Criando um Agapornis

Criando um Agapornis

Criar um Agapornis é bem simples e o custo para mante-las não é alto porém você deve ceder a sua atenção para eles diariamente pelo menos uma horinha para que eles não se sintam abandonados. Podem ser criados em viveiros ou gaiolas (o mais comum) de dimensões de 80x50x50 esse tamanho pode comportar até 2 animais, tem que ser de um tamanho confortável o qual os animais não se sintam perdidos e nem apertados, e é sempre bom você colocar o ninho pois se tiver o casal já deve estar preparado para a reprodução.Tem que ter uma área livre para que possam voar de um canto pra o outro e se espreguiçarem.

Devem ter também o comedouro e o bebedouro de preferência os de louça e fixos pois se não eles derrubam toda hora, só remove-los para limpeza, assim como brinquedos para que eles possam se exercitar e se entreter balanços, escadas e bambus entrelaçados com sininhos são os favoritos. Pet shops tem muitas opções de brinquedos designados, evite brinquedos com o design muito pequenos já que eles podem quebrar facilmente. Normalmente brinquedos designados para cacatuas e pequenos papagaios são o ideal para Agapornis.Você também deve verificar se a gaiola tem poleiro sempre colocar a gaiola em local que bata sol mas não deixe os bichinhos torrarem no sol, evite que eles tomem correnteza pois isso pode trazer problemas futuramente.

Eles se alimentam na mesma quantidade que cacatuas e a base de sua alimentação são sementes se você pretende alimenta-las com misturas de sementes escolha uma que contenha suplementos nutricionais para assegurar a dieta completa e manter as aves saudáveis. Uma mistura de sementes mais barata ou sementes vendidas para alimentação de pássaros selvagens não vai ter o mesmo valor nutricional que seus animais precisam.Você também pode complementar com frutas (maça, laranja, banana e goiaba);legumes (espinafre, jiló, milho-verde, agrião,cenoura, couve, chicória, chuchu, brócolis).

Você também pode ministrar papas que são para manutenção elas são compradas em pet shops também.Eles podem beber água a vontade também e sempre disponibilize água fresca.Limpe todos os utensílios que eles utilizam para evitar contaminações. Procure também vermifugar periodicamente o animal.
Banho é algo que realmente mostra o quanto saudáveis eles estão por isso a importância de colocar além do que eles se refrescam, mantenha também as unhas e bicos sempre afiados para que possam bicar e escalar sem dificuldades.

Pode ser bem simples manter um Agapornis só vai depender do seu empenho, que deve ser bem grande afinal os bichinhos não pedem pra ir morar com nós então temos que tratá-los muito bem. Mantenha esses cuidados e seu bichinho vai viver bastante te dando muita alegria.

Tenho um casal de agapornis há um ano e meio,porém venho notado que o bico de uma delas esta crescendo excessivamente, isso é normal, o que eu faço?

Voce pode dar a ela osso de siba para eles desgastarem o bico além do que é uma excelente fonte de minerais principalmente cálcio.

Posso criar meu agapornis sozinho?

 A melhor coisa é você colocar sim uma companhia pra ele, agapornis não gosta de viver sozinho.

Quando o casal faz o ninho pode mexer no local?

 Não é recomendável mexer no ninho pois muitas fêmeas podem deixar de chocar o ovo pois não tem mais o cheiro delas.

Um agapornis macho pode cruzar com mais de uma femea?

Dificilmente, são monogamicos e escolhem apenas uma fêmea para viverem.

 Qual a diferença do macho para fêmea?

A forma mais eficaz para descobrir o sexo da ave é fazendo teste de sexagem já que eles não possuem dimorfismo sexual. Pessoas mais experientes conseguem verificar também pela cloaca, colocando o animal com o ventre para cima e assoprando para verificar a cloaca do animal se for mais eriçada é macho, porém isso só quem entende bem consegue definir.

Quanto tempo eles podem começar a reproduzir?

 Iniciam a maturidade sexual com 8 meses em média.

Quanto tempo demora para chocar os ovos?

Pode durar em média 25 dias.

 Posso colocar macho e femea na mesma gaiola,tambem quero saber qual o tamanho de gaiola,pois vou ganhar 2 agapornis?

 Pode sim colocar juntos o macho e a fêmea. O tamanho ideal da gaiola é de 1m x 40cm x 40cm para que eles possam procriar.

QUAL O TIPO DE GAIOLA MAIS APROPRIADA PARA OS AGAPORNIS?

http://www.bichosbrasil.com.br/gaiola-para-agapornis/

O que os passarinhos de Agapornis comem quando sao filhotes?

Até certa idade os pais que os alimentam depois de algum tempo. Assim que as penas terminam de nascer eles começam a se alimentar sozinhos as vezes é necessário um estimulo mas normalmente eles começam a pegar a alimentação sozinhos.


316 Comentários para Criando um Agapornis

  1. Cleber Nascimento

    Em primeiro lugar parabéns pelo site.

    Bem tenho um casal de agapornis, a femia botou 5 ovinhos, e esta no ninho
    como sei se ela vai mesmo chocar, pois uma outra vez vi o macho pegar ela (acasalando) e ela botou 3 ovinhos e jogou todos pra fora do ninho. Como ganhei eles, acho que nao tem nenhum problema com os passaros pois ela ja tirou ja 10 filhotinhos.

  2. Farlley

    Olá primeiramente parabens pelo site…

    tenho uma duvida, tenho um casal de agapornis, um macho tem uma perninha torta mas ja formou casal, a femea começou a botar.. olhei no ninho e tem 5 ovos… será q pelo fato do macho ter uma perna torta ele consegue cruzar com a femea? e por ela estar botando é provavel q choca os ovos ou os ovos nao tem nada ? acontece da femea botar e os ovos nao vingar?

    desde ja agradeço.

    • Farlley, a pena torta não interfere que o animal possa se reproduzir. As fêmeas mesmo quando os ovos não foram fertilizados tem o instinto de chocá-los, porém, acontece dela botar e os ovos não terem sido fertilizados ou até mesmo não nascer. Espero em torno de 20 dias e veja.

  3. Carol B.

    Oi gabi!,rs *-*
    É seguro pegar um agapornis com menos de 2 meses, tipo um filhotinho e ir alimentando ele na papinha? Eu quero comprar dois direto, e achei dois criadores, um vende eles comendo só as sementes, outro na papa. Eu prefiro pegar um que já coma sozinho, mas mesmo assim, fica fácil de amansar?
    E mais uma coisa, posso comprar um casal da mesma idade ou dois do mesmo sexo(e idade) e deixá-los juntos direto? Obg!

    • Carol B.
      Você pode sim pegá-los ainda filhotes, porém, deve se dar conta que dará mais trabalho para cuidar. O ideal é pegar um que ainda seja considerado filhote mas já coma sementes. Você consegue amansá-los sim, mas lembre-se agapornis são mais ariscos por natureza quando comparados a calopsitas. O ideal quando se cria agapornis é sempre ter um casal.

  4. Bhering

    Tenho um casal de agapornis há 2 semanas , e ja tenho 1 ninho , mas nao coloquei ainda na gaiola, se eu por agora, as aves terão algum problema com ele?

    • Bhering, não há problemas. A única coisa que você precisa se certificar é de que ambos já estejam em idade de reprodução.

  5. Adriano

    Ola,meu casal de agapornis estava com tres filhotes no ninho,hj me deparei com um dos filhotes morto,sendo que sei q foi o ultimo a nascer,o primeiro ja tinha sete dias quando ele nasceu,gostaria de saber como faço para retira-lo do ninho,com a mao mesmo???devo usar luva ou algo para nao deixar meu cheiro no ninho???

    • Adriano, realmente você precisa tirar o filhote morto de lá até mesmo por um questão de limpeza. Faça isso, coloque uma luva e procure tirar o filhote morto sem tocar nos outros, seja rápido.

  6. Maricarla

    Boa Noite.Tenho 2 agapornis a 9 meses e agora estou reparando que 1 delas está ficando sem algumas penas.Acho que está comendo, pois não as encontrei.Será que é falta de alguma vitamina ou está estressada?

    • Maricarla, podem ser diversos motivos: estresse, falta de alguma vitamina/sais minerais, doenças. Para isso você vai precisar analisar todas as condições para ver qual que se adequa mais a situação de perda de penas.

  7. Jonata

    olá comprei um ninho carisimo para meu casal de agapornis o ninho era de madeira e eles destruiram com o ninho o que faço?

    • Jonata, infelizmente o ninho não é a certeza de que irão reproduzir. Principalmente se não foram acostumados desde filhotes no ninho.

  8. Joao Vitor

    se eu tenho uma agapornis femea a mais ou menos um ano e depois desse tempo eu colocar um agapornis macho eles irao brigar ?

    • João Vitor, isso depende de cada animal só fazendo o teste mesmo. Se um gostar do outro serão excelentes companhias, se não eles irão brigar feio até que você tenha que tirar um animal da gaiola.

  9. Dhionatas

    Boa Noite!
    Tenha 11 agapornis.
    queria saber se agapornis de bico vermelho se acasala com agapornis de bico normal?ou só com vermelho ou normal com normal?

    • Dhionatas, se eles formarem um casal podem sim se acasalar sem problemas.

  10. Ariete

    tenho 2 agapornis. Um deles começou a bater no outro e dificultar que ele se alimentasse. Separei as aves.A ave que apanhava está sem penas embaixo das asas. É possível que seja por ter apanhado, ou estaria com alguma doença?

    • Ariete, pode ser sim que a briga das aves tenha ocasionado isso. Mas deixe-as separadas por um tempo e veja como reagem e principalmente se ficam mais calmas. Repare também se a ave que está sem penas embaixo da asa não está se automutilando.

  11. Rosana

    Bom dia, Gabriela.
    Hoje levantei mto triste tinha 2 agapornis macho que foram criadas no bico e foram acostumadas a ficar solta e totalmente docil. mas um deles hoje morre, acho que tenha sido infarte. Eles estavam acostumados com mais 2 calopsitas que tbem são doceis. O que pode ter acontecido? e agora a outra agapornis pode ficar sozinha?
    Realmente estes animais são surpreendentes eles se adaptam mto bem com pessoas e podem viver como pessoas da familia mesmo…

    • Rosana, então normalmente agapornis são monogâmicos e escolhem um parceiro para viver e com esse vivem até o fim da vida. Muitas vezes não aceitam outros para conviver, mas você pode fazer um teste e se não der certo devolve a loja. Veja se ele se acostuma bem sem a companhia ou fica muito depressivo.

  12. Luis Grunthal

    Agapornis personata de bico vermelho. Voce conhece, sabe quem cria e tem para vender ?
    Atenciosamente

    Luis

    • Luiz Grunthal, não conheço. Mas veja em grandes pet shops, pois normalmente eles vendem.

  13. Flávio Rodrigues Leite

    Olá! Adquiri uma agapornis e no manejo de uma gaiola para outra, verifiquei que ela estava com um problema no pescoço, ou seja, o pescoço dela está virado. Senti muito. E agora? É possível ela viver como um outro pássaro? Tem alguma cirurgia que possa dar jeito?
    Aguardo resposta,
    Flávio

    • Flávio Rodrigues Leite, eu não tenho idéia como é que está o pescoço do animal. Mas você já adquiriu ele assim?
      Repare se ele vive numa boa com outras aves dessa maneira, ou se isso o incomoda de alguma forma. Se ver que sim leve-o ao veterinário para que ele possa avaliar o animal e ver o que pode ser feito a favor.

  14. Denise

    Olá!Tenho 2 agapornis fêmea, elas já colocaram ovos, mas é óbvio que não nasceu nada, queria saber se existe alguma forma de evitar que elas coloquem ovos, pois ficam muito stressadas. E se eu não conseguir um agaporni macho, tem algum problema? Elas são muito unidas e não aceitam outro pássaro…

    Obrigada!

    • Denise, isso faz parte da fisiologia do animal. Explicando de forma grosseira e tentando fazer uma analogia com cães é como se elas entrassem no “cio” e não tivessem sido fertilizadas, em cães assim como em mamíferos no geral “expelem” sangue. As aves botam os ovos é inveitável. Quanto a colocar um macho na gaiola talvez você arranje uma tremenda briga. O ideal seria um parceiro para cada fêmea e ainda assim não é garantido que se deêm bem.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7

Deixe seu comentário para: Criando um Agapornis

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>