Conheça um pouco mais sobre o Pastor Alemão

Pastor Alemão

O Pastor Alemão é um cão muito bonito e se destaca principalmente pela sua postura imponente. Essa raça foi desenvolvida a partir do cruzamento de algumas outras raças de cães também de pastoreio.

Além de serem usados como cães de pastoreio ganharam destaque também por fazerem resgates, servirem de cães de guarda, ótimos farejadores, utilizados pela polícia e também uma das primeiras raças a serem utilizados como guias de cegos.
Sobretudo e como não deveria deixar de ser são: muito companheiros, inteligentes, fiéis, corajosos e tendem a ser mansos com crianças.Só com pessoas desconhecidas devemos ter cautela pois eles podem estranhar e na maioria estranham.
Geralmente tem uma fácil adaptação em locais diferentes, aceitam numa boa a convivência com outros animais mas quando criados juntos caso contrário a tendência de haver briga é bem grande.

O Pastor Alemão também é conhecido por Pastor Alsaciano, pois foi usado em guerras na Alemanha e naquela época isso fez com que muitas pessoas passassem a odiá-los proibindo assim sua entrada em determinados países.
Mas com o passar dos tempos às pessoas começaram a perceber o quão dócil e útil eles podiam ser e essa imagem se reverteu.
Considerados de um porte grande, os machos medem em torno de 60-65 cm e as fêmeas 55-60 cm e devem pesar em média 35 – 40 Kg.Não são animais fáceis de transportar, e muito menos cães de colo, além do que eles sofrem de uma doença hereditária, que é a displasia então mínimo que o levantarmos é melhor.

A pelagem e a coloração do Pastor é outra coisa que pode variar bastante.O pêlo pode ser comprido, que tende a ser macio e liso. Pêlos curtos que têm os fios mais duros não sendo tão macios quanto aos compridos e são mais rentes ao corpo, é o que estamos mais acostumados a ver.Pêlo Arame que é bem maior que o comprido porém ele é enrolado, sendo o mais difícil de encontrar.
Quanto a pigmentação o animal só vai ser considerado puro se não houver nenhuma mancha branca no corpo.Porém a coloração varia bastante: de preto à cinza claro e de bege à amarelo.

Eles realmente são um dos animais com bastante vendas não só no Brasil como em outros países por essas características formidáveis que apresentam.


49 Comentários para Conheça um pouco mais sobre o Pastor Alemão

  1. Poliana

    boa noite tenho um pastor com pelagem amarelada e preto de mais ou menos 6 anos,ele está caindo muito pelo,olhos vermelhos e sinto q ele está um pouco gordinho tem dias q percebo q ele tem dificuldades na respiração e fica muito quieto e não come,e agora está infestado de carrapatos e não sei como acabar com eles,o que pode ser.Qual medicamento posso dar a ele,tipo algum pra vermes ou algo assim.

    • Poliana, é necessário aplicar algum medicamento anti-pulgas e anti-carrapatos. Costumam ser medicamentos vendidos sem a necessidade de receitas apenas é necessário ver o peso do animal seu uso é tópico.É preciso também limpar o ambiente. De 6 em 6 mêses é necessário também vermifugar, o medicamento é de uso animal e deve ser comprado de acordo com o peso. A dificuldade de respiração pode estar ligada com o aparelho respiratório ou então com o coração. É necessário verificar.

  2. Joao Batista

    Gostaria de receber informações de como cuidar filhote de Pastor Alemão, pois acabo de adquirir um casal ded 2 meses de idade e não tenho experiencia com esta raça

    • João Batista, eles precisam principalmente de muito carinho e espaço para brincarem. Sem contar uma alimentação de qualidade e limpeza;

  3. Emerson

    Olá Gabriela dias
    Eu tenho um cachorro muito querido que é um Belga e ele esta com as patas traseiras fracas ele até anda mas quando tropeça ele fica com dificuldade para levantar ele ja tem 14 anos sei que é a velhice mas sera que não tem nenhum medicamento pra fortalecer as patinhas me ajuda por favor não quero perde-lo :(

    aguardo

    • Emerson, o que você pode verificar é se isso está ocorrendo por conta da displasia coxofemural (algo comum em cães da raça). Se for e dependendo do grau, é necessário dar medicamentos para que o animal não sinta dor. Em alguns casos condroitina também ajuda. Leve-o num veterinário para que possa ser feita uma análise clínica mais precisa.

  4. Gabriela

    Drª, Minha pastor tem 5 meses e é de cor bege mas nao possui capa preta , tem apenas alguns pelos marrons espalhados pelo dorso, isso é normal ?

    • Gabriela, esse é o tipo de pelagem mais encontrada em pastor alemão.

  5. Adriana

    Dr meu cachorro pastor alemao tem as orelhas caidas, ela tem 4 meses e já coloquei as orelhas amarradas com fita crepe e fico pior elas nao levantam o que devo fazer?

    • Adriana, se você der condroitina ajuda com que as orelhas fiquem levantadas. Não dê mais que 2 meses.

  6. Marcosaid

    tenho um pastor alemão com um ano,e ele é muito brincalhão.Só que ele não quer comer nada e está com um certo corrimento no pênis o que pode ser?

    • Marcosaid, pode ser uma infecção. O ideal é levá-lo ao veterinário para uma avaliação física.

  7. Flavia

    Olá,
    Tenho um pastor alemão preto, de 3 anos, e ele apresentou inchaço na orelha. COm isso , a orelha está meio caída e meio solta… o que seria?

    Eu já tive um outro que teve esse problema, só que ele tinha 9 anos de idade quando aconteceu (nenhum parentesco entre os dois caes). As duas orelhas acabaram encurtando… não era otite… como se tivesse sido derrames na orelha.
    O que acha que pode ser nesse cachorro?

    • Flávia, é necessário ver se nesse inchaço existe o acúmulo de líquidos. Se isso acontecer e o o corpo não aboserver por si só será necessária uma punção. Provavelmente a conformação da orelha da raça aumente a probabilidade disso acontecer.

  8. Sanderson

    Gabriela,
    Tenho um pastor capa preta, que deve ter uns 6 anos. E a uma semana atras percebi que o mesmo estava com as patas traseiras fracas, e agora as dianteiras tambem, ta com muita dificuldade de andar, caminha tipo requebrando e nem consegue subir e descer escada direito, tem hora que ele tropeça e cai.. parou de comer e ta muito desanimado e cançado ( fica com a boca aberta direto)isso de uma semana pra cá.. Levei no veterinário, e o mesmo indicou carproflan e cefalexina, de 12 em 12 hs,por 10 dias, pois ele estava com uma leve febre. Pelos comentarios anteriores, meu Pastor tbm esta com displasia, Qual é o tratamento/ medicamento usado para diminuir o sofrimento do animal???, ja que percebo que a doença esta avançando muito rápido, e o que faço pra ele voltar a comer ração??

    Desde ja agradeço..

    • Sandersdon, peça para o veterinário fazer uma avaliação nele para confirmar se é ou não displasia. Existem exames que ajudam a diagnosticar a doença, além disso se realmente for existe maneiras de tratar para diminuir a dor do animal.

  9. Lucia

    tirei um pastor alemão da rua(não sei se é puro ou mestiço)gostaria de saber a idade dele ele parece estar bem so que tem pelos brancos no focinho as orelhas baixas e faz xixi sem levantar as pernas é muito docil tenho gatos e outro cachorros e ele se adaptou muito bem so que se encontrar quem queira adota-lo seria otimo pois tenho + 8 gatos e 6 cachorros todos vindo das ruas

    • Lúcia, nós conseguimos ter uma idéia aproximada da idade do animal por algumas características como a pelagem, os dentes, a feição do animal entre outras coisas. Mas é necessário ver o animal para isso. Procure ONG´s e vejam se eles não podem te ajudar para encontrar um dono bacana para o animal. Parabéns pela sua atitute.

  10. Ariane

    Boa noite compramos um pastor alema de 10 meses ele esta muito mal-tratado, muito magro meu marido comprou uma raçao boa e muitas vitaminas pra ele. Só tenho crianças e um nenem de 1 ano, tenho medo dele atacar isso pode acontecer? com qt tempo ele voltara a engordar ele e bem manso mais fico com medo dele pois eu acho ele grande de mais

    • Ariane, o animal só ataca se não for bem educado. Quando educamos o animal da maneira correta eles nos respeitarão e não há problemas desse tipo. E é importante desde o início condicionar o animal às crianças para que não haja problemas. Ele vai engordar com o tempo, já que está sendo bem cuidado.

  11. Leandro Venancio

    Olá Dra tudo bem…

    Tenho um Pastor de 10 meses sempre pulou muito na janela pra chamar agente, adora ficar na chuva, mas de uns dias pra cá ele anda meu triste nao pula mais na janela anda meio com medo, disconfiado, com os olhos triste o que pode ser Dra. E ele ta soltando muito pelo

    • Leandro Venancio, assim é muito difícil de avaliar. Você precisa ver se ele parou ou não de comer, se tem febre, se está mancando ou puxando a perna. O melhor é levá-lo para a avaliação de um veterinário já que pode ser algo importante ou não.

  12. Mateus

    Oi Drª !

    Queria perguntar uma coisa meu pastor ele é mestiço, e da semana passada pra ca ele esta com muita dificuldade para andar.Sobe as escadas bem devagar anda se batendo em alguns lugares, até para levantar tem dificuldades.
    Estou ficando preocupado.

    Por favor me ajude.

    Obrigado.

    • Mateus, você precisa ficar atento pois essa raça é muito comum a displasia. Infelizmente isso não tem como evitar, porém, tem como tratar a fim do animal evitar sentir dor e principalmente retardar. Fique atento e se puder evite que ele suba e desca muito escadas, bem como ficar pulando de locais altos.

  13. Angela Maria Rodrigues De Souza

    Meu Pastor Belga tem 13 aNOS, E começou ter dificuldade de andar cm as patas traseiras e em levantar, toma OSTEOCART PLUS (2 vezes ao dia), PROEX (1 por dia) e DIMADYL( 1 1/2 por dia), voces conhecem um tratamento mais moderno, poderiam indicar-me?Grata desde já.

    • Angela, infelizmente esse é um problema que acomete a maioria de cães de raças como pastor e o tratamento é apenas cuidar dos sintomas e tentar regredir um pouco a doença, porém, devido até mesmo a idade dificilmente tem como reverter o caso.

  14. Gabriel

    tenho um cachorro de 7 meses,acho que é mestiço de pastor pois não conheci o pai. e ele tem essa tal mancha no peito

  15. Vanessa

    tenho um cachorro pastor alemão, ele tem uns 7 meses e meio, ele começou a poucos dias invés de caminhar cm as patas de tras ele pula feito um canguru ! o que eu faço, isso é displasia? se nao tratar ele pode morrer ?
    AT: vanessa
    OBG.

    • Vanessa, a displasia impede que o animal consiga andar com as patas traseiras. Pelo que eu entendi não é isso que acontece, poré, o pastor alemão tem grandes possibilidades de desenvolver displasia conforme a idade avança (o que ainda não é o caso) mas procure levá-lo ao veterinário pelo menos duas vezes ao ano para uma melhor avaliação.

  16. Miriam

    Dr. a minha cadela pastor alemão, teve filhotes a 3 meses, e na traseira ao de cada lado perto da calda ( a calda fica no meio)dela apareceu como se fosse carnes crecida muito escura tipo uma calo, o que será isso?

    • Miriam, fica difícil dizer sem visualizar mas pode ser a própria ossatura aparecendo por conta de que quando o animal amamenta perda muito o peso. O ideal é levá-la ao veterinário para que ele possa fazer uma avaliação completa nela e nos filhotes.

  17. Filipe

    eu tenho um pastor alemao e gostaria de saber se e normal o pastor alemao andar meio curvado com a garupa curvada.
    obrigado

    • Filipe, o Pastor tem sim a garupa mais baixa isso é o padrão da raça. Mas fique atento, pois isso pode desenvolver a displasia e deve ser tratada.

  18. Rosiane

    dr. meu cachorro tem apenas cinco anos ele é belga,há uns dois meses pra cá ele ficou com as patas traseiras endurecidas,como se estivesse travadas,logo ele q sempre pulou muito e subia as escadas de casa correndo,agora vejo ele triste e sem poder fazer nada que ele gostava de fazer.qual é o seu diagnostico como veterinário.

    • Rosiane, não podemos dar diagnóstico assim sem olhar. Pode ser que ele esteja ficando com problema nos quartos traseiros o que é comum na raça o melhor é que você possa levar o animal ao veterinário para que ele faça uma avaliação precisa.

  19. Renan Alex Potter Kullmann

    OI
    EU TENHO UMA CADELA PASTORA ALEMÃ, ELA ESTA SE COÇANDO MUITO,VOMITANDO BASTANTE,PERDE PELO,TEM CHEIRO RUIM E NÃO COME DIREITO PARA SUA IDADE.
    O QUE DEVO FAZER?
    OBRIGADO

  20. Edicleia

    ola gostaria de saber se esta doença que deixa a patas traseiras sem força, se tem cura, ou algum tratamento ? que tipo de doença e essa ?

    • Edicléia, a doença se chama displasia coxofemural. É uma lesão que pode ser revertida ou controlada, é classificada em leve, moderado e grave. O animal deve evitar sobrecarregar a parte traseira e pular muito. Existem alguns animais que tem maior predisposição, como é o caso do pastor alemão, e o sobre preso nos animais piora mais ainda essa situação.

  21. Deise

    Tenho uma pastor capa preta, ela já tem onze anos e está com artrose nas cadeiras e com o corpo cheio de feridas. Essas feridas melhora com medicamento e depois volta como não estivesse tomado nada. O veterianario disse que Baytril é bom tambem, foi o remédio que estava tomando após ter castrada. Já fez duas cirurgia de nodulo e já veem tomando há dois a três anos remédio de homeopatia com o nome de Tuia. O que devo fazer com as feridas que são muitas? Estou precisando de ajuda.
    Obrigada.

    • Deise, realmente quando o animal chega a certa idade por mais que tentemos, muitas vezes parece que não conseguimos acalentar o sofrimento dos animais. Bom tem uma pomada que chama unguento é muito boa, é cicatrizante. Tente passá-la e veja se melhora.

  22. Decio

    tenho uma pastora alemã muito velha ela esta com muita queda de pelo e muita coceira ja levei varia vezes ao veterinario mas não obtive nenhum resultado o que devo fazer preciso de ajuda obrigado.

  23. Paulo

    Meu cachorro é da raça pastor capa preta,ele tem 7anos e quebrou a cartilagem da orelha.O que devo fazer?Uma das suas orelhas caiu por completor.Obrigado.

    • Paulo então eu recomendaria que você o levasse ao veterinário mesmo, pois eu nunca vi isso antes.Você…

  24. Daniel

    SEGUNDO O PADRÃO OFICIAL, UMA PEQUENA MANCHA BRANCA NO ANTEPEITO É ACEITA EMBORA NÃO ALMEJADA, NÃO NECESSARIAMENTE É SINAL DE QUE O CÃO É UM MESTIÇO.

  25. Luciano Lima

    Ganhei uma pastor de uma familia que tiveram que viajar,so que ela e adulta,mas muito calma sinto ela triste,vejo que os olhos dela estam vermelho,e com dificuldades para levantar como se a parte traseira dela fosse mais pesada que a frente,quero ajuda e um tratamento para ela sinto que ela come pouco para o tamanho dela.

  26. Paulo

    Meu cão é um pastor alemão puro, ele costuma andar um bocado torto das patas de traz poderia me explicar melhor essa tal doença hereditária.

  27. Gabriela

    Olá Bia,

    Então essa doença é sim hereditária nos partores , isso se da por que eles passaram por mutações até chegar nessa postura que adquiriram ( o caimento da parte de trás),porém isso, faz com que tenham essa displasia e infelizmente é hereditário embora os cuidados que cada dono tem com o animal façam que a doença retarde ok!?

  28. Bia Lucena

    Olá!
    Gostaria de saber q doença hereditária é essa chamada displasia. Meu pastor não é puro, é mestiço com belga mas apresenta uma doença que debilitou as patas traseiras. Os veterinarios tratam como artrite, será q é mesmo?

Deixe seu comentário para: Conheça um pouco mais sobre o Pastor Alemão

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>