Tucano

Para adquirir um tucano é necessário planejamento e certezas, pois são animais lindos, mas que dão certo trabalho e gasto. Como já foi dito previamente são animais muito inteligentes, curiosos e sempre alerta a tudo. Facilmente aprendem truques como rolar, pegar bolinha, são fáceis de treinar assim como papagaios e só sua imaginação que vai limitar a capacidade dele. Eles adoram que cocem atrás de sua cabeça. Podem viver muito bem em cativeiro porem devem ser tomadas algumas medidas pra que ele tenham uma vida boa e durem uns 20 anos que é o que chega sua expectativa de vida.

Devem ser mantidos em gaiolas bem grandes como a de uma cacatua ou maior. Nessa gaiola deve conter uns 3 poleiros,uma caixa de madeira com um buraco onde eles possam se afugentar e ate dormir e ela deve ser grande o suficiente para que eles possam se mover.Procure gaiolas com o fundo removível e de preferência para areia no piso pois absorve mais facilmente os excrementos.Deixe a gaiola num local que os proteja de correntes de vento já que são animais sensíveis e podem ter uma pneumonia facilmente.
Quando calor coloque uma banheira para que eles possam se banhar ou borrife água que eles também vão gostar.
Quanto a alimentação eles são animais frugiveros ou seja a dieta primaria é constituída por frutas como papaia, banana, tomate, uvas, peras e outras.O trato digestivo deles é desenvolvido especialmente para processar frutas então não pode faltar pelo menos um dia.

A gaiola deve ser higienizada diariamente, o que vai ajudar a garantir a saúde do animal. Poleiros, ninhos, banheira, comedouro e bebedouro devem ser limpos e lavados também. Retire todos os restos de alimento e sempre troque.
Sempre exponha seu animal a banhos de Sol. O bebedouro e o comedouro de preferência fundos.
Tucanos são animais que ainda não estão em extinção, mas temos que ficar de olho pois muito são caçados por causa de suas penas e por causa de seu bico que servem como adornos e decorações.
Eles também são caçados para servirem de comida por algumas tribos e para comercio ilegal principalmente. Por isso você deve se certificar que ao adquirir um tucano ele seja autorizado pelo IBAMA não só no Brasil como outros países, já que cada pais tem um órgão responsável pela fauna e flora.

Realmente é um animal super bacana de se ter mas você sempre antes de adquirir qualquer que seja pesquise muito sobre para depois não se arrepender.