Cadela Prenha

Existem alguns sinais que indicam que uma cadela pode estar prenha, o primeiro e mais comum são mudanças em relação ao apetite. É muito natural que uma cadela prenha não toque na comida durante os primeiros dias da gestação. Assim como mulheres, as cadelas também podem ter enjôos matinais.

Além disso, fêmeas prenhas tendem a ser mais preguiçosa, a letargia é bem comum principalmente para algumas raças em específico. A prenhes também leva o animal a uma exaustão muito rápida, como um resultado direto de mudanças hormonais. Isso ocorre para a reprodução do embrião. As tetas da cadela crescem e muitas vezes o animal pode adotar comportamentos extremos – se tornam muito carinhosos ou optam por ficar sozinhos. Na maioria das vezes a atitude da cadela muda para pior.

O abdômen começa a crescer já com o feto bem desenvolvido, nessa etapa já é possível notar os movimentos dos filhotes na barriga. Dias antes do nascimento dos filhotes a fêmea começa a produzir o leite, quando o animal chega nesse ponto é necessário descansar o máximo possível e ficar em um local bem tranqüilo. Forre fraldas higiênicas ou até mesmo jornais para deixar o local o mais aquecido possível.

Não se esqueça de suplementar a fêmea com vitaminas recomendada pelo médico veterinário assim que confirmada a gravidez, isso ajuda a manter a fêmea e os filhotes saudáveis.  O tempo de gestação é de aproximadamente 9 semanas (66 dias).


Deixe seu comentário para: Cadela Prenha

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>