Condições para manter um Lebiste

manter um Lebiste

Para criar um Lebiste não necessita uma qualidade de água muito específica, levando em conta um histórico de animais que habitam regiões que são pobres em oxigênio e águas sujas como córregos e canais, porém vamos mostrar quais seriam as condições ideais para manter seu Lebiste saudável,muito mais bonitos e fazer com que a expectativa de vida dele atinja ao máximo que pode chegar a 4 anos.
Fora das condições que vamos passar a seguir você também consegue criar seu lebiste porém a expectativa de vida deles pode cair pela metade.

A temperatura ideal para eles viverem são de 18- 27ºC, o pH de 7,0 a 8,5 , a dureza é de 6-10 dH.
Eles costumam aceitar todos os tipos de comidas para peixes assim como não recusam larvas de mosquitos, drosófilas, artêmias, microvermes e minhocas de jardim.
Porém eles vão parecer famintos a todo o momento procure dar uma a duas vezes o alimento a eles.

Na parte da reprodução é bem simples também pois nem sempre necessitam que os machos estejam presentes no mesmo aquário já que elas carregam os espermatozóides dentro de si, estocados.
Mas se você quiser para criação o mais indicado é você fazer um acompanhamento o que vai lhe render Lebistes com uma alta qualidade e não só deixa-los nascer ao acaso.

São animais vivíparos ou seja eles vão se desenvolver dentro da mão e só serão expelidos quando estiverem completamente formados, saindo exatamente a cópia em tamanho menor a dos pais.Porém esses peixes que forem utilizados para criação necessitam de um aquário especial para tal levando em conta que lebistes não tem instintos maternos ou paternos e comem sua cria assim que nasce por isso a necessidade de um aquário especial bem como sua atenção ao longo da prenhes do animal.que dura no máximo 4 semanas. Mas é um ramo muito legal que se você tiver disposição vale a pena.


17 Comentários para Condições para manter um Lebiste

  1. Valter Ferreira De Arantes

    achei muito bom oque vcs fazem pois me esclareceram minhas duvidas a respeito dos lebistes ja que estou começando um aquario novo e pretendo colocar lebistes e quem sabe tambem crialos valeu muito obrigado se tiverem mas alguma coisa de novidade por favorme informem

  2. Márcio Lobo

    Boa tarde novamente meu caros,

    Também gostaria de saber quais peixes poderia colocar no mesmo aquário onde estão lebistes machos e fêmeas.
    Estou pensando em molinésias, mexiricas e rosáceos.
    Obrigado.

    • Márcio, eles podem conviver com Plati, Espada, Molinésia, Paulistinha, Cascudo (não coloque o carnívoro), Neons e outros peixes pequenos.

  3. Márcio Lobo

    Boa tarde, gostaria de saber se pequenas placas de “pedras mineiras” utilizadas para piso de piscinas, possam servir como refúgio para os filhotes de lebistes, sem ter a necessidade de retirar os lebistes machos do aquário?

    • Márcio, podem sim qualquer tipo de obstáculo serve como esconderijo para os peixes.

  4. Cesario Moskoski

    OLÁ TENHO UMA PEQUENA CRIAÇÃO CASEIRA DE LEBISTE ENOTEI QUE É MUITO IMPORTANTE TER PLANTAS VIVAS PARA QUE SIRVA DE REFUGIO PARA OS FILHOTES QUANDO NASCEM SE O FILHOTE SOBREVIVE A PRIMEIRA SEMANA TEM GRANDES CHANCES DE SE TORNAR ADULTO

  5. Alex

    que quer dizer “dureza”? , pode ser controlada?

    • Dureza da água esta relacionada a concentração de íons de determinados minerais que se encontram na água.Cálcio, magnésio num desbalanço causam a dureza d’água, outros como ferro, zinco estrôncio também são levados em conta pra apurar a…

  6. Sandro

    jean tenta colocar conchas na agua ela melhora bem passa para alcalina

  7. Brunareggio

    Eu estava criando 1 trio de lebiste e uma das fêmeas morreu, logo em seguida todos os demais tambem morreram a aguá e a temperatura estava normal o Q pode ter acontecido?
    Quero criar estes peixes pois adoro !!!!
    Me ajude!
    Meu aquário já está novamente preparado para estes.

  8. Thiago

    Tenho um aquario de 10 litros, e quero fazer a criação nesse aquario, e os peixinhos que nascerem, vou colocar no meu de 170 litros, pode ser? posso colocar cascalho pequeno no fundo? algumas plantas?

    Obrigado!

  9. Gabriela

    oi,

    eu tenho 1casal de lebistes, e parece q a femea está prenha.
    como saber quando vai nascer?
    quando devo colocá-la na maternidade?
    como é uma combinação de lebistes q dê uma tonalidade colorida?
    espero a resposta

    obrigada

  10. Aline

    Então eu estava criando o peixe lebiste e a femea estava gravida mais depois de algum tempo ela emagraceu e passou um tempo ela e o macho morreu o que pode ter acontecido?

  11. Gabriela

    Olá Jean Carlo,

    Então pra estabilizar o Ph da água você precisará comprar um produto pra que isso ocorra ok!?
    Se eu não me engano o Alkaline Buffer faz isso, mas quando for a loja peça pra pessoa responsável lhe indicar o mais recomendado ok!?

  12. Jean Carlo

    Estou com dois aquarios de 40 litros cada e não consigo estabilizar a agua – ficando no teste e PH somente AZUL (acida) – o que devo fazer?

  13. Gabriela

    Olá Rodrigo,

    Então o primeiro e mais importante passo é exatamente a compra das matrizes que tem que nos dar a segurança de boas condições pra que os alevinos por sua vez sejam de boa procedencia, e assim você poder oferecer o melhor.Por isso normalmente o criador onde você vai adquirir as matrizes tem que ser de confiança ou então ter referencias ok!?O guppy de qualidade é aquele que possui as nadadeiras com cores de mesmo padrão e mesma tonalidade exata,o corpo também tem de ser proporcional, a dorsal também tem de ser comprida e com mesmas cores. Já as fêmeas tem de ser boas reprodutoras, grandes e ter nadadeiras coloridas.
    Para criação é necessária todas as condições adequadas desde aquário até alimentação.
    O aquário deve ser de mais ou menos de 50 litros e sem nenhum ornamento para facilitar a visualização dos peixes e evitar qualquer contaminação por intermédio de plantas ou pedras, a iluminação ideal é a natural. Quanto a alimentação por ser onívoro o Lebiste come de tudo, ou seja, ração em pó, flocos, pastas, patê caseiro, artêmia, microvermes, dáfnias, tubifex, verme de sangue, fígado cozido, coração de boi cozido, tenébria, larva de mosquito etc. Quanto mais variada a alimentação melhor para os peixes.

  14. Rodrigo De Araujo

    Gostaria de começar uma criação de lebiste, onde comprar matrizes deste peixe?
    É como começar uma criação?

    Obrigado.

    Rodrigo

Deixe seu comentário para: Condições para manter um Lebiste

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>