Coruja, um animal de estimação muito interessante

Coruja um animal de estimação

Pra quem aprecia uma beleza tão exótica as corujas podem se mostrar um animal super legal para estimação porém exige certa estrutura, disposição de tempo e de dinheiro.
Além do que você vai precisar definir a espécie que irá criar levando em conta nosso clima e as condições que esse animal esta acostumado.

Você ira precisar de um viveiro bem grande, dentro deve haver uma caixa de madeira onde essa coruja pode querer se esconder durante o dia além de poleiros que devem ficar em locais onde tenham um certo sombreamento levando em conta que esses animais gostam de locais escuros, o chão pode ser forrado com areia já que é um material de fácil higienização.
Não coloque corujas com outras espécies de pássaros ou até mesmo com outras espécies de corujas pois a maior come a menor.Pássaros devem estar longes de corujas sempre.

Crie bem sua coruja com toda sua atenção e paciência são animais sensíveis que como qualquer outro animal necessitam carinho, procure um local idôneo para adquirir seu animal nunca se esqueça que pegar animais da floresta é crime, procure órgãos que autorizam a comercialização desse animal e de qualquer outro.

A higienização desse bichinho se da com a gaiola levando em conta que corujas não tomam banho uma vez que isso aconteça elas ficam inabilitadas a voarem já que sua plumagem é um pouco ‘diferente’ das aves como já foi dito o que elas podem fazer ocasionalmente é tomar banho de chuva na natureza, em compensação a gaiola procure limpar diariamente tirando todos resquícios de comida e toda sujeira.

A alimentação é basicamente feita por camundongos, larvas, gafanhotos, pequenos pássaros, mas estão acostumadas a comerem animais vivos então pode levar um tempo para comerem animais já mortos. Procure alimentá-las a noite, não de carne gorda, pois elas podem ficar gordas vindo a morrer, procure adicionar um pouco de cálcio em sua dieta principalmente quando falamos de filhotes.
Corujas são animais que não transmitem doenças, elas têm uma expectativa de vida em torno de 18 a 20 anos. Viram como corujas são animais encantadores, realmente uma ótima companhia e um grande aprendizado.

Boa sorte!!


58 Comentários para Coruja, um animal de estimação muito interessante

  1. Gabriel

    Exatamente o que eu procurava. Agradeço pela nota, esclareceu todas as minhas dúvidas, exceto, onde posso encontrar lugares que vendam essa espécie de ave.

    • Gabriel, realmente é difícil de encontrar. Existem locais bem específicos que vendem e eu não saberia te informar.

  2. Maria Eduarda

    Oi,eu queria muito poder ter uma coruja como animal de estimação e gostaria de saber como faço para conseguir uma coruja e a autorização do Ibama também? Qual é o preço real que eu pagaria para ter um filhote de coruja autorizado do Ibama ou mesmo uma coruja adulta… Sendo que o local onde moro é cidade do interior e nos poucos pet shops que existem na cidade eles não dispõem de animais exóticos como corujas,aqui em minha cidade eles só tem disponível iguanas(repteis),roedores(mamíferos) e pássaros. Moro na cidade de Vale Real rio grande do sul e queria saber em qual cidade próxima aonde moro do rio grande do sul existe pet shops que vendem corujas e serpentes autorizadas pelo Ibama? Ou se possível queria saber o email do Ibama e telefone.

    • Maria Eduarda,
      Para que consiga adquirir uma coruja é necessário comprar de um criadouro que é legalizado pelo IBAMA para a comercialização. Entre no site do IBAMA e lá eles tem várias informações que podem lhe ser úteis. http://www.ibama.gov.br

  3. Daniela

    Estou cuidando de uma coruja buraqueira que salvei deum gato, deve ter umas 3ou 4 semanas e nao sei quantas vezes dou de comer a ela… tenho dado em mediaa cada 3hs uma porçao mais ou menos do tamanho da metade dacabeça dela que me informaram ser este o tamanho do papo… as vezes ela fica ofegante como se algo estivesse errado, alguma ideia do que pode ser?

    • Daniela, esses animais não são fáceis de cuidar. Tente ver se ela começa a se alimentar sozinha e incentive-a, o ideal é que assim que ela estiver independente é que solte-a.

  4. tenho que fazer uma redaçao sobre animais exoticos,e vou fazer da coruja

  5. Cacau

    Deixando meu comentário e respondendo a alguns:
    As corujas são animais realmente interessantes e podem ser tidos como amigos sim, se bem cuidados e cativados. Eu mesma tenho uma Asio Clamator. Assim como a minha, é importante que a sua seja legalizada pelo IBAMA, isso garantirá que você não tenha problemas futuros com a lei (multa e prisão), e também o bem-estar dela, pois na fiscalização eles atém para a saúde do animal. Mas o mais importante é saber respeitar o espaço delas e o seu e aprender sobre suas necessidades. Uma coruja não é um animal qualquer. É cara para adquirir e para manter, tem hábitos próprios e diferentes de qualquer outro, não existem rações para elas e devem ser tratadas por um veterinário especializado e exige um bom tempo de cuidados por dia, mínimo de 1hora de voô por exemplo, tendo uma média de vida de 20 anos, então é importante pensar direitinho antes de adquirir uma.
    Mas se você já pensou, procure o IBAMA da sua cidade e ele te dará uma lista dos comerciantes além de explicar todos os protocolos para mantê-la e quando for buscar sua coruja, é bom ir acompanhado do veterinário para ter certeza que ela está em perfeito estado. Alguém perguntou qual a alimentação delas: em geral deve-se alimentar a cada dois dias, variando bem o cardápio, mas o cardápio varia de espécie a espécie, então é bom sempre ter um veterinário acompanhando o desenvolvimento de sua corujinha.
    Depois de pensado bem, seguido todas as leis e aprendido quase tudo sobre sua corujinha, é só adquiri-la e ser feliz.
    É difícil de cuidar e exige bastante atenção, mas com certeza Ártemis (minha coruja) foi a melhor companheira que já tive até hoje.

  6. Rodrigo Alarcon

    Olá! Para todos que encontraram ou encontrarão animais silvestres, cuidado! Quando eu digo cuidado me refiro aos possíveis problemas jurídicos que estamos expostos. Muitas vezes queremos ajudar esses animais, mas mediante a uma denúncia ou uma inspeção policial podemos acabar respondendo por crime ambiental, isso se não pudermos comprovar a origem do animal.
    Primeiramente deveriam procurar uma unidade do IBAMA ou Policia Ambiental próximo de sua região, esse contato sempre deve ser feito documentado por e-mail ou anotando os números de protocolo se o contato for feito por telefone.
    Após esse contato é provável que o animal seja encaminhado para uns criadouros onde veterinários e biólogos irão cuidar da reabilitação e da reintegração desses animais.
    Enquanto o animal estiver com você, procure ajuda de um veterinário da sua região e cuide dele com muito carinho, só não se esqueça que o animal deverá voltar para o seu habitat. Além de serem lindos são muito importantes para os nossos ecossistemas.

    Dica: assistam o filme: RIO

    Rodrigo Alarcon (estudante de Biologia)

  7. Eduardo

    AQUI EM CASA TEM UMA CORUJA NA ABA DE NOSSO TELHADO, NÃO SEI SE ELA É ADULTA OU FILHOTE E, SABE, EU QUERIA TANTO TÊ-LA PARA MIM, COMO FAÇO PARA PEGÁ-LA?

    • Eduardo, as vezes não é uma boa opção pegá-la uma vez que ela pode não se adaptar e morrer.

  8. Patricia

    Olá,
    Preciso de ajuda urgente!!!!
    Encontramos uma coruja com o olho muito machucado, mais muito mesmo. Acredito que perdeu o olho. O que faço? Dei carne vermelha ela não come e não sei se posso lava-la, pois está suja de sangue. Quem eu posso chamar? Estou morrendo de dó. Por favor socorro para ela!

    • Patricia, o ideal seria você levá-la ao veterinário para que ele preste os primeiros socorros. Mas se não tiver condições limpe bem o local com soro fisiológico a princípio.

  9. Luis Eduardo

    encontrei uma coruja não sei de que idade caida num tanque de graxa.
    ela estava por morta agora não sei o que faço, eu a resgatei mas não consigo tirar a graxa ja dei banho nela passei um pouco de detergente na tentativa mas nada adiantou. devo cortar as penas e esperar q elas cresçam?

    • Luis Eduardo, tente passar um sabão neutro com toalha.

  10. Francisco Júnior

    Poderiam me indica um criador idôneo. Onde eu possa daiquiri uma coruja.

  11. Kinho

    vc tb pode mandar o veterinario enfaixar a asa quebrada e a recuperacao e + rapida.

  12. Larissa

    meu irmao achou uma coruja, ele disse que ela bateu no fio e caiu.
    e ta com asa machucada posso cuidar dela? como devo trata la?

    obrigado

    • Larissa, o ideal seria levá-la a um veterinário para que ele pudesse examiná-la. Mas o ideal é deixá-la sem movimentar muito o membro para que sare.

Páginas: 1 2

Deixe seu comentário para: Coruja, um animal de estimação muito interessante

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>