Algumas dicas de como criar um calango

São procurados para a criação em cativeiro justamente pela sua fácil adaptação e por não serem animais tão grandes como os teiús. Além do que o trabalho não é tanto. Eles vivem em terrários que deve ser espaçoso o suficiente para que eles possam se movimentar sem problemas, deve conter muitas rochas, galho, areia, pedras e tudo aquilo que faça-o se sentir o mais próximo possível de seu habitat natural.
Outra preocupação com os répteis em geral que logo se aplica aos calangos é a questão da temperatura do terrário que deve se encontrar em torno de 28 a 30ºC levando em consideração que a noite sempre cai um pouco essa temperatura chegando a 25ºC e nunca deixando de lado a umidade, o que também é muito importante, deve estar em torno de 20%. Embora na natureza vivam em bando quando criados em cativeiros procure os manter o nº. mínimo possível, pois na natureza eles têm uma divisão hierárquica muito bem distribuída e por causa muitas vezes por maior que seja o terrário isso não daria certo e causaria muito estresse no animal podendo os levar a morte.

Eles convivem bem com os donos desde que esses os acostumem desde filhotes a convivência, eles não são animais agressivos por natureza, porém nunca confie 100% pois nunca sabemos o que se passa na cabeça dos animais de alguma forma eles podem se sentir ameaçados e atacar então é melhor prevenir do que remediar.
São animais exclusivamente diurnos e bem tranqüilos sua vida não é muito ativa, muito territorialistas e ficam de prontidão para atacar uma possível presa a qualquer momento. Eles podem se mimetizar facilmente, ou seja, se camuflam com o ambiente onde se encontram para se proteger. Por isso também a importância da maior quantidade possível de troncos de árvores e rochas.

A alimentação em cativeiro também é bem simples, como já foi citado eles comem besouros, grilos, vespas, aranhas, larvas de insetos, baratas, formiga,Mas para sua comodidade existem alimentos peletizados que você encontra em pet shops, produtos da Alcon para répteis assim como o da Labcon ambos tem uma linha completa que realmente para muitas pessoas é uma vantagem.Fica a seu critério.

A limpeza do terrário deve ser feita 1 vez a cada 15 dias e no mínimo 1 vez ao mês, porem é uma limpeza simples já que não são animais que fazem muita sujeira.Diariamente devem ser tirados restos de comida e muito cuidado pois as pessoas tem uma mania de ‘levar pra passear’ esses animais porém eles são ágeis quando querem, escalam muros e árvores com muita facilidade e você pode perde-lo.

Nunca se esqueça que ao adquirir esse animal ele deverá estar legalizado com o IBAMA e comprometa-se sempre a cuidar da melhor maneira possível de seu bichinho do contrario nem procure ter um.E boa sorte!!


41 Comentários para Algumas dicas de como criar um calango

  1. OLA, MEU NOME É ALLEFH MORO EM LAJINHA -MG EM FRENTE MINHA CASA TEM UMA PEQUENA MATA ONDE EU VO SEMPRE QUE EU PUDER PARA PEGAR FRUTAS ETC..
    UM DIA EU ENTREI NAQUELA MATA E DEI DE CARA COM UM TEIÚ DE APROSSIMADAMENTE 1,5 , FIQUEI COM MEDO PORQUE EU NÃO SEI SE ELES TEM VENENO ENTÃO RESOUVI SAIR CORRENDO MAS MEU TIO FALOU QUE NÃO TEM PROBLEMA NENHUM PORQUE ELES NÃO TEM VENENO MAS NÃO SEI FIQUEI COM MEDO

    SERÁ QUE EU POSSO PEGAR ESTE BIXO PRA CUIDAR OBRIGADA

    • Allefh, evite tirar o animal de seu ambiente natural. Mas os calangos não tem nenhum tipo de toxina.

  2. Breno

    Achei muito interessante essas dicas, porem estou com uma duvida: Eu estava cavando um buraco no quintal e encontrei dois ovos de calango enterrados, onde devo deixa-los? quanto tempo eles demoram pra nascer?

    • Breno, o ideal é deixá-los onde estão pois depois que nascer pode ser que não consigam sobreviver sozinhos sem a mãe, que deve estar em algum lugar próximo.

  3. Viviane Almeida

    Apareceu um calango aqui na minha casa, ele esta com a pata machucada e só dorme, como devo proceder, já coloquei ele na grama da minha casa perto de uma arvore mas ele volta para a area e deita no meu tapete, tenho medo e dó, como devo proceder, tirei ele do chão pois tenho 2 cachorras que podem machucalo.

    • Viviane, o ideal para que ele se cure é deixá-lo quieto em um local. Procure deixá-lo em uma gaiola até que sare, leve-o a um veterinário caso seja necessário outros tipos de procedimentos.

  4. João Daniel

    OI TUDO BEM ENTÃO EU QUERIA SABER SE TEM ALGUM PROBLEMA COLOCAR DENTRO DO TERRAÇO GRILOS,MATO E UMA PEDRA MEIO GRANDE PARA ELE SUBIR?

    ATENCIOSAMENTE JOÃO DANIEL

    • João, ele irá gostar de que você adapte o local para que ele viva. Mas se ele pertencer a natureza devolva-o, pois ele nunca irá ser feliz assim.

  5. Guilherme Ferrari

    Ola, ontem encontrei um filhote de calango e eu peguei para cria-lo, só que achei que ele estava se comportando de maneira estranha como fechar os olhos e ficar quieto Isso é normal?
    Como fiquei preocupado com o Bichinho soltei ele num vaso de planta, no outro dia fui ali no quintal e de repente e calanguinho subiu no meu pé que quando eu abaixei para ve-lo ele subiu na minha mão e agora quero saber o devo dar para ele ?
    etc… quero cuidar dele

    Obrigado pela atençao

  6. Penelope

    Moro há cinco meses em Porto Velho e no quintal de nossa kz, vimos assim que chegamos apenas quatro, dois adultos e dois filhotes, nestes cinco meses se eu disser que temos mais ou menos vinte, acho que estou contando por baixo,rsrs
    Naum fazem mal a ninguém, e nos alegram, qdo vamos ao quintal todos fogem cada um para um lado,os menores ( mais ou menos 10 cm da cabeça à calda), ficam na altura da grama e só escutamos o barulho deles correndo. Naum nos incomodam.
    Por curiosidade, eles saum verdes com a cabeça e pescoço de cor marrom, os adultos têm entre 30 a 40 cm de cabeça à cauda, tem alguma especificação, ou melhor, algum nome ou somente calango?
    Um grande abraço.

  7. Michele Xavier

    OLÁ! DESEJO SABER COMO IDENTIFICAR O SEXO DO CALANGO, JÁ QUE NO MEU QUINTAL APARECEU UM!

    AGRADEÇO!

    MICHELE

  8. M.laura

    Olá,minha casa está repleta de calangos no jardim.
    É possivel capturar um calanguinho para cria-lo em um terrario? Se sim, existe uma armadilha?

  9. Laura

    EU ENCONTREI OVOS DE CALANGO NO QUINTAL DA MINHA CASA GOSTARIA DE SABER O QUE DEVO FAZER COM ELES?

  10. Arthur Costa

    Olá!Tudo bom pessoal?

    Gente eu tenho um calango em casa e ele nao quer comer o que devo fazer ja tentei dar maça raspada na colher e tudo e ele nao come!

    Se alguem poder me ajudar agradeço!

  11. Pedro Henrique

    O que um filhote de calango come?

  12. Divanir

    Pergunta:Olá moro em Rondonia na cidade de Porto Velho, apareceram em nosso muro um tipo de calango, que eu tenho muito medo eles estão se reproduzindo muito rápido, e pior eles estão subindo na área de casa e começaram a andar pelo chão.Não sabemos nada sobre esse bicho esta nos incomodando sem contar o pânico que ele me causa o que eu faço para eliminar, o que os trouxe p/ cá? de que eles se alimentão?Por favor me ajude!
    Abraços…

    • Divanir, o que pode ter trazido-os para sua casa é alimentação de fácil acesso ok!?Muitas vezes no lixo mesmo, eles são atraídos pelos restos que jogamos fora ou então depredação do habitat natural deles ok!?Eles se alimentam de frutos…

  13. Wellington Douglas

    Olá,vim aqui para parabenizar pela ótima matéria!Primeiramente queria criticar as pessoas q dizem q querem eliminar os calangos de seus quintais!Os calangos são totalmente inofencivos,e sobre passarem saumonela para nós,temos maior risco de pegar a doença comendo alimentos como carne de porco,boi,e tendo contato com cães e gatos!

    Crio vários lagartos,inclusive tenho um casal de calangos do bico doce!São exelentes animais de extimação,aconcelho q ñ matem estes belos animais pois os meus até reproduzem em cativeiro!

    Abraços!

  14. Lazaro

    eu gostria de saber que tamanho o calango pode chegar

  15. Flavia Pessanha

    Boa noite, Gabriela

    Estou com dúvidas a respeitos a esses animais, na casa do meu noivo existem dois Calangos não sabemos qual é o sexo deles, apenas que um é maior que o outro. Eles dormem no pneu da bicicleta e na escada, tenho medo de que eles possam aumentar a familia. Será que é possivel?
    Quantos filhotes costumam ter? Já estam aqui a meses.
    Mais é como fizessem parte da fámilia, já colocamos até nomes (Jovita e Jovito)

    Obrigada!

    Fico no aguardo de alguma informação.

    Abraços

  16. Everto Thiago

    Olá Gabriela a poucos dias encontrei um filhote de calango e estou cuidando dele gostaria de algumas dicas e saber qual e a probabilidade dele sobreviver e se acostumar comigo, e como faço pra descobrir seu sexo.
    muito obrigado.

    • Everton, já que ele é filhote é provável que se acostume a você, ele pode sim sobreviver com você cuidando, o ideal seria devolve-lo..

  17. Ana Julia

    Olá!
    Moro em Mogi das Cruzes – SP no quintal da minha casa, existe um calango de tamanho médio que é uma gracinha, ele vive entrando num buraquinho que tem entre a minha casa e a casa da vizinha, ele também gosta de tomar sol. Eu gostaria de saber como eu posso me aproximar dele sem que ele fuja de mim e também quero saber se ele tem algum veneno ou ele transmite alguma doença para o ser humano?

    Muito obrigada!

  18. Matheus

    galera essa peguntah e meio idiota mais ele come esse bixos vivos ou mata e dah pra ele heim??

  19. Marcelo Madeira

    Oi,gostaria de saber se existe muitas especies de calangos,e saber tambem de que especie ele é?
    é um filhote ainda ,sua cor é branca e é todo quadriculado de preto.
    tenho dois filhotes,queria saber tambem como descubro quem é macho e quem é fêmea?
    Obrigado!

  20. Juliana

    Oi gente, tudo bem?

    Pelo que percebi o calango não é perigoso, mas como a maioria das pessoas aí eles vivem no meu quintal e eu tenho um bebê em casa. O problema maior é que eu morro de medo deles, tenho nervoso e me assusto muito, deixo de sair no quintal com medo de topar com um. Sei que o medo é meu, mas eles podiam ficar um pouquinho mais longe neh? Tem algum jeito de naturalmente eu afastá-los? Plantar alguma coisa em vasinhos… Algum cheiro natural que os afastem? Queria conviver bem, mas eles precisam se afastar um pouquinho do meu espaço e eu respeitar o deles. Alguma sugestão? Por favor! beijo e obrigada

  21. Demur

    Acabei de capturar um calanguinho, só que esse é diferente tem a calda muito comprida aproximadamente 3 vezes o tamanho do seu corpo e a cauda é vermelha e ele é bem pequeno mesmo mais ou menos uns 4 cm tirando o rabo, eu queria saber se tem alguma diferença no tratamento desse bichinho, ou se o tratamento deve ser igual ao de um calango normal, e queria saber também qual seria aproximadamente o espaço estimado que ele precisa pra viver bem, 30x30cm seria um bom espaço ?

  22. Denise Pedrosa

    como posso criar um calango …ele se adpta a mim criando com delecadeza e atenção servindo comidinhas que gostam? gostaria de saber tudo sobre eles obrigada…

  23. Alice Maria Araujo Dos Santos

    na minha casa criamos um calanguinho que come barata na mao, e uma graça.ele tambem come mioca e carne moida sera que faz mal estas comidas ?

  24. Arthur

    Talvez eu ganhe um calango de presente (provavelmente pegado nos muros dos vizinhos que é cheio deles) e eu gostaria de saber onde esses animaizinhos vivem, o tamanho do cativeiro, o que comem e tudo certinho…
    Grato.

  25. Gabriela

    Olá Ana Clara,

    Então se ele estiver invadindo seu espaço você pode até ligar pra um orgão responsável como o IBAMA pra dar um jeito, retira-los dai e leva-los a um outro local, ou até mesmo ligar pro corpo de bombeiros.
    Mas evite sempre deixar alimentos a mostra ok!?
    Eles se alimentam normalmente de artropodes ok!?

  26. Ana Clara

    Olá,
    Na casa da minha avó exitem muitos calangos na garagem e no quintal. Queremos eliminar os calangos. Pois tenho um certo pavor deste animal, apesar de saber que fogem quando nos vêem. Gotaria de saber uma forma de eliminar estes animais e saber o que eles comem.

    Obrigada!

  27. Gabriela

    Olá Paula,

    Então eu nunca ouvi falar de alguma doença causada por calangos, porém como répteis são vetores de salmonela se a pessoa entrar em contato com algum animal em cavidades de muco então é problema.
    Por alguma razão esses animais foram atraídos a sua região, porém até onde eu sei eles são animais selvagens que não mantém contato com o homem sempre fugindo ou se escondendo então acho difícil eles se aproximarem.Consulte o IBAMA, pois as vezes eles recolhem esses animais e devolvem a seu habitat natural.Espero ter te ajudado Paula e qualquer coisa entre em contato ok?!

    Obrigada

  28. Paula

    Olá
    Minha mãe está morando em uma casa que existe vários lagartos que as pessoas chamam de calango uma quantidade enorme, como eliminar esse lagarto pois não sabemos nada de animal, oferece algum perigo ao ser humano ? Existe algum local que cria e que possa recolher o lagarto?
    Moro em Guaratinguetá, interior de São Paulo, nunca vimos esse lagarto aqui, a informação que recebi que eles não são da nossa região.
    Obrigada.

  29. Gabriela

    Olá Flávia,

    Então em relação a sua dúvida eu desconheço qualquer doença que o calango possa transmitir, porpem o que você deve ficar só atenta é com a salmonela que os répteis podem ser vetores e se haver o contato e o animal estiver infectado pode acontecer.
    Porém normalmente esses animais são bem selvagens e se eles escutam barulho já correm pra se esconder então é bem difícil dele entrar em contato diretamente com seu filho.
    Quanto a dar veneno não é uma das melhores idéias pois esses animais são proetgidos pelo IBAMA o que eu aconselho você a fazer Flávia é colocar alimentos pra ele emum local mais distante porém na direção de sua casa, pois é isso que os atraem e se eles se acostumarem com um local onde sempre tenha alimento talvez parem de ir até seu quintal ok?!

  30. Flavia

    OLÁ

    MORO EM MINAS GERAIS E ESTOU MUITO APREENSIVA EM RELAÇÃO AOS CALANGOS. EM MEU QUINTAL HÁ MUITOS CALANGOS, E TENHO UMA CRIANÇA DE 2 ANOS QUE BRINCA NO QUINTAL E MEXE EM TODOS OS CANTINHOS. TENHO MUITO MEDO QUE ALGO ACONTEÇA. NÃO TENHO INFORMAÇÕES SOBRE OS PERIGOS QUE ESTE RÉPTIL PODE (OU NÃO) OFERECER.

    gOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES SOBRE OS CUIDADOS QUE PRECISO TER.

    PENSEI EM ATÉ COLOCAR VENENOS PARA EXTERMINÁ-LOS.

  31. Excelente artigo sobre a criação de répteis. Pode esclarecer muito bem para todas as pessoas os cuidados corretos para ter esses belos animais.

    Sucesso.
    Beijos
    Marcos Ricardo

Deixe seu comentário para: Algumas dicas de como criar um calango

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>