Asininos e Muares

Muitas pessoas ainda têm a dúvida do que é um burro, um jumento, uma mula, um jegue e um asno. Vamos esclarecer quais são as diferenças e peculiaridades de cada animal. Primeiro de tudo é necessário explicar que o jumento, jegue e asno são os mesmos animais, recebem apenas diferentes nomes dependendo da região que se encontra, mas todos são Equus asininus, parentes do cavalo (Equus caballus).  Os asininos são animais famosos por sua resistência, servem tanto para tração, como para carga e sela sendo muito úteis em campo. São encontrados em diversos climas exceto em regiões muito frias.

Os muares por sua vez, a mula e o burro, foram originados do cruzamento entre o jumento e a égua. A mula é o individuo fêmea resultante desse cruzamento e é obrigatoriamente estéril. O burro é o indivíduo masculino desse cruzamento e também é estéril. Outro muar conhecido é o bardoto, é o cruzamento da jumenta (Equus asininus) com o cavalo (Equus caballus) não diferente o bardoto também é estéril. Todos esses são animais de grande importância rural, devido sua resistência e docilidade. De uma maneira geral se parecem com os cavalos, só que as orelhas são mais compridas.


8 Comentários para Asininos e Muares

  1. Fabrinni

    obrigada, ajudou bastante
    Parabéns!!! ;D

  2. Arioston Bezerra

    Valeu! tirei uma dúvida de muito tempo, é bom ter um site com estas boas informações.

  3. Cristina Lopes

    Gostei de ler sobre esse assunto.
    Muito bacana termos onde encontrar essas informações.

    Parabéns a equipe deste site.

  4. Luiz

    qual a alimentação adequada para os muares.quantas vezes ao dia e é bom comlementar com esses complementos minerais que são vendidos.aqueles que indicam 50g diarias.preciso dessa informação ,pois estou a adquirir 4 muares para cavalgadas em um par que ecologico.

    • Luiz, o ideal é dar para os muares forragem e concentrado assim como para os equinos. Nunca se esqueça de um cocho com sal mineral para atender todas as necessidades do animal.

  5. Edilene Vieira

    gostaria de saber qual a enfermidade poderia ter atacado os asininos de minha região pois estão morrendo muitos com os seguintes sintomas :cai os quartos, ficam agitados, dores e contorcendo-se depois de 3 a 4 dias eles paralisam as patas traseiras e dianteiras e morrem.por favor me ajude

    • Edilene, quando muitos animais morrem assim de uma só vez é necessário desconfiar de duas questões importantes. A água que estão bebendo e a ração que estão se alimentando, muitas vezes o problema não está nem no animal mas em alguma toxicidade ou na comida ou na água. Vale a pena conversar com os proprietários dos animais que estão morrendo para fazer um levantamentodo manejo afim de descobrir a causa da morte.

Deixe seu comentário para: Asininos e Muares

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>