Pergunta: Ola, pretendo comprar um betta macho, já li bastante a respeito pra fazer tudo direitinho, mas ainda restam alguma duvidas ….andei procurando uns aquarios para betta e encontrei alguns que tem luz, precisa, ou é melhor não?
como controlar o ph da agua e a temperatura, moro no rio, sera que precisa ? toda vez que trocar metade da agua tem que colocar o tratamento pra cloro? todos os aquarios que eu vi tem tampa, é melhor tirar? e quantas vezes eu devo dar artemias? e por fim pensei em colocar plantinhas, pesquisei um pouco e vi que pode colocar samandaia d’agua lentilha d’agua e cabomba, os betas precisam de plantas? muito obrigada pela atençao
Agradeço.

Resposta:Deborah, utilize pequenos aquários, próprios para o betta. Os de vidro plano são os melhores e evite a tampa para proporcionar uma maior oxigenação para o peixe, para isso você não pode deixar a água até próximo a borda pois ele pode pular. Deixe o aquário em um local tranquilo, e que não fique exposto ao Sol direto bem como sujeira, barulho e produtos químicos ou com odor forte. Preste atenção na temperatura do aquário toda vez que o clima variar muito em sua cidade. A temperatura deve estar em torno de 27 °C  não podendo exceder a 30°C e nem baixar de 22°C. Se precisar compre um termometro para confirir a temperatura e se necessário um pequeno aquecedor. Existem aquecedores de 1W, 2W e 5 watts, para aquários à partir de 5 litros. Para os bettas, é usado algo em torno de 0,5 a 1 watt por litro. A troca d’água deve ser feita a cada 15 dias e essa deve ser parcial (30%) sempre que trocar coloque um condicionador de água próprio para bettas. Os bettas não precisam necessariamente de plantas, o ideal é que tenha algum esconderijo caso queiram.