Antiinflamatórios para cães e gatos

O cortisol, ou corticóides, é um hormônio da família dos esteróides produzido por nós e pelos animais a partir da glândula supra-renal. Tem extrema importância para a manutenção da vida e possui funções diversas: é um potente antiinflamatório natural, auxilia no metabolismo ósseo, açucares, gorduras e sais minerais além de muito importante também no estímulo do cérebro, sendo a melhor resposta ao estresse.

A produção do cortisol é realizada a noite enquanto o animal dorme, e na parte da manhã seu pico está alto, por isso acordam dispostos e alegres. Esse pico ao decorrer do dia vai caindo até que chegue a noite e quase não se encontra mais o hormônio, estimulando propositalmente a sensação de cansaço.

Muitos veterinários receitam corticóides sintéticos já que é um ótimo antiinflamatório. Pomadas, comprimidos, injeções, xaropes, colírios e outros possuem muitas vezes em sua composição corticóides. É importante informar que quando a utilização passar de 7 dias, ou seja for prolongada, o organismo do animal “entende” que não há mais a necessidade da produção do hormônio e deixa de produzir o mesmo, podendo levar o animal à uma insuficiência renal. Por isso que o medicamento não é recomendado por uso prolongado, e se isso acontecer à diminuição do mesmo deve ser feita de forma gradativa para evitar problemas. Converse com seu veterinário.


Deixe seu comentário para: Antiinflamatórios para cães e gatos

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>