Alguns cuidados com o hamster Sírio

hamster Sírio

O hamster sírio dentre a classe dos hamsters é o mais requisitado para se criar. Já que tem um custo baixo e os cuidados são relativamente simples, são animais pequenos não ocupando assim muito espaço, não fazem bagunça e nem barulho.

São animais bem pacíficos com o dono ou com aqueles que os trata, gostam de carinho e são muito preguiçosos.
Com hábitos noturnos, dormem durante o dia (embora possam acordar por curtos períodos) e acordam quando começa anoitecer se tornando ativos.Sendo a noite a hora que vão se alimentar, se exercitar enfim suprir todas as necessidades que não exercem durante o dia.

A alimentação deles é de fácil acesso e não são caras, elas podem ser encontradas em pet shops e é o ideal para fornecer já que vem balanceada e tem os nutrientes essenciais que os animais precisam. A ração deve ser fornecida diariamente em proporções pequenas.
Você ainda pode colocar alguma coisa que os faça afiar os dentes pois esses crescem muito rápido.
Quanto ao alojamento é outra coisa que você deve se preocupar já que é o local onde eles vão passar a maior parte de suas vidas e deve ser um local bem confortável.
Você pode escolher entre uma gaiola galvanizada ou um aquário, porém em minha opinião a gaiola é melhor lhes permitindo um ambiente mais arejado.
Essa gaiola não precisa ser muito grande e as barras também já que eles podem escapar, deve ser do tamanho grande o suficiente para que eles possam se locomover livremente.

O fundo da gaiola deve ser forrado com serragem e uma coisa interessante é colocar também misturada areias para gatos já que esses neutralizam o cheiro e absorvem os excrementos mais facilmente.
Dentro da gaiola deve ter também um bebedouro do estilo mamadeira, próprio pra roedores, este deve ser fixo e a água deve estar sempre fresca. E o comedouro também deve ser bem pesado afim de que os animais não o arrastem evitando assim problemas.

Os hamsters embora não pareçam são animais muito ativos e de noite precisam gastar sua energia, precisam correr e desenvolver seus músculos. Por isso é imprescindível que tenha em suas gaiolas brinquedos para que eles se distraiam. Existem rodas, argolas, escadas, pontes e muito mais em lojas para pets que vendem esses utensílios e muito mais.

Outro fator importante é a limpeza do local para evitar qualquer tipo de contaminação e promovendo assim uma vida mais saudável e duradoura para seu animal.

O bebedouro deve ser limpo pelo menos 2 vezes na semana assim como o comedouro, e os restos de comida devem ser retirados diariamente.

A gaiola deve passar por uma faxina mensalmente e diariamente é necessário substituir a serragem. Brinquedos também devem ser limpos.Isso tudo deve ser feito para proprietário e animal não tenham problemas nem preocupações e cuidando bem a expectativa de seu animalzinho pode ser de até 4 anos e meio.

Gostaria de saber se é aconselhável deixá-los soltos pelo apartamento sob minha supervisão?

Poder pode mas no entanto não é nada aconselhavel deixa-los soltos pois eles podem se machucar com muita facilidade ou e esconder em algum local e voce acabar não o encontrando, eles são muito espertos e ágeis, além do que podem comer alguma coisa sem que você veja e passar mal

Hamsters fêmeas podem comer a cria?

É normal as vezes a fêmea ter esse instinto de canibalismo e comer os próprios filhotes. Isto geralmente ocorre quando os filhotes nascem muito debilitados ou mortos. é  normal as vezes a fêmea ter esse instinto de canibalismo e comer os próprios filhotes algumas vezes a fêmea pode comer os seus próprios filhotes. Isto geralmente ocorre quando os filhotes nascem muito debilitados ou mortos. Outra razão para que as fêmeas comam seus filhotes é reduzir o número de filhotes,por estresse também a fazem ter essa atitude,quando a ninhada tem cheiro diferente daquela que ela reconhece, ou até mesmo por serem muito novas para procriar e não terem instinto materno maduro. A melhor coisa a fazer é separar os filhotes da ninhada só deixa-los para mamar e ficar de olho.

Hamster mordem?

Hamsters podem morder não só pessoas desconhecidas como o próprio dono. Se sentirem ameaçados de qualquer forma eles usam a mordida como defesa.

Como diferenciar o macho da fêmea?

http://www.bichosbrasil.com.br/hamster-macho-e-femea/

O que hamters comem?

Eles devem comer primordialmente a ração especializada. Como suplementação pode ser dado frutas, verduras e vegetais.

Hamsters com as bochechas cheias é normal?

Quando a bochecha do hamster está inchada é porque ele aglomera toda a alimentação nas bochechas para ingerir aos poucos, é um mecanismo que eles possuem para sobreviver. Isso é super normal.

Hamsters tomam banho?

Não pode dar banho em hamsters não. Você precisa comprar um pó especial para roedores para que se banhem, é um banho à seco que vende em pet shop e isso que os limpa.

Quais brinquedos feitos em casa posso dar para que ele se divirta?

Você pode dar a eles rolos de papel higiênicos para que se entretam e outra coisa fundamental que eles gostam muito são objetos que possam roer para gastar os dentes. Pode ser dado inclusive ossos de cachorro.


266 Comentários para Alguns cuidados com o hamster Sírio

  1. Dudinhasecco

    Olá , eu gostaria de saber , se os hamsters Sirios crescem muito…

    • Dudinha Secco, eles podem atingir até 15 cm, porém, não é comum.

  2. Maria

    Tenho uma duvida,meu hamster tem uma bolinha(ou roda) de plastico e recentemente prendeu o pesinho no troço q prende ele(a bolinha na gaiola) ele deve ter ficado um tempo la quando cheguei ele estava dormindo com o pè para cima preso,eu tirei o pesinho dele mas sangrou mt e ele nao cominha com essa perna passei um algodao com alcool mas piorou continua sangrando muito e estou preocupada com ele .
    O QUE EU FAÇO?

    • Maria, tente passar alguma pomada cicatrizante no ferimento.

  3. meu hamster sirio tem medo de mim e tento as vezes atrai-lo com comida e fico conversando com ele ja faz uma semana e ele ainda ñ se acostumou comigo.hamster sirio pode comer alface e coentro e a gaiola q eu comprei para meu hamster é sem brinquedos vc acha dever que ele precise de brincar ,obrigado e espero que publique o mais rapido possivel

    • Jollie Silveira, eles podem comer verduras porém podem não aceitar facilmente. Apenas os brinquedos próprios para eles é o suficiente para manté-los entretidos.

  4. Yone

    oi eu vou compra um hamster sirio
    sò que eu queria saber o nome dele é sò hamster sirio ou tem mais nome ?

    • Yone, existem diversas espécies de hamster. O hamster sírio é uma delas.

  5. Sthefani Fogaça

    Gostaria de saber se o hamster Sírio tem risco de pegar pulgas de cachorro, pois tenho cães em casa e no verão meus cães sempre aparecem com algumas pulgas!Obrigada.

    • Stephani Fogaça, a pulga tem preferência pelos cachorros mas se não tiverem um podem sim ir para outro animal. Até mesmo os humanos.

  6. Luisa

    minha hamster teve 12 filhotes isso é comum

    • Luisa, hamster costumam ter ninhadas bem populosas.

  7. Fabiano

    Tenho um casal de hamster sirio, a uns três meses atrás perdi um macho que após uma briga com uma outra fêmea que eu tinha começou a criar um caroço que logo após soltou pus. Tratei, com medicamentos, mas esse veio a falecer.
    Hoje tenho um outro casal, o macho é filho desse q morreu e a fêmea estava normal, separada do macho sem briga , nada que possa explicar, começou a criar esse caroço também. Vc podem me dar uma orientação do que possa ser isso? A gaiola eu coloco areia p/ gatos e por cima serragem, não sei o que fazer?
    Atenciosamente;
    Fabiano

    • Fabiano, pode ser algo genético já que você me falou que um é filho do outro certo? Mas tente verificar bem a gaiola para ver se não tem nenhuma ponta que machuque, troque a alimentação, procure trocar a água com frequencia, mantenha o local sempre limpo. Enfim tente se cercar de tudo que pode acarretar em algum tipo de problema.

  8. Rebeca

    Eu vou comprar dois desse lindos bichinhos e amei os conselhos!
    Obrigado ♥

  9. Bruna

    Esqueci de dizer uma coisa no meu comentário anterior: minhas hamsters, não andam de jeito nenhum na rodinha, não andavam no pet shop nem andam na gaiola!! o que eu devo fazer??? POR FAVOR RESPONDA-ME LOGO!!!!

    • Bruna, nem todos animais necessariamente gostam das rodas. Procure outro entretenimento para o bichinho.

  10. Bruna

    Olá, Gabriela Dias.
    Eu ontem comprei dois hamsters sirius fêmeas. Elas brigam, mas se entendem, de cara a preta e branca gostou de mim, já até a soltei no meu banheiro sob supervisão, mas ela escalou a minha perna e ficou no meu colo. Já a amarela e branca me mordeu diversas vezes. é nervosa… qual é a melhor maneira de eu amansa-la, já tentei a comida na mão… eu comprei uma gaiola de arame com uns tuneis entre eles uma “chaminé” mas elas fizeram uma especie de ninho lá. elas brigam para deitar lá. O que eu faço??? tenho medo delas se matarem!! espero resposta logo, se possivel por e-mail…
    Bruna, 2011

    • Bruna, cada animal tem um temperamento e uma postura logo, nem sempre conseguimos que um animal fique exatamente igual o outro. Você pode tentar ganhar a confiança do animall exatamente assim pegando-o aos poucos e sempre oferecendo algo em troca. Quanto a eles brigarem o ideal é criar um ambiente no qual tenha espaço para ambos, com as mesmas condições.

  11. Manu

    A gaiola só pode ser coberta com lascas de madeira, ou pode usar outra coisa tipo aquela areia que se usa em caixa de gatos ?

    • Manu, pode ser serragem ou então a areia para gatos que neutraliza o cheiro da urina e das fezes do animal, além do que facilita para limpeza.

  12. Brendon

    Tenho um casal de hamsters e a fêmea fica machucando o macho o q faço para eles darem cria ?? obs:fas uns 2 anos q tenho o macho + a fêmea eu comprei ontem sera q o macho é impotentemente sexual ??? sera q é isso? + se tiver como eles se acertarem o q devo fazer ??? Agradeço des d ja!….

    • Brendon, muitas vezes a fêmea age assim mesmo e se ela estiver machucando muito ele o ideal é separar pois isso acontece por uma questão de território.

  13. Junior

    Gabriela, eu tenho um hamster sirio e um hamster todo preto que eu não sei a raça, eles podem cruzar, e se cruzar o que devo fazer ??Ja vi na internet que eu tenho que separar o macho (que é o todo preto) da fêmea uns 30 dias antes de nascer os filhotes, outros dizem que não pode encostar nos filhotes se não a fêmea come por não reconhecer o cheiro.
    Desde ja agradeço.

    • Junior, o ideal é separar sim o macho para que ele não machuque os filhotes. Quanto aos filhotes, evite o máximo de encostar neles enquanto a fêmea estiver amamentando-os senão ela pode sim rejeitá-los.

  14. Lucas

    Ola

    Quando eu toco no meu hamster ele tenta mim morde…isso é normal??

    • Lucas, ele provavelmente tem medo e age assim em legítima defesa.

  15. Laura

    é normal q o hamster fique com o nariz molhado?

    • Laura, assim como cães as vezes o nariz pode ficar úmido ou molhado sim. Não há problemas isso é sinal inclusive de saúde.

  16. Laura

    Obrigada Gabriela

  17. Marcinha

    Olá Gabriela,
    vi alguns comentários relacionados mas não tenho certeza e resolvi perguntar, a minha Lilo é uma hamster Chinês… No começo eu pegava ela e ela ficava inquieta querendo fugir e logo eu colocava ela de volta na gaiola, hoje ela ta bem mais calma, fica quetinha na minha mão. Ouvi uns comentários que não é bom ficar pegando pois ela pode adoecer, é verdade? Ela corre algum risco de ficar doente se eu continuar brincando com ela fora da gaiola?

    Obrigada!

    • Marcinha, na realidade é que esses animais são bem susceptíveis a contrair doenças e para tratar pode ser um pouco trabalhoso. O que pode ser feito é quando for pegá-lo manter sempre em um local bem limpo evitando assim que contraia doenças.

  18. Rafael Gomes

    posso deixar dois machos juntos?

    • Rafael, se eles forem criados desde pequenos juntos não há problemas mas se você os adquire em tempos diferentes pode ser que briguem.

  19. Laura

    Eu quero colocar minha hamster para cruzar com ooutra especie de hamster é possivel??

  20. Bia

    Estou lendo O encantador de cães e ele fala um pouco sobre dominancia, queria saber se meu hamster tem dominancia na casa e como ser o líder?

    • Bia, acredito que entre um grupo de hamsters exista sim um dominante, porém, em sua casa dificilmente o animal será o dominante mesmo porque ele é menor e acaba saindo em desvantagem.

  21. Tinana

    adorei esse site esclareceram muito minhas duvidas!!!!!!!

  22. Tinana

    Oi boa noite, meu filho ganhou um hamster da minha mãe e eu estou pesquisando bastante para cuidar dele hoje comprei uma esfera de acrílico para ele andar dentro de casa mais tenho uma dúvida tem tempo máximo para deixá-lo dentro da esfera?

  23. Rafael Duarte

    olá o meu hamster ele ta mas calmo na minha mão mas como faço para ele se acalmar mas para ele dormir em minhas mãos?

    • Rafael Duarte, você tem que ficar fazendo carinho nele de modo que ele evite querer fugir. Pode não ser tão simples assim, pois na hora em que pegá-lo pode ser não propícia ao sono. Mas pode tentar.

  24. Alex

    É para colocar ROLO DE PAPEL HIGIENICO ou PAPEL HIGIENICO ?

    • Alex, só o rolo do papel se não eles vão fazer uma grande bagunça.

  25. Pantinha

    Eu coloquei um rolo de papel higiênico para ele só que ele roeu tudo

    • Pantinha, é normal ele roer. Eles precisam e gostam disso.

  26. Pantinha

    Eu estava precisando ler isso,meu hamster está numa gaiola muito pequena vou comprar uma gaiola nova para ele

  27. Rosangela

    Boa tarde! Tenho um casa de hamster chines e a 4 semanas naceram 3 filhotes. Separei o macho (pai) da femea (mae) por mede deles comerem as crias.
    Gostaria de saber o seguinte:
    1- ja posso juntar o pai e a mae?
    2- neste caso preciso separar os filhotes?
    3- separando os filhotes tambem sera necessario separar machos das femeas ou posso manter os 3 juntos?

    Muito obrigada e parabens pelo site…

    • Rosangela, se você separou o macho dos filhotes e está dando certo deixe assim até que eles estejam maiorzinhos.Você pode deixar a fêmea com os filhotes, e só quando estiverem maiores é recomendado separar a fim de evitar que reproduzam entre si.

  28. Lizmeire

    O macho mordeu a fêmea e ela está bem machucada na boca e nariz o que posso passar?

    Posso ao invés de um casal ter 02 femeas ou 2 machos qual o recomendado?

    e para se ter 03?

    * mesma gaiola

    • Lizmeire, passe algum tipo de cicatrizante. O problema de ter mais de um na gaiola é o territorialismo, não importa se os animais são do mesmo sexo ou não. Se eles não se sentirem a vontade com o companheiro de gaiola irão brigar até morrer. Então separe-os se os ver brigando demais a ponto de que um irá matar o outro.

  29. Pedro

    O que eu faço para o hamster Chines não ficar com medo de mim e eu pode pegar ele na mão sem ele ficar com medo.

    • Pedro, tente atraí-lo com comida na mão. Mas lembre-se não adianta forçar que isso só criará mais medo nele.

  30. Maria

    Meu hamster cortou a pata da frente, a de tras e o rabinho, o que faço para ajudar?

    • Maria, deixe-o queitinho e se puder limpar com iodo e merthiolate ajudaria.

Páginas: 1 2 3 4 5

Deixe seu comentário para: Alguns cuidados com o hamster Sírio

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>