Conjuntivite Canina

Conjuntivite Canina é uma doença que acomete com freqüência os animais e muitas vezes são negligenciadas pelo dono que quando levam o animal para um diagnóstico a doença já se tornou crônica ou já está num estágio bem avançado. A conjuntiva é uma mucosa que protege os olhos, ficam embaixo das pálpebras e quando estão no estado normal, apresentam uma coloração branco rosada.

Os animais que sofrem mais desse mau normalmente são aqueles que andam no carro com o rosto para fora do vidro, isso faz com que entrem corpos estranhos irritando a mucosa. Outro fator que devemos ficar atento é que conjuntivite é sintoma de cinomose, além do que isso pode ocorrer também devido alergias que levam o animal a desenvolver a conjuntivite, porém, isso é mais raro. E vale lembrar que possuem animais que têm os olhos excessivamente lacrimejantes e com remelas devido a grande infestação de vermes por isso de 6 em 6 meses ou 1 vez ao ano é recomendado o vermífugo.

O animal que estiver com conjuntivite provavelmente apresentará inchaço nas pálpebras, vermelhidão, edema  e corrimento ocular que pode ser seroso, mucoso ou purulento. É necessário levar o animal para avaliação no veterinário para que o mesmo possa indicar um colírio adequado e a freqüência de uso e dependendo do caso até antibióticos. Não vamos deixar os animais sofrerem, já que somos os únicos a quem eles podem confiar. Fique Atento!


14 Comentários para Conjuntivite Canina

  1. Cristina Teodoro Da Silva

    Boa tarde! Precisos de orientações e esclarecimentos a respeito da conjuntivite canina. Tenho uma fêmea (mistura de ilhasa com poodle) de 6 anos extremamente alérgica (frango, leite e derivados e outros…) que a +ou- 1 ano desenvolveu uma conjuntivite crônica, desde do início sempre foi tratada e medicada, mas até agora nada resolveu, a 6 mêse tenho utilizado o colírio “ciprovet” e quando está muito atacado também utilizo um antibiótico “stomorgil”, mas infelizmente não tem resolvido muito. Então gostaria de saber se existem outros tipos de tratamentos e se há cura, pois tenho percebido a grande dificuldade que ela já está para enxergar. Desde já agradeço e aguardo retorno.

    • Cristina Teodoro da Silva, o ideal é que você a leve em um veterinário especialista em oftalmologia. Ele melhor que ninguém pode te orientar como proceder a fim de sanar o problema de sua cachorra. A conjuntivite crônica duram mais que 3 semanas. Podem ter causa infecciosa, alérgica, tóxica, cicatricial mas normalmente uma vez descoberto o problema pode ser tratada.

  2. Dora

    OLÁ GABRIELA, TENHO UMA PINSCHER DE 4 ANOS, JÁ TEM MAIS OU MENOS UM MÊS QUE A ESTOU TRATANDO DE GRIPE E TOSSE CANINA BEM BRAVA. FEZ HEMGRAMA E FOI CONASTATADO INFECÇÃO E ANEMIA, ESTAVA TOMANDO ATB, VITAMINA, EXPECTORANTE, DIPIRONA. OS OLHOS REMELANDO, A DRA PASSOU UM COLÍRIOS DE 12X12HS, SABADO CONSTATEI QUE O OLHO DIREITO PARECE QUE ESTÁ COM A CÓRNEA MEIA FUNDA COM COR AZULADA, ESTOU PREOCULPADA. ME DE UMA OPINIÃPO, OBRIGADA.

    • Dora, é bom manter a prescrição da médica e não melhorando dentro do prazo dito leve-a de volta a clínica. Quanto a anemia, um bom jeito de melhorar é oferecer bifes de fígado. Quanto aos olhos procure ver se isso não evolui pois pode ser o começo de catarata.

  3. Rosana

    Olá minha vizinha tem uma cachorrinha pincher ,o olho dela em volta na parte inferior por fora está bem inchado e dentro está com uma coloração azulada ,ela não sabe o que é , pensou ser conjuntivite, será?

    • Rosana, o ideal é levar ao veterinário o olho azulado pode significar algum começo de catarata.

  4. Gazola

    Gabriela, tudo bem????
    Tenho um Boxer e estou suspeitando q ele esta com conjuntivite. Normalmente ele lacrimeja muito, mas nesses ultimos dias parece q a secreção esta mais viscosa q o normal. Olhos vermelhos ele sempre teve, tanto q o nome dele é Marley. Li sua materia e fiquei bem preocupado…..o q devo fazer???

    • Gazola, procure limpar os olhos do animal com água boricada diariamente pelo menos três vezes ao dia. Faça isso por 4 dias se não houver melhora procure levá-lo ao veterinário para que o mesmo possa diagnosticar e medicar o animal devidamente.

  5. Roberta

    os olhos estao remelando meio fechadinhos e ela esta muito quieta

    • Roberta, limpe bem com soro fisiológico e veja se melhora se não melhorar procure levar ao veterinário.

  6. Brunna

    ola gabriela dias!!!!!eu tenho uma pincher d 10 anos,vive super bem o ano pasado teve cinomose quase morreu mais sobreviveu!!! desse semana passada q olha dela começou a fica tipo com remela,n liguei mto limpava odo dia!!!so terça feira o olho direio dela amanheceu inchaco em baixo e os dois mto vermelho,levei no veterinario e ela falou q era conjutivite e me pasou pomada a vermelhidao ta melhorando + ainda ta inchado,ai ela fez hemograma e deu q ela ta com infecçao a veerinaria falou q geralmente essa infecçao a gerada por infecçao de utero,so q achei estranho pq ela n tem nada,so o olho q a inchado deve c alguma infecçao por causa da conjutivite!!!!a ela tbm ta tomando cefalexina o q q pode ser???????????

    • Brunna, a cefalexina é um antibiótico que provavelmente é para cortar a infecção. Pode ser sim que ela esteja com essa infecção no útero e o remédio já vai ajudar. Mas vocês devem ficar atentos para ver se isso melhora. Não creio que a conjuntivite esteja ligada com a infecção no útero, mas é algo que a veterinária avaliou e está tomando as medidas para que seja tratada a tempo.

  7. Giulia

    olá Gabriela Dias ! eu tenho uma shi-tzu de 2 anos, e desde ontem ela está mais quetinha e triste, do olho dela sai tipo um catarro, e ela pisca constantemente e fico bastante preocupada nao sei o que esta acontecendo com ela, voce poderia me ajudar ? e o que faço ?

Deixe seu comentário para: Conjuntivite Canina

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>