Tucano

Os tucanos são encontrados em abundância nas América Central e do Sul , sendo que é na Colômbia onde se concentra as mais diferentes subespécies que totalizam em 21.
Eles não são considerados aves migratórias já que sua resistência pra voarem longas distancia é pouca. E muito menos sobrevoam rios, oceanos, lagos, mares pois podem não agüentar, cair e se afogarem.Isso acaba fazendo com que diferentes espécies não se misturem já que esses rios e mares formam uma barreira impedindo que eles transitem livremente.

São animais relativamente grandes, tem cores bem vivas e sua característica física mais marcante é um bico bem comprido que diferente do que muitos pensem não machuca é um bico oco e que não tem muita força. Esse bico ajuda a espantar muitos animais que se assustam. Tem uma língua bem comprida também que é áspera e ajuda -os a comer.
A forma dos pés são zigodáctilos, ou seja, dois dedos apontados para frente e dois para trás iguais ao dos pica paus.
A região em volta dos olhos não tem penas, mas é bem colorida.As juntas da base da cauda são flexível o que significa uma característica bem incomum em aves.
Machos e fêmeas se assemelham muito porem machos são geralmente mais pesados e possuem o bico um pouco mais comprido.Têm como predadores águias, falcões e corujas. Macacos e cobras atacam o ninho.

Tucanos são animais que dão preferência a topos de arvores e raramente descem ao chão, bebem água da chuva que ficam nas folhas.
São encontrados em bandos, porém esses não costumam passar de 12aves. É comum vê-los de manhã bem cedo, final de tarde ou depois de uma chuva interagindo entre si por um grunhido forte, rouco e bem diferente. Eles também se comunicam um com os outros atrás do bico alisando as penas do companheiro. Dorme com a cabeça virada de modo que o bico fique na parte de trás e ele via um bolinho de penas. Eles não têm a capacidade de imitar sons como papagaios, mas também fazem menos barulho.
Podem virar amigos de seus donos se bem tratados e ensinados desde filhotes pois tem um temperamento dócil e são inteligentíssimos.