Pastor Alemão

O Pastor Alemão é um cão muito bonito e se destaca principalmente pela sua postura imponente. Essa raça foi desenvolvida a partir do cruzamento de algumas outras raças de cães também de pastoreio.

Além de serem usados como cães de pastoreio ganharam destaque também por fazerem resgates, servirem de cães de guarda, ótimos farejadores, utilizados pela polícia e também uma das primeiras raças a serem utilizados como guias de cegos.
Sobretudo e como não deveria deixar de ser são: muito companheiros, inteligentes, fiéis, corajosos e tendem a ser mansos com crianças.Só com pessoas desconhecidas devemos ter cautela pois eles podem estranhar e na maioria estranham.
Geralmente tem uma fácil adaptação em locais diferentes, aceitam numa boa a convivência com outros animais mas quando criados juntos caso contrário a tendência de haver briga é bem grande.

O Pastor Alemão também é conhecido por Pastor Alsaciano, pois foi usado em guerras na Alemanha e naquela época isso fez com que muitas pessoas passassem a odiá-los proibindo assim sua entrada em determinados países.
Mas com o passar dos tempos às pessoas começaram a perceber o quão dócil e útil eles podiam ser e essa imagem se reverteu.
Considerados de um porte grande, os machos medem em torno de 60-65 cm e as fêmeas 55-60 cm e devem pesar em média 35 – 40 Kg.Não são animais fáceis de transportar, e muito menos cães de colo, além do que eles sofrem de uma doença hereditária, que é a displasia então mínimo que o levantarmos é melhor.

A pelagem e a coloração do Pastor é outra coisa que pode variar bastante.O pêlo pode ser comprido, que tende a ser macio e liso. Pêlos curtos que têm os fios mais duros não sendo tão macios quanto aos compridos e são mais rentes ao corpo, é o que estamos mais acostumados a ver.Pêlo Arame que é bem maior que o comprido porém ele é enrolado, sendo o mais difícil de encontrar.
Quanto a pigmentação o animal só vai ser considerado puro se não houver nenhuma mancha branca no corpo.Porém a coloração varia bastante: de preto à cinza claro e de bege à amarelo.

Eles realmente são um dos animais com bastante vendas não só no Brasil como em outros países por essas características formidáveis que apresentam.