Coelho Doente

Pergunta:Olá,
Mais ou menos 1 mês comprei uma coelha ,e dois dias após que estava em casa ela criou,rejeitou os filhotes eram 3 ,mesmo assim eu segurava ela para que eles mamassem.Quando fez 15 dias ela começou com um mal cheiro nas bochechas ,mas comendo normal,achei que fosse pq ela deu cria.Mais ao entardecer de ontem percebi que a respiração dela estava estranha e com dificuldade,mais tarde ela veio ao meu colo e vi que realmente ela estava sofrendo e iria morrer , ela não aguentou e morreu com falta de ar…o que foi isso estou sofrendo muito!!!que doença é essa pode ter pegado nos filhotes??
me ajudem
Grata
Resposta: Carolina, pode ser que sua coelha tenha sido acometida por doenças como: septicemia hemorrágica ou até uma pneumonia. Se for a primeira é sim contagiosa, principalmente se os filhotes já estiverem com o sistema imune defasado. Tenha cuidado e alimente bem os filhotes.


16 Comentários para Coelho Doente

  1. Gilberto

    Olá, tenho duas coelhas, ja com uns dois anos de vida, estes um deles, o que mais gostava de carinho e brincar começou a ficar quietinho, conversei com um veterinário, e ele me deu avetrin para dar a ela, parecia que até estava melhorando, porém ele se cansava muito e ficava com a respiração ofegante com se tivesse falta de ar. Levei então em outro vet, que lhe aplicou uma injeção porém não sei que medicamento foi, ao inves dele melhorar parece que ficou o mesma coisa ou até havia piorado, levei novamente ao vet e ele aplicou mais uma dose do medicamento, poré a coelhinha está ficando pior, agora nem comer está querendo, na sexta feira quando fui levar comida para ela notei algo estranho em uma de suas narinas, como se fosse pus, fiquei com medo de ser pneumonia, então lhe dei ampícilina, e noite lhe apliquei uma injeção deste mesmo medicamento, porém ela não reagiu ficando da mesma forma. O que eu poderia fazer já que na minha cidade não existe nenhum vet especializado em coelhos.
    Se puder me ajudar agradeço.

    • Gilberto, então o ideal mesmo seria que fizessem alguns exames nela para verificar de fato o que tem para então medicar de forma correta. Tudo indica que seja algum problema ligado com a parte cardiorrespiratória, mas deve ter certeza para que se tome alguma atitude. Pode ser tanto algum parasita, vírus ou bactérias, como algum distúrbio do prórpio animal. Procure algum veterinário que tenha conhecimento em animais exóticos isso pode facilitar.

  2. Samuel Boer

    Olá Gabi,tudo bom? Uma de minhas coelhas ficou com um macho mais ou menos 3 semanas.Ela já tinha feito um buraco,e tava com os pelos da barriga normais,e eu tocava sua barriga quase qe todos os dias,e nao sentia filhotes. Hje,faz 6 dias qe nao a pegava,e qdo peguei vi qe ela estava sem pelos na barriga,mas qdo a toquei,nao percebi sinal de láparos tbm,estava tudo como antes. Pode ser gravidez psicológica,ou eu qe nao tenho prática e nao percebi os láparos na barriga dela? Obrigado!

    • Samuel, as fêmeas quando estão montando o ninho elas arrancam o próprio pêlo, dê mais um tempo e vá acompanhando-a. Cuidado que coelhas são bem astutas para esconder os filhotes.

  3. Mayara

    Olá, tenho um casal de coelhos e descobri no dia 24/8/10 que a coelha deu cria a 11 filhotes. Só que 1 deles já estavam morto. E tem mais 3 que nao conseguem abrir a boca pra mamar. Gostaria de saber se há um meio de ajudá-los pois os 7 que estão bem eu mesma ajudo a mamarem porque a coelha nao faz isso. Sem mim eles morreriam, e eu queria muito ajudar os outros três filhotinhos que parecem ter uns 4 a 5 dias de vida sem alimento nenhum =\ Eles estão morrendo! Me ajudem por favor. Estão até ficando sem cor!! =\

    • Mayara, se eles estão com dificuldade de se alimentar e ela também não está ajudando o melhor que você tem a fazer é alimentá-los com uma seringa ou uma mamadeirinha.

  4. Gabriel Henrique

    gabriela me ajuda
    a minha coelhinha está estranha
    ela não quer dar leite para os seus filhotes, e ela tá meio agressiva
    oq eu faço? oq eu posso dar para os filhotinhos?
    aguardando resposta…
    obg!

    • Gabriel, se ela não alimentar os filhotes você terá sim que faze-lo.

  5. Thais

    Bom dia …sera que vcs podem me ajudar…. minha coelha nao come raçao ja faz 1 semana a urina dela esta muito clara e ela so come verdura e cenoura o que pode estar acontecendo…. aguardo resposta obrigado

    • Thais, as vezes ela pode ter enjoado da alimentação ou até mesmo esta preferindo as verduras que você dá. A cor da urina está sempre ligado a alimentação é normal estar claro uma vez que só está comendo cenoura. Continue oferecendo a ração e troque se puder também. Ofereça outras verduras, frutas e legumes também.

  6. Paulo Ivo

    Oi Gaby!
    Tenho um coelho a mais ou menos 4 semanas, e ultimamente ele tem o habito de lamber os pés ou as mão de qualquer pessoa q esteja por perto. Queria saber se isso é a forma de carinho dele com a gente ou ele pedindo comida ou se é alguma doença… o que pode ser?

  7. Felipe

    ME AJUDE!!!
    Minha coelha não quer comer e está muito magra oq devo fazer?
    nao sei oque é porque a outra esta muito bem.

    • Felipe, pode ser que ela esteja com vermes intestinais. Continue oferecendo-lhe a ração e se ela insistir em não se alimentar procure levar no veterinário para que ele possa diagnosticar com mais precisão o que está acontecendo com ela.

  8. Caroline Machado

    Tenho uma fuzzy, ontem a noite, ela fex um xixi bem escuro, quase da cor de sangue, porém está normal, brincando correndo, normal. O que pode ser?

    • Caroline, coelhos tem a urina bem escura mesmo. É super normal, e as vezes a própria alimentação faz com que fique mais escura do que já é.

  9. Elisangela, de forma alguma coelhos podem se recuperar sim mas você tem que mante-la bem quietinha para que não force muito o local que foi machucado para que possa sarar.

Deixe seu comentário para: Coelho Doente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>