Como alimentar seu teiú

Alimentar tegu

Quando novinhos eles podem ser alimentados por insetos como grilos, cigarras mas quando forem ganhando idade podem ser alimentados por camundongos que podem ser congelados. Eles podem ter também uma variedade de frutas e vegetais que compõe a sua dieta o que é bem recomendado.
Rações de cães bem como ovos podem ser dados eventualmente, pintinhos e rãs são bem-vindos por eles também. Eles costumam ter uma tendência agressiva quando se refere a comida, mas logo vão associar a presença do humano a comida.

A vasilha aonde você costuma servir a alimentação deve permanecer a mesma todos os dias o que vai fazer com que o animal associe que a hora de comer é a hora da vasilha lá e não o fato da mão do dono estar colocando a comida na vasilha.
Sendo também o ideal o animal ser alimentado fora da área onde costuma dormir e viver.

Teiús tem tendência a engordar então a alimentação deve ser controlado e não ministrada com exageros.
São animais que tem uma fácil adaptação comparando os com outras espécies de lagartos. Atingem a maturidade sexual em torno de 3 anos de idade, põe em torno de 30 ovos e o período de incubação chega a 90 dias. A expectativa de vida desses animais é de 15 a 20 anos sendo bem tratados.

Cuide bem de seu bichinho e tenha a total certeza do que esta adquirindo, sendo da maneira mais correta possível.


52 Comentários para Como alimentar seu teiú

  1. Jaime Luiz De França

    Quais os documentos necessário para se adotar um teiú e como como devo proceder?

    • Jaime Luiz de França, somente locais autorizados pelo IBAMA que podem comercializar esse tipo de animal.

  2. Roberto

    amigo estou querendo compra um teiu legalizado e claro queria crialo no meu quintal que tem em torno de 4 metros mais so tem um luga com sombra eu moro em teresina e e muito quente sera que ele se adpta bem valeu

    • Roberto, provavelmente você precisará adaptar o local para que ele possa viver vem.

  3. Jordana Ricarte

    Encontrei um filhote de teiú no canil do meu cachorro ele esta machucado aparentemente, perdeu os movimentos das patas traseiras desconfio que tenha sido o cão, ele parece ser docil e não apresentar riscos, mas tenho duvidas gostaria de saber se ele pode ser domesticado e ter uma boa convivencia com o humano e se ele pode morder, se pode ser agressivo, o que dar para ele comer?

    • Jordana Ricarte, esses animais quando não são criados desde filhotes em cativeiro tem muita dificuldade de se adaptar no mesmo, sendo difícil sua domesticação. Prefira, assim que ele melhorar, soltá-lo em um local protegido. E ofereça verduras e carne.

  4. Marcelo Agenor De Sousa

    gostaria de saber quais as frutas que ele gosta de come, se ele prefere isca vivas ou mortas .gostaria de saber tambem se ele transmite doenças ao moder uma pessoa

    • Marcelo, eles gostam de diversas frutas principalmente banana, maça, mamão, melão…
      Se você o alimentar pode oferecer iscar mortas que ele irá aceitar, quanto a transmissão de doenças ele pode passar sim principalmente se tiver contato com outros animais que não são domésticos.

  5. Fabricio

    eu tenho um teiu licenciado com cerca de 8 meses .. ate hj ele so se alimenta de ovos .. ja tentei da carne e frutas mas so come ovo mesmo … algo errado com ele? o que faria para começar a comer outras coisas?

    • Fabricio, nem sempre eles se alimentam de tudo que você fornece. Mas procure variar bem a alimentação do animal a fim de fornecer todos os nutrientes necessários para que ele exerça suas atividades.

Páginas: 1 2

Deixe seu comentário para: Como alimentar seu teiú

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>