O ato de comer as próprias fezes é chamado de coprofagia, isso pode acontecer em filhotes por conta da hiperatividade, comportamento fora de controle, bem como por imaturidade, vermes e sujeira. Alguns filhotes também o fazem, pois é um comportamento comum na fêmea ao limpar os filhotes que por sua vez acabam imitando, tornando isso um hábito. Cães adultos podem ter a mesma reação, em sua grande maioria está ligado com estresse, mudança de comportamento e algumas vezes vermes.

Para tentar evitar a coprofagia canina é recomendado adicionar uma colher de chá de espinafre, abacaxi ou até mesmo amaciador de carne à dieta do cão, esse é um tratamento caseiro que pode funcionar. Existe também produtos vendidos no mercado pet que têm a função de diminuir/cessar esse comportamento no animal. As fezes ficam com um sabor desagradável o que faz com que o animal não a ingira.

Nunca se esqueça que essa atitude no animal pode estar ligada a algum problema de saúde ou emocional, por isso é imprescindível conversar com o médico veterinário para uma avaliação do animal. É importante frisar que quanto antes à correção e prevenção do comportamento anormal evita que se torne um hábito ruim e nunca se esqueça a importância da vacinação e vermifugação nos animais. Manter a área onde o animal fica sempre limpa é extremamente importante.