Muitos cães podem apresentar um desconforto nas costas e no pescoço, normalmente os animais mais afetados por essas dores são aqueles que têm uma idade avançada, estão com sobrepeso ou raças que tenham predisposição. Essa dor pode não ser manifestada pelo animal, normalmente ele só a manifesta quando realmente não consegue desempenhar bem suas funções.

Alguns sintomas apresentados são: relutância de subir em sofás, camas ou até mesmo escadas, alguns animais podem grunhir ou chorar, muitos evitam se mexer ficando maior parte do tempo deitados ou sentados, alguns perdem inclusive o apetite e todos ficam bem agoniados.

São diversas as causas que levam o animal a ficar com dores na coluna e/ou no pescoço. Muitos animais sofrem alguma torção brincando ou mesmo no banho, outros podem apresentar casos mais graves que muitas vezes necessitam de radiografias para se assegurar de desordens como: hérnias de disco, bico de papagaio, traumas, câncer nas vértebras entre outras. O tratamento em alguns casos é preventivo, já em outros pode ser que haja a necessidade de cirurgia.