. Sei lá se vai dar certo isso…
    Mas o problema é que ela judia muito dele, bica ele direto, ele grita, reclama…e ela é ruim com ele, não sempre, às vezes ela arruma as penas dele, eles dormem juntos…mas a maioria do tempo ela bica ele inclusve nas patas, fazendo com que ele caia na gaiola…eu fico com pena..e tento pegá-lo um pouquinho, mas ele não deixa de jeito nenhum…aliás, antes de ele vir pra casa também, ela já estava começando a pegar a comida na minha mão e chegar mais perto, mas depois que eu coloquei ele na gaiola ela nem chega perto de mim…ele então…nem pensar! Os dois são bem assustados…não sei se vou conseguir deixar eles mais soltos e dometicá-los.
    Enfim, eu sou bem inexperiente e não sei se estou tratando os dois da maneira certa e isso me incomoda, pois eu quero que eles sejam felizes comigo…então estou lhes escrevendo na intenção de conseguir mais informações, pois o site de vocês me ajudou bastante até agora.
    Obrigada, Michelle

  31. Gabriela

    Olá Eliane,

    Então o que tudo indica que acontece aí nesse triangulo é ciúmes assim como os humanos, os animais também cansam de seus parceiros as vezes, e sentem ciúmes além de quererem companhia.O Pony embora apanhe quer companhia, porém não da pra deixar junto pois ele vai se machucar sempre e o outro não irá aceitar;
    O que eu recomendo pra você fazer é arranjar uma fêmea para o Pony, assim ele fica feliz de ter uma companhia e o outro não ficará com ciúmes ok?!
    Boa Sorte

  32. Eliane Viana

    Adorei saber um pouco mais sobre agapornis, eu particulamente amo de paixão e me interesso sobre tudo a respeito deles. Tenho um casal muito lindo o macho que se chama “Polly e a Prin que é minha princesinha. Neste mês o Polly completou 1(um) aninho comemoramos seu 1º aniversário p/ eles e todos nós foi uma alegria, até parecia que ele sabia que a festa era dele, fez um show indo no colo de cada um que estava presente, foi muito lindo e engraçado, para os convidados é claro não poderia faltar bolo e p/ eles pipoca sem sal; eles amaram. Eles são um casal muito felizes e inseparveis, cruzaram pela 1ª vez em dezembro do ano passado ficaram de lua de mel até março, neste não sei porque já não estão mais.
    Há dois meses atras ganhei um outro agapornis que ganhei da vizinha do lado que apareceu em sua casa, ele ainda continua muito assustado e medroso, no 3 primeiros dias o polly deu total atenção e amor depois em diante começou a bater a prin desde do começo não quiz saber do coitado, talvés por ter o pescoso depenado, não sei… mas agora ´seu pescoso já está nascedo as penas estou dando vitaminas e está recuperando, ele é um machinho que se chama “Pony”.
    Com a chegada dele mandei fazer um lindo viveiro com divisória é claro, para evitar que se machuque, só que a vontade do pony é de está ao lado do casal, mesmo que apanhe quando estou por perto eu deixo ele curti o outro lado da gaiola e ficar junto deles.
    A minha maior alegria e a do “Pony seria que os 3 fosses amigos.
    Tem alguma dica p/ pararem de implicar com o meu fujão?

    Obrigada adorei o site .

    Eliane

Deixe seu comentário para: Agapornis um amor de ave

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>