Conjuntivite em Gatos

Conjuntivite em Gatos

Conjuntivite é uma zoonose que acomete não só as pessoas como os animais em especial, os gatos, eles normalmente se infectam quando entram em contato com animais já infectados. Nada mais é que a inflamação da conjuntiva ( a parte rosada do olho que cobre a parte branca chamada de esclera)

Os sinais oculares vão ser observados a partir de uma média de 2 a 7 dias após a infecção, o olho pode ficar bem vermelho, pode apresentar um edema na conjuntiva também, e o olho fica constantemente lacrimejando, que nada mais é que um corrimento ocular devido a essa inflamação, além do que eles piscam excessivamente podendo ainda ficar com tosses e espirros frequentes. Se não tratado os animais podem ficar com esses sintomas até mais de um mês;

Os felinos não costumam ter problemas oftálmicos, porém, quando os tem então precisa ser tratado com máxima eficiência para evitar que o animal fiquem estrábico.E uma vez que foram vítimas na maioria das vezes voltam a ter a conjuntivite, principalmente quando apresentam baixa resistência.

Por isso é muito importante que o animal sempre tome todas as vacinas, até mesmo os gatos pois muitas pessoas acham que só os cachorros que precisam tomar todas as vacinas mas não é bem assim os gatos também para evitar doenças pra eles e nós mesmos.

A vacina pode sim reduzir a frequencia e a gravidade da doença, embora não nos de 100% de certeza que vai evitar, mas é sempre bom prevenir. Vamos cuidar bem de quem amamos!!


35 Comentários para Conjuntivite em Gatos

  1. Viviane Pereira

    Olá….minha gata teve filhotinhos, e eles estao com 20 dias, e a uns 3 dias pra ca, um dos filhotes esta com o olho vermelho, lacrimejando, sai umas melecas, e as vezes fica com o olho todo fechado….o que pode ser? e como tratar?….

    • Viviane Pereira, quando ainda filhotes é normal uma secreção estar presente nos olhos. Procure limpá-los diariamente com água boricada gelada, sempre trocando os algodões de um filhote para o outro. Faça isso duas vezes ao dia e veja se há melhoras.

  2. Fabiana Carnielli

    Olá, tenho uma gatinha de 1 ao e meio e de uns dois dias pra ca o olhinho dela começou a ficar vermelho, meio inchadinho em volta e lacrimejando, o q isso pode ser, ela tb esta um pouquinho tristinha até, o q pode ser? Estou preocupada c ela, Obrigada desde já.

    • Faviana Carnielli, procure limpar os olhos dela com soro fisiológico (gelada) diariamente para ver se essa vermelhidão passa.

  3. Anna

    olha o meu gatinho o toty esta com o olho lagrimejante e com uma pelicula quase cobrindo o olho dele e de vez enquando sai remela,ja q nao pode por agua boricada posso lavar com agua fria?

    • Anna, você pode sim lavar com soro fisiológico mas é necessário levar ao veterinário para ver o motivo disso estar acontecendo.

  4. Emmily Pereira

    Olá, meu gatinho está com um dos olhos lacrimejando, e uma água amarela saindo desse olho.
    Eu chorei muito quando vi aquilo, e falei com minha mãe, ela vai levá-lo para o veterinário, mas, antes eu gostaria logo de saber o que realmente é isso que está acontecendo, estou com muita dó dele, ele (meu gatinho), tem apenas 1 aninho, gostaria de saber também se pode ser um caso grave porque ele também está com os olhos vermelhos.
    Gostaria de receber uma resposta.
    Obrigada pela oportunidade.

    • Emmily Pereira, nem sempre quando o olho está lacrimejando assim é conjuntivite. Pode ser também falta de vermifugação, mas a melhor coisa é limpar com soro fisiológico e levar ao veterinário para ver se é necessário entrar com medicamentos.

  5. Mel

    ola,tenho um gato bebe, esta escorrendo uma coisa marrom do olho dele e dai fica duro e tambem tem remela toda ora eu limpo com algodao e soro fisiplogico isso adianta? oque posso fzr? obrigada!

    • Mel, isso pode ser apenas uma verminose ou algo que é necessário uma melhor avaliação. Leve-a ao veterinário para que ele possa lhe indicar o que fazer.

  6. Veronica

    Olá, estou com um problema sério com a minha gatinha siamês de 6 meses, desde o 2º mês de vida dela, ela tem um probleminha no olho direito, começou com uma lacrimejação e o olho esta menor que o outro, levei em uma veterinária e ela me disse que era somente uma infecção, me receitou o keravit, iniciei o tratamento com uma limpeza com soro fisiológico e depois aplicava a pomada, assim por mais de um mês, mas sem sucesso não teve melhoras, ai procurei outra veterinária muito minha amiga, ai ela diagnosticou que era conjuntivite e que o olho dela estava com bastante infecção, me receitou o biamotil, iniciei novamante o tratamento aplicando sempre 3 vezes ao dia, mais vezes não conseguia porque eu trabalhava e não tinha como atender mais vezes, enfim… foi assim até acabar o remédio e também não teve melhoras, até parecia que quanto mais aplicava a medicação seu olhinho ficava mais irritado, ai parei de aplicar e deixei sem medicação pra ver a reação, no entanto o problema persiste, e até começou a lacrimejar o outro olho dela, e pra pior ela espira várias vezes, como se estivesse com gripe, mas percebo que é do problema no olho, o nariz dela esta sempre escorrendo, tenho muita dó dela, vejo que ela esta sofrendo com isso, mas não sei mais o que fazer para ajudá-la, será que não existe um tratamento via oral???
    Presciso de soluções para este caso, gente se puderem me ajudar agradeço de todo coração..
    Bjusss

    • Veronica, existe sim tratamento via oral. Mas para isso o animal deve passar por uma avaliação para que se tenha certeza de que tipo de infecção se trata e dependendo ministrar medicamentos mais fortes, volte a veterinária e exponha a questão.

  7. Wal

    CUIDADO! o gato com conjutivite NÃO PODE ser tratado com ÁGUA BORICADA! eles são alérgicos

  8. Luciana

    Ola,minha gata está com os olhos embaçados,não parece que está afetando a visão, mas estou preocupada,ela tem 6 anos.aguardo uma resposta.obrigada.

    • Luciana, pode ser conjuntivite mas esse diagnóstico só mesmo o veterinário pode passar avaliando a clínica do animal. Leve-o para uma consulta para que possam ver com precisão do que se trata, uma vez que outras enfermidades mais graves podem afetar os animais como catarata embora ele ainda não tenha idade para tal. Procure limpar pelo menos com água boricada.

  9. Ana

    Márcio.

    Consegui curar o meu gatinho que estava com um problemão. Eu usei um colírio (Tobramicina – 0,3%, que é para humanos)durante 10 dias. Eu pingava 2 gotas em cada olho, 3 vezes por dia.
    Creio que você poderia tentar em seu novo cãozinho, mas, penso que, antes de usar esse colírio, poderia tentar passar durante 1 semana, água boricada, com algodão ou gase estéril umas 2 vezes por dia, como se estivesse limpando os olhos. A água boricada possui princípios ativos bactericidas e ao contrário do que as pessoas pensam, não serve só para “lavar” os olhos. Como o seu animalzinho parece só estar lacrimejando, acho que a água boricada pode funcionar bem, sem agredir os olhos. Se não funcionar, creio que aí sim poderá usar o colírio, mas por 10 dias, mais que isso, as bactérias podem ficar mais resistentes em relação ao cilírio, que é um antibiótico.
    Espero ter ajudado. Tanto a áqua boricada como o colírio podem ser encontrados em qualquer farmácia e os preços são baixos.

  10. Marcio

    ola tenho uma cachorra weimaraner ela esta comigo a cerca de dois meses ( ela tem dois anos) fiquei com ela depois que o dono meu amigo faleceu, e bem ela esta sempre lacrimejando parece chorar, nossa me dá até arrepios ela era muito apegada a ele, bem sei que o artigo é sobre gatos mas sera que alguem ai pode dar uma ajudinha? brigado.

    • Marcio, então de fato os animais sentem falta de seus donos, sua rotina, sua casa enfim tudo que ele estava acostumado. E é bem capaz que ela esteja sentindo essa falta do carinho de quem era até então o dono dela. Infelizmente assim como para nós, você não pode fazer nada para amenizar essa falta. O animal terá que se acostumar a sua rotina, você precisa ganhar a confiança dela e principalmente mante-la ativa a maior parte do tempo para que essa transição seja menos sofrida. Brinque com ela, leve-a ao parque enfim de-lhe bastante atenção e principalmente tempo.

  11. Ana

    Meu gatinho que vai fazer 3 anos está com um problemão que, ao menos parece, nenhum veterinário consegue resolver. Os dois olhos dele vivem quase fechados com secreções escuras (castanhas) e duras. Tem também secreção amarela mais mole. Limpo os olhos e depois volta. Instilei gotas do Tobrex (tobramicina) durante vários dias e não resolveu porque logo voltou tudo. Passei a pomada Epitizan, melhorou e depois voltou. Os veterinários insistem em dizer que é conjuntivite. Tenho certeza que NÃO é!!!! Mas não sou veterinária. Tenho medo que ele fique cego…A doença não é contagiosa porque todos os outros gatinhos que tenho estão normais. Tenho 9 gatos. Me ajude pelo amor de Deus!!!!!
    AGRADEÇO DESDE LOGO.

  12. Francimar Alves

    olá, tenho uma gata ela esta com 4 gatinhos que teve a 40 dias, os gatinhos estão com os olhos fechados cheios de remelas e me parece inflamados!o que é isso, e devo fazer o que para melhorar os olhos deles?a e a mãe deles ja esta ficando com os mesmo sintomas ?

  13. Ro

    meu gato esta com o olhos bem vermelhos e nao para de lacrimejar o q posso fazer

  14. Emanuela

    Olá, tenho uma gatinha persa, e ela está com um corrimento marrom do lado direito. O que pode ser isso? O que posso passar para ela melhorar?

    • Emanuela, pode ser vermes que causam esse tipo de reação, ou então uma doença que exige mais cuidado. Faz tempo que ela foi vermifugada?!Se não dê o vermífugo a ela, faça compressas nos olhos com soro fisiológico. Se não resolver leve-a a um veterinário ok!?

  15. Eliza

    Olá!!! Gostaria de uma ajudinha, pois minha veterinária…hehehe (dos meus gatinhos) está de férias… bom tenho 15 gatinhos, lindos, fofos, que eu adoroooo… o 4 últimos são de uma das minhas gatas, qdo eles nasceram ela estava com o leite empedrado, depois de um dia inteiro colocando bolsa de agua quente e fazendo massagem ela já conseguia dar de mamar para os filhotes, neste intervalo eu fiz o leite caseiro e coloquei minha outra gatinha que havia sido mãe a 1 mês, colocava ela com os filhotinhos a cada 2 horas, mas tem um deles que é muito pequeno e magrinho, eles já estão com 10 dias, mas ele não tem muita força pois os outros 3 são enooormes e para piorar está com os dois olhinhos fechados, parece ser uma infeçção, é uma remelhinha dura, eu passo todo o tempo soro fisiológico para limpar até ir abrindo, mas em menos de duas horas estão fechados novamente, há e tbm estou dando o leite caseiro, pois não tenho como cuidar toda hora e ele quase nunca consegue mamar na gatinha!!! muitos bjus meu e dos meus 15 filhotes!!!

    • Eliza em relação a alimentação se a fêmea não está conseguindo alimentar os filhotes devidamente cabe a você tentar faze-lo.Você pode dar sim leite pode até ser leite em pó ok!?A medida que eles vão ficando maiores procure ir misturando…

  16. Bia

    Achei um gatinho na rua,e ainda nao o levei no veterinario pois nao esta aberto.
    O gatinho tem os 2 olhos todo machucado,e com uma secreçao parece uma remela que cobre os 2 olhos o que pode ser?

    • Bia isso pode estar relacionado com vermes, vá a um pet shop verifique o peso de seu gatinho e compre um remédio que combata…

  17. Maria Rita

    Ôla.Tudo bem ,quero uma grande ajuda ,meu gato parece esta com conjuntivite , e eu estou desesperada pois não sei como fazer para tratar desse problema ,os olhos dele estão lacrimejando muito e com muita cecreção toda hora estou limpando com soro , estou precisando de umas dicas a mais pois no momento não me encontro com grana para leva-lo ao veterinario ,me ajudem por favo e me diga como devo proceder com essa situação em casa.
    Obrigada e um grande abraço.

  18. Laide

    Desculpe o incómodo.

    Esqueci de mencionar de que o bichano tem uma bolinha redondinha na barriga, perto do sitio que deve ser o umbigo. Será mesmo do umbigo, ouvi dizer que nos gatos o umbigo não se nota…

    Obrigada

  19. Laide

    Olá.

    Deitaram fora, numa terra perto da nossa casa um gatito. Logo nos apaixonámos por ele, apesar de evidenciar uma barriguinha faminta e uma pata da frente tortinha (do cotovelo pra baixo não mexe). levámos o bicho pra casa, demos-lhe de comer e ele, após 2 dias de comida e dormida melhorou. O problema é que agora, já corre por todo o lado, mas a pata doente começou a ganhar feridas em carne viva, do bicho andar com a pata a raspar no chão. Que devo fazer? Terá a pata partida? Terá de ser amputada?

    Obrigada

  20. Dayane Dalan

    Gabriela, obrigada pela resposta.
    Por sorte, acho que era mesmo um machucado que tinha feito pois depois de 2 dias o olho praticamente estava perfeito.
    Continuei a passar o soro, e hoje dia 02 de maio o olho dela esta 100%.

    Grande abraço e obrigada pelos toques.

    Até mais…..

    Dayane

  21. Gabriela

    Os sinais oculares vão ser observados a partir de uma média de 2 a 7 dias após a infecção, o olho pode ficar bem vermelho, pode apresentar um edema na conjuntiva também, e o olho fica constantemente lacrimejando, que nada mais é que um corrimento ocular devido a essa inflamação, além do que eles piscam excessivamente podendo ainda ficar com tosses e espirros frequentes.Então ainda tem um tempo pra você ver se é mesmo conjuntivite, ta bem provável que seja ocasionado da briga porém fique de olho ok!?
    E preste atenção também pois as vezes os gatos tomam banho em pet shop e acaba caindo produto nos olhos então é só você ficar de olho continue passando soro fisiológico ok!?

  22. Dayane Dalan

    Olá. Bom minha gatinha andou brigando com um gato aqui da rua, e ontem ela estava piscando bastante com o olho esquerdo. Hoje o olho dela amanheceu meio embaçado, lacrimeja pouco; ela nao apresenta sinais de febre, tosse ou ate mesmo espirros. Não tenho certeza se ela pode ter machucado o olho quando pulou em cima da árvore, ou ate mesmo na briga.
    Pinguei uma gota de soro fisiologico, e agora ela esta dormindo. Isso pode ser algum sinal de conjutivite? Qual a forma mais eficaz para o tratamento?
    Aguardo respostas…
    Obrigada.

Deixe seu comentário para: Conjuntivite em Gatos

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>