Aranha Armadeira

Dentre diversos aracnídeos tem um que é famoso pelo alto grau de  toxicidade do veneno, são elas as aranhas armadeiras, conhecidas também por aranha-macaco devido à posição que ficam ou até mesmo aranha bananeira já que são muito encontradas em folhagens de bananeiras e principalmente por ser o local onde escolhem para botar seus ovos, por ser um local alto sem muitos predadores. Essas aranhas não têm o costume de tecer teias.

Elas são famosas pela posição que ficam ao atacar, armam as patas dianteiras pro alto e atacam a vítima. Suas patas podem chegar a medir até 5 cm, porém, quando envergadas podem ter um comprimento de 15 a 20 cm e se sentirem ameaçadas podem pular de longas distâncias.

As aranhas armadeiras têm um veneno super potente, que tem efeito neurotóxico e cardiotóxico uma mínima quantidade é capaz de causar até mesmo a morte dependendo da espécie animal em poucas horas. Quando o indivíduo é picado apresenta diversos sintomas que podem ajudar a identificar a espécie. O local afetado geralmente fica com aspecto vermelho, inchado apresentando sudorese. A pessoa pode manifestar ainda tonturas, visão turva, e em alguns casos vômitos. Pode ainda verificar uma aceleração nos batimentos cardíacos. Dependendo da idade do indivíduo e do sistema imune que o mesmo apresenta os sintomas podem acentuar mais e os danos se mostrarem mais eficientes em um tempo menor.   As pessoas que forem atacadas devem procurar com agilidade um posto que tenha profissionais capazes e medicamentos adequados para que seja revertida a situação a tempo de não causar danos maiores ao paciente. E sempre que possível levar  o aracnídeo junto com você dentro de alguma vasilha hermeticamente fechado.

Aranhas Armadeiras têm hábitos principalmente noturnos, logo é quando entram em ação e se escondem em locais escuros como tênis, atrás de quadros, em armários, ou até mesmo dentro de bolsos de roupas que ficam expostas. E é quando as pessoas distraídas acabam sendo atacadas, logo é importante sempre que deixar itens como esses expostos sempre que for ser utilizado não se esquecer de verificar se não há nada de estranho ,e nunca o fazê-lo com a mão, a aranha armadeira segundo o Guiness Book  é aranha considerada mais venenosa do mundo e é a segunda que causa a maioria dos acidentes no Brasil, perde apena para a aranha-marrom.Ficam aqui as dicas para evitar acidentes, todo cuidado é pouco!


10 Comentários para Aranha Armadeira

  1. Henrique

    muito legal isso q vc escreveu

  2. Henrique

    bem gostaria de sabar o que essa aranha armadeira comeria em cativeiro pois estou cuidando de uma (nao se preucupem,existe biloga em casa, ja sei dos cuidados para nao levar um picada,esta dentro de um aquario medio com rede de 0,3cm de espessura do buraco)

  3. Henrique Menezes Lucena

    Caso de uma picada, em partes como cabeça, ou torax, como se deve proceder? E é muito dolorido?

    • Henrique Menezes Lucena, picada de aranha armadeira é bem dolorida sim. Procure levar o paciente assim que levar a picada para um hospital, de preferência um que saiba lidar com esse tipo de casos. Em São Paulo, Instituto Butantan.

  4. Gabriel Gomes Sobrinho

    ola Gabriela essa aranha o veneno dessa aranha tem cura.

    • Gabriel Gomes Sobrinho, existe cura sim para o veneno da aranha armadeira. Mas o socorro deve ser bem rápido quando ocorrer o acidente para evitar fatalidades.

  5. Cristiel Pacheco Urbano

    So digo cuide pois essa aranha é muito perigosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Fabio Vicente

    Olá Gabriela,

    Bom dia!

    Achei uma tartaruga na rua, em uma estrada onde passavam muitos carros.
    Não tinha pra onde ela ir, por isso recolhi e trouxe para minha casa, mas não sei como tratá-la, qual tipo de comida devo lhe dar? Que tipo de ambiente é adequado para ela viver? Tenho um grande terreno nos fundos de casa comm muita terra e grama, porém não há poço com água, como poço proceder?

    Abraço.

    • Fábio então em lojas que vende produtos animais você encontra rações peletizadas para répteis em especial tartarugas ok!?Ou se não pode também…

Deixe seu comentário para: Aranha Armadeira

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>