Calopsita cores

calopsita

As calopsitas são bem conhecidas por uma variedade de cores, por isso vamos falar sobre essa variedade que apresentam e quem sabe ajudar a identificar a que você tem em casa ou até mesmo uma que queira adquirir.

Cinza ou Normal: Com o corpo cinza e a borda das asas branca são as mais encontradas na natureza. A crista do macho e a da fêmea se diferenciam, a do macho é amarela e a cabeça também amarela, já a da fêmea tem a crista num tom cinza misturado com amarelo e a cabeça normalmente cinza.As bochechas tem uma marca circular avermelhadas sendo que nas fêmeas essa coloração é um vermelho mais suave, num tom mais claro.

A cauda dos machos são inteiramente negras ta parte inferior e nas fêmeas tem listras negras e amarelas intercaladas. Fêmeas não costumam mudar muito quando deixam de ser filhotes já machos sim eles ganham cores mais vibrantes.

Os olhos, bico e pés se mantém a mesma cor independente do sexo.

Canela: Bem parecidas ao padrão normal porém tem uma alteração na quantidade de melanina o que lhes proporciona um tom que se assemelha ao marrom-claro quase canela, daí o nome.Machos se diferem pouco de fêmeas eles só tem uma tonalidade um pouco mais forte, cores mais vibrantes e as fêmeas tendem a apresentar a face com mais tom de amarelo.As asas e a cauda podem apresentar mescla de cores.Pés e bicos mais claros do que a normal.

Arlequim: Possuem uma mescla de amarelo com cinza, dependendo de cada uma vai ter mais ou menos machas cinzas pelo corpo. As bochechas são avermelhadas, a face e a crista são amarelas.

Pérola: A mescla entre a pérola é bem expressiva, é fácil a percepção do cinza no amarelo elas se misturam bem. Sendo que essa mistura de cores se dão em forma de conchas.A face costuma ser amarela toda salpicada de cinza e a crista amarela com riscas cinzas.As penas do dorso parecem com escamas de peixe que podem variar de branco ao amarelo sempre com misturas ao cinza.As penas das asas são cinza, com faixas amarelas. A cauda é amarela, e o peito assim como a barriga são listrados de amarelo e cinza.Machos podem perder o tom perolado na fase adulta devido a quantidade de melanina.

Lutino: Costuma ser a cor que as pessoas mais adquirem na maioria das vezes, são de cor dominante branca sendo que olhos são vermelhos, pés rosados, crista amarela assim como a cabeça e bochechas avermelhadas.Nas asas e cauda esta presente o tom amarelo por isso não são essas as consideradas albinas.

Cara Branca: A cara banca é considerada uma variação do Arlequim, são mesclas de cinza com branco sendo que o rosto normalmente é inteiro branco ou inteiro cinza e cristas são cinzas. As manchas também dependem de cada calopsita isolada. Nas fêmeas a face interior da cauda com estrias pretas e brancas.

Albina: As albinas são inteiramente brancas e resultam de uma mutação entre a cara branca e lutino.Vezes apresentam olhos vermelhos vezes escuro.Pés são bem rosados devido a falta de melanina no corpo.

Fulvo: Parecem com a canela porém devido a menor quantidade de melanina no corpo se tornam mais claras que a canela, o amarelo é mais vistoso, olhos costumam ser vermelhos e o peito de uma cor creme.

Prata recessivo: Se assemelham e muito as cinzas porém elas têm os olhos vermelhos e o que corresponderia o cinza nelas é um prata que predomina.

Prata Dominante: Os olhos são pretos, as pernas cinzas, mantendo o amarelo forte das faces e da crista e o vermelho das bochechas, com um prateado mais escuro na região do pescoço. A coloração dos machos é mais intensa.

Essas são algumas das calopsitas, porém as mutações continuam e ainda podemos encontrar muitas diferentes umas das outras, demos só o básico das diferenças visuais de uma pra outra. Tudo isso acontece devido a pigmentação de melanina em cada uma, isso que determina o padrão de cores.Porém todas são muito bonitas, os preços podem variar da que é mais comum a mais excêntrica.

Gostaria de saber qual é a expectativa de vida de uma calopsita?

A expectativa de vida de uma calopsita é de 10 anos chegando no máximo até 12 anos.

Se tenho uma calopsita brava como posso fazer para deixa-la calma?

As fêmeas que costumam ser mais agressivas, e para amansar tanto fêmeas quanto machos é no máximo com uns 10 meses com 1 ano já se torna quase impossível amansá-la. Você tem que saber então que idade aproximadamente a sua calopsita esta, dependendo você pode sim tentar amansá-la isso pode exigir um pouco de paciência.

Até quanto tempo depois de acasalar a calopsita pode botar os ovos?

Depois de acasalar cerca de 8 dias a fêmea pode botar os ovos e depois de mais 21 dias aproximadamente os filhotes nascem.

Como diferenciar calopsitas macho de fêmeas?

Pode não ser uma tarefa simples diferenciar sexo de aves, a melhor coisa é fazer um teste de sexagem para se ter certeza mas existem indícios que pode facilitar na distinção de machos e fêmeas.Você pode observar os ossos pélvicos que nos machos são mais fechados e nas fêmeas abertos, as penas do rabo da fêmea normalmente são de tamanho igual, e nos machos as penas nas pontas são mais arredondadas.As fêmeas fazem mais barulho que os machos, os machos têm a cabeça mais arqueada.

Quando posso tirar a papinha do filhote e começar a alimentá-lo com sementes?

 Com 1 mês e meio você ja pode deixar a ração na gaiola para que ela comece a aprender a comer as sementes ok!?Mas não abandone a papinha de vez. Já com 3 meses pode deixar apenas os alimentos de um adulto como verduras, e ração própria e sementes.

Por que a calopsita filhote não tem penas na cabeça?

As penas da cabeça são as últimas a nascer, isso é comum.

Como reproduzir a calopsita?

Para acasalar um casal de calopsitas primeiro é necessário que eles se conheçam e se deêm bem. Uma vez que isso aconteceu, ambos sendo férteis. Coloque um ninho de madeira fechado na gaiola para estimular que acasalem e que a fêmea bote os ovos. Para a reprodução é necessário que a gaiola esteja em local tranquilo, e que a fêmea tenha uma boa dieta.


271 Comentários para Calopsita cores

  1. Luciana

    minha calopsita botou só 1 ovo e já está chocando,será que vai nascer?fico tempo olhando como é interessante,a união deles.

    • Luciana, se o ovo estiver fertilizado e ela chocar direitinho tem grandes chances de nascer.

  2. Walter

    Minha calopsita tem 35 dias, e come papinha propria, é bom dar vitamina tambem? é importante formar o casal agora quando novinhos? é certeza que ou eles vão se dar bem ?, Gostaria de saber o que constá na anilha que foi colocado em minha calopsita ?

    • Walter, se você puder dar uma suplementação sempre é bom. Quanto antes você colocar outra ave junto, melhor será as chances de que se dêem bem. É na anilha que vem todas as informações necessárias sobre a ave e seu criador.

  3. Deise

    Boa Noite.
    Comprei uma calopsita, e o vendedor disse que era filhote. como faço pra saber se é mesmo filhote ou já é adulta?/ Muito Obrigado

    • Deise, uma das maneiras é pelo próprio tamanho. Os filhotes tem uma feição diferente de adultos, bem como são menores.

  4. Simone

    Comprei um casal de calopsita cara branca,mas eles são muito assustados,e não estão reproduzindo,o local que eles ficam é traquilo,tem outros casais de calopsitas,mas estou desconfiada que são duas femeas, como posso tirar essa duvida..

    • Simone, isso acontece bastante. Mas primeiro você precisa se certificar que ambos já estão em idade de reprodução, uma vez que isso acontece a fêmea (independente de terem duas, deve botar ovos), o que acontecerá é que se não houver macho ou o mesmo não estiver em idade de reprodução o ovo não será fertilizado. Você pode tirar sua dúvida fazendo um exame de sexagem. É barato, simples e rápido.

  5. que calopsita bonita

  6. Sônia Brandão

    Eu ganhei uma coplupsita no domingo e estou curtindo muito, entrei nesse site para conhecer melhor do bichinho. Eu já tenho um papagaio e ela é femea. Deixo as 2 gaiolas no chão, aberta e nenhum machuca o outro. Os dois estão muito tranquilos, calmos por estarem juntos. Meu cunhado que me deu a calopsita disse que ele é macho, mas isso eu não tenho bem certeza. Aonde eu faço esse teste de sexagem? Gostaria de fazer já. Quero formar um casal e preciso saberose é macho mesmo. Tenho colocado video de calopsitas cantando e assoviando, isso é Bom? Eu quero treina-la para cantar, mas eu não sei fazer. Quero agradecer por esse site maravilhoso que me fez encantar pela seriedade. Obrigada e um grande abraço. Sônia Brandão

    • Sônia, isso pode ser um ótimo estímulo para que o animal aprenda a assoviar. Quanto ao teste de sexagem existem algumas empresas que fazem a parte, você precisa mandar só a pena pelo correio ou então pet shops grandes fazem.

  7. Claudinei Oliva

    Gostei muito deste site é bom para esclarecer varias duvidas sempre é bom esta aprendendo mais sobre a espécie. Parabéns

  8. Francisco Pedrosa

    Gabriela, em primeiro lugar, parabéns pelo site e pela atenção aos internautas. Eu tenho um casal, e ela já botou 11 ovos (e continuam namorando). Agora, depois de uns 20 dias parece que abandonaram os ovos. Isso é normal ? Posso fazer algo para ajudar a chocar ? Se voltarem a chocar, preciso alimentar os filhotes ou deixo com eles ? Obrigado pela atenção e um abraço.

    • Francisco Pedrosa, eles deveriam estar alimentando os filhotes até que os mesmos estivessem o fazendo sozinhos. Se eles ainda não estão se alimentando sozinhos e ela já os abandonou você precisará fazer a alimentação forçada para que eles não passem fome, aos poucos eles começam a ir comendo sozinhos.

  9. Viviane

    olá,comprei uma calopsita macho pra fazer compania pra minha fêmea,ela não aceitou muito,menos de um mês ele morreu,como faço pra ela aceitar um macho?e ele morreu por causa disso?ou estava doente e eu não sabia??obrigada!!

    • Viviane, muito provável ela estava doente. Quanto a fazer sua fêmea aceitar um outro macho isso pode não ser fácil pois como ela chegou primeiro pode estar com instinto de dominância e se não vier um macho mais dominante que ela, ela continuará a não aceitar.

  10. Bruna

    OI GOSTARIA DE SABER SE QUANDO FILHOTES TEM COMO SABER SE O FILHOTE É MACHO OU FEMEA ESSE FILHOTE É ALBINO, E GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA DIFERENÇA NA CAUDA OU NA CABEÇA DO ALBINO MACHO QUE DIFERENCIE ELE DA FEMEA???? OBRIGADO.

    • Bruna, existem até algumas pessoas que dizem que por algumas características morfológicas pode se classificar o animal como macho ou fêmea. Mas a única coisa que lhe garante o sexo do animal é o teste de sexagem.

  11. Ana Carolina

    olá
    gostaria de saber o que tenho q fazer quando as minhas duas calopsitas forem cruzar.

    • Ana Carolina, se você quiser filhotes coloque um ninho e deixe-as bem a vontade, e em um local calmo.

  12. Fran

    nasceu o filhote da minha calopsita já faz tres dias, como saber se ela está o alimentando

    • Fran, quem alimenta o filhote normalmente é a mãe. Dificilmente você conseguirá ve-la alimentando o filhote mas o macho normalmente leva o alimento para ela dar ao filhote.

  13. Néia

    oi gostaria de saber como faço pra saber se minha calopsita é macho ou femea ,prq dizem que a femea é bem quieta e o macho nao ,mas a minha asobia dia todo imita o telefone tocando imita cachorro chorando é bem barulhenta ,,, quero saaber se é macho ou femea .. ela ou ele é amarela

    • Néia, para saber o sexo da calopsita somente mesmo com um teste de sexagem pois calopsitas não tem dimorfismo sexual visivel.

  14. Claudia Pini

    Olá,
    Tenho uma calopsita fêmea, com mais de 1 ano e agora gostaria de dar um companheiro a ela.
    A minha dúvida é: eu posso comprar uma calopsita (macho) mais nova e colocar na mesma gaiola que a fêmea mais velha?

    • Cláudia, pode sim. Mas cuidado que eles podem ter hábitos territorialistas e acabar se machucando. Faça um teste.

  15. Arthur

    o que é postura

    • Arthur, postura é o ato do animal botar os ovos.

  16. Arthur

    NÃO é a femea que come os ovinhos é o macho que as veses eu vejo o bico dele melado a femea passa uns 15 dias chocando o ovo e ela so sai uma vez por dia pra comer e fazer as nessecidades dela ai quando ela sai ele entra e come os ovinhos quando ela ver que o macho comeu ela vai e briga com ele mas não adianta ele sempre faz isso
    tentei tirar o macho quando eu tirei o macho a femea largou os ovinhos,falta de calcio não é porque todo dia eu boto vitaminas pra eles,estresse eu também acho que não é porque eu só troco a ração deles quando eles dois tão dentro do ninho eles mal me ver,nunca dedi ovos para eles comerem,ja faz 2 anos que eu tenho a femea e mas de 2 anos que eu tenho o macho,e eu nunca sinto o cheiRo de ovo podre olhe que eu cheiro todo dia não sei mas o que fazer

    • Arthur, dificilmente o macho quebra os ovos mas pode acontecer. Tente separar o macho da fêmea após a postura e juntá-lo novamente quando os filhotes tiverem mais de 15 dias e se alimentando sozinhos. Veja se a fêmea choca os ovos dessa maneira, não é o mais indicado mas pelo menos assim você também terá certeza que é ele que quebra.

  17. Marcelo

    Gabriela BOM DIA minha calopsita ta com 6 avos e tem 2 na beirada eu posso colcoar devagarinho dentro do ninho pq os 2 ficam la dentro do ninho e eles revezam ai eu acho que eles foram reveza e mexeu.. como eles São tao carinhoso so vendo mesmo. me da a resposta em Obrigado.

    • Marcelo, o ideal seria você não encostar de jeito nenhum nos ovos, mas se você acha que do jeito que está vai acabar caindo então pegue algo comprido que alcance os ovos e empurre-os par ao ninho. Evite de encostar sua mão para não deixar seu cheiro.

  18. Renata

    Bom dia, Gabriela!

    Minha calopsita botou 4 ovos, agora ela está chocando, mas ela não sai mais para comer, e o macho não alimenta ela, será que ela vai morrer de fome?
    O que eu faço?
    Obrigada

    • Renata, ela realmente diminui muito a frequencia de se alimentar. Mas pelo menos uma vez no dia ela vai sair do ninho para comer e beber água, dificilmente o macho irá alimentá-la, o máximo que ele faz é ficar no ninho enquanto ela se alimenta.

  19. Rafael

    alguem me ajude eu tenho 4 calopsitas umas delas era sozinha e a sozinha era uma femea cinza eu comprei um macho branco pra ela só q eu acho q ela não aceitou ele pq quando eu troxe ele da loja ela começou a brigar com ele e ele reagiu eles ficam na mesma gaiola e eles agora q estão começando a si dar bem A ele é mais novo q ela!Ai mais uma coisinha os casais de calop.. tem q ser da mesma cor!!!

    • Rafael, muitas vezes ocorre isso mesmo. Trazemos uma calopsita para o ambiente da outra e eles não se dão bem, mutais vezes é necessário ainda devovler para a loja a segunda calopsita adquirida pois as brigas são tantas que eles podem acabar se machucando. Mas pelo jeito não é seu caso, eles estão começando a aceitar um ao outro, e não há problemas deles serão de cores diferentes.

  20. Arthur

    ola eu tenho um casal de calopsita eles ja tão na terceira cria mas sempre comem os ovos o que eu faço para eles pararem de comer os ovos ja tentei tirar o macho quando eu tirei o macho a femea largou os ovinhos e to procurando uma chocadeira mas não acho em canto algum e eu sempre dei uma vitamina que um veterinario me indicou que tem muito calcio b1 b2 b3 b5 b6 b12 e etc o que eu faço porfavor me ajude

    • Arthur, as aves comerem os ovos está relacionada com uma série de fatores. As vezes o ovo não foi fertilizado ou até mesmo não vingou e ela faz isso, outras vezes falta cálcio na alimentação, outras ainda a fêmea pode associar os ovos que você bota com ovos cozidos que eventualmente você pode dar pra ela comer. Logo quando vê o ovo acaba bicando. A fêmea também pode não ter maturidade para criar e faz isso também, estresse também contribui para ela destruir os ovos. Você terá que fazer vários testes para ver porque seu animal tem essa reação.

  21. Jussara

    minha calopsita botou 4 ovos.ela ficava no minho a noite e ele durante o dia ficou assim por + de 1 mes,e nao deu em nada o que faço agora ?ja tirei os ovos do ninnho eles estavam podre.guando ela vai botar de novo e o que devo fazer pra isso nao acontecer de novo? muito obrigada

    • Jussara, o que aconteceu é que ou a fêmea não chocou o ovo ou então ele não vingou mesmo e acabou apodrecendo. Procure reforçar o cálcio na dieta dela, mantenha em um local tranquilo a gaiola, sem estresse, deixe que ela fique com o macho se eles estiverem com uma boa convivência e então só dependerá dela.

Páginas: 1 2 3 4 5 6

Deixe seu comentário para: Calopsita cores

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>