Câncer em Cachorros Tem Cura?

A neoplasia ou tumor corresponde ao crescimento descontrolado e anormal de células ou tecidos no corpo. Pode ser benigno, caracterizando um crescimento não agressivo que não invade os tecidos próximo ou maligno que tende a crescer rapidamente invadindo tecidos próximos e distantes (metástase). A palavra câncer é freqüentemente confundida com neoplasia, porém, apenas a neoplasia maligna é considerada um câncer.

A neoplasia é algo muito comum de acontecer em animais idosos, a doença é responsável por quase metade das mortes em animais acima de 10 anos. Cães têm câncer na mesma proporção que seres humanos, já os gatos sofrem menos. Normalmente a neoplasia é diagnosticada pelo veterinário em base na ficha clínica do animal e exames.  Radiografias, exames de sangue e ultra-sonografia podem ser necessários para confirmar a neoplasia. A biópsia será necessária para diagnosticar a natureza dessa neoplasia: maligna ou benigna.

Os animais costumam apresentar neoplasia em locais como a pele, em cães normalmente a doença é benigna, já em gatos é bem menos freqüente, mas quando se apresenta na maioria dos casos é maligna. Estima-se, que a neoplasia na glândula mamária, 50% em cães e 85% em gatos, são de natureza maligna. Outros locais que podem ser afetados são linfonodos, abdome, testículos e ossos sendo os dois últimos raros em gatos.

Cada tipo de neoplasia requer um tratamento individual que pode estar relacionado a um procedimento cirúrgico associado a medicamentos ou apenas terapias, enfim diversos são os tratamentos que o veterinário pode recomendar. Alguns tipos de neoplasia em animais podem ser curadas, outras, porém podem apenas ser tratadas para diminuir a dor do animal e prolongar sua vida. O sucesso do tratamento está relacionado o quão ágil foi descoberta a doença, só isso pode ajudar a tão desejada cura do câncer em cachorros.


6 Comentários para Câncer em Cachorros Tem Cura?

  1. Victor

    Descobri hoje que meu cachorro tem cancer em 3 vértebras e tórax. Ele não quer comer, não quer andar, grita de dor. Tamos dando 9 Tramal por dia. Os veterinários não recomendaram a quimioterapia e disseram que a cirurgia apenas daria mais uns 10 dias de vida para ele. Temo por ele. Irei tentar Auto-hemoterapia e Florais de Bach, aliados à alopatia. Poderia me dar alguma dica?

    • Victor, de fato a quimioterapia é um procedimento que dependendo do tumor e da idade do animal debilita demais e não vale a pena. Quanto a cirurgia a mesma coisa, dependendo da idade e do tumor não vale a pena o procedimento já que o animal pode não sobreviver. Para aliviar a dor do animal, você pode recorrer a terapia holística.

  2. Liana Mota

    Temos uma cadelinha cocker caramelo que está com a família já há 9 anos.Agora ha poucos dias ela teve que fazer uma cirurgia para retirada de uma mama por ter um caroço , que com a biopsia foi detectado cancer (sendo que o pior), Estamos todos abalados , porque em maio deste, perdi minha mãe com cancer no seio direito. Meu Pai está abafado porque a ANITA como chamamos para ele ficou sendo agora mais do que tudo , porque ela é muito fiel companheira. Meu pai chegou já a dizer que não vai aguentar mais essa perda . Gostaria de saber como conseguir auxilio no tratamento da quimioterapia dela, que será com injeções e comprimidos. A UFC tem esse tratamento? Agradeço qualquer informação. Liana

    • Liana Mota, se for feito a cirurgia grandes são as chances de recuperação do animal principalmente se não houve mestástase. O tratamento de quimioterapia para o animal é muito agressivo (mais do que para seres humanos) e nem sempre trazem um resultado positivo. Além do que o tratamento é muito caro e dificilmente é custeado por universidades. Procure fazer a cirurgia de retirada da carreira de mamas do animal o mais rápido possível.

  3. Victor Hugo Galante

    ola, tenho um rotweiler macho com
    09 anos de idade
    e essa semana fiquei sabendo recebi a confirmaçao q teria neoplazia maliguina, e ja estava grave, isso se agravou no comportamento do cao em 04 dias
    antes disso brincava era normal
    agora nao come nao tem força, e nao sei q faço,
    nao tenho coragen de fazer autanasia
    pois e meu companheiro de mtos
    infelismente eu estou tentando acreditar nisso o q e mto dificil! mas aconteceu existiria a chance de ser outro diagnostico
    bom acho q deveria ter cuidado mto mais dele, pois as vezes nao aconteceria isso dessa maneira, deixo um recado para todos
    cuide bem de seu companheiro canino, poi eles depende da gente para ter uma vida feliz, abraços

    • Victor, dependendo do local onde está o tumor pode ser feita uma cirurgia para a remoção. Converse bem com o veterinário, dependendo do grau não há necessidade de eutanasiar.

Deixe seu comentário para: Câncer em Cachorros Tem Cura?

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>