Criar Tartaruga Tigre d’ água

Tartaruga tigre

De fato as tartarugas aquáticas são uma ótima escolha para quem procura um bicho de estimação que não da muito trabalho, não exige muito de nossa atenção, não faz barulho nem bagunça e ainda por cima que tem um custo fixo relativamente baixo.
Porém temos que nos atentar a um fato muito importante, essas tartarugas lideram no ranking de animais que sofrem com o contrabando atualmente. Muitas delas nem chegam vivas, são colocadas em fundos falsos de latas de tintas, dentro de malas e são muito maltratadas muitas não chegam vivas. É uma realidade muito triste que vivemos e só depende de nós para fazer com que isso mude, depende da nossa colaboração na hora de adquirir o animal exigir todas as documentações que mostram que os animais são legalizados pelo IBAMA, exigir uma nota fiscal da loja e também denunciar qualquer coisa que vemos e que infringi a lei.
Sempre que for adquirir o animal repare se ele não esta machucado, se os gomos do casco estão bem desenhados e bem durinhos, se o animal apresenta as cores bem vibrantes precisamos garantir de alguma forma que o local não maltrate o bicinho.

Quanto a acomodação do animal é preciso providenciar um aquaterrário , que consiste de um aquário que possuem uma parte seca e outra não.Você pode começar com um pequenininho já que sua tartaruga vai ser pequena porém a medida que ela cresce você deverá aumentar o tamanho do aquaterrário.Você encontra esses aquaterrários em lojas grandes de animais.
Dentro dos aquaterrários você vai precisar da iluminação, que compreenderá o período do dia e uma parte da tarde, essa luz até pode ser natural, porém, o ideal é colocar uma lâmpada fluorescente com radiação UVB para ajudá-los a absorver a vitamina D3 uma das principais para obetnçãop de cálcio.
Outro ponto importante a ser considerado é a temperatura, que como já dissemos as tartarugas são ectotérmicos e precisam manter sua temperatura, que deve estar em torno de 22 à 25º C durante a noite e até 32ºC durante o dia, porém sempre é bom conferir com um termômetro.

A alimentação constitui basicamente de alimentos encontrados em lojas de animais além de um preço bacana, eles já vem balanceados para o animal, além de ter todos os nutrientes que o bicinhos vai precisar. Pedaços de carne bovina, frango, peixes, crustáceos grilos e outros até podem ser dados, porém vai ter que ser em tamanhos pequenos e moderadamente.
Um animal muito legal de se ter, embora não exija muita atenção nem cuidados especiais devem ser tratados com todo amor e carinho, procurar fazer de tudo pelo conforto pelo bichinho.

De quanto em quanto tempo eu devo trocar a agua do meu aquario ?

O certo é você fazer a troca parcial(50%) da água do aquário de 15 em 15 dias

Sobre quanto tempo posso deixa-la exposta ao sol  e sobre como alimentar?

Então se tratando de uma tartaruga d’água a recomendação não é muito tempo não uns 10 minutos por dia no sol da manha é o suficiente. Quanto a alimentação é a ração mesmo em granulos umas duas vezes por dia e a porção deve ser proporcional ao seu tamanho.

COMO SABER QUAL É MACHO E QUAL É FEMEA?

Então a diferença com um ano de idade mais ou menos você já consegue diferenciar, o macho normalmente tem as unhas da parte da frente mais compridas, a cauda mais longa, e a parte ventral do casco mais côncava, além de serem bem menores na fase adulta.Além do que o macho tem o orgão copulador, hemipenis que fica no interior da cauda só aparecndo no acasalamento.

A partir de que idade elas acasalam? agora está frio onde moro, é necessário um aquecedor não é?

A época de acasalamento decorre no Outono (primeira metade da estação seca). As posturas ocorrem na segunda metade da estação seca. A fêmea deposita 12 a 40 ovos num buraco que escava em solo arenoso. O período de incubação dura 10 a 15 semanas, ocorrendo os nascimentos durante o final da estação seca ou no início da estação úmida.
É sim bem interessante você colocar um aquecedor e o termômetro também pra manter uma temperatura gradável paras as tartarugas que costuma ser 28 °C.

Gostaria de saber com quantos anos eu posso dar pequenos peixes a ela , e se ela ira comer porque ela nunca comeu outra coisa a não ser ração e alface?

Pode dar sim camarões, peixes, até carne bovina que dificilmente ela irá recusar. Pode dar uma quantidade pequena uma vez na semana pelo menos sem problemas.

Gostaria de saber quanto tempo deixo o aquecedor ligado?

Então o aquecedor deve ficar ligado direto pra manter a temperatura da água, por isso , sempre é bom você estar com o termostato e verificar a temperatura d´água e ver se precisa baixar ou aumentar.

105 Comentários para Criar Tartaruga Tigre d’ água

  1. Viviane

    Boa tarde!
    Tenho duas tartarugas de especies diferentes, macho de orelha vermelha e uma tartaruga do mississipi. Ocorre que quando estão na água, o macho fica cercando a tartaruga e fica batendo as unhas dele na ponta do nariz da outra, que nem dá a minima bola pra ele, pois são de espécies diferentes e diferentes no tamanho tb. Quando vão comer, a pequena nunca consegue porque o macho segura ela com a pata e não deixa passar. Agora a tartaruga pequena não come mais, nem deixando ela sozinha! Será que elas não se gostam? Elas foram criadas juntas! E o que faço pra outra tartaruga comer? ela parece que perde até a força para pegar a ração e desiste de comer…

    Agradeço desde já
    Viviane

  2. Fernanda

    Bom dia Gabriela!
    Minha tigre d´agua não está comendo há cerca de quase 2 meses. Ela nada, se movimenta, mas não come. Não parece abatida e nem dorme demais. Imagino que seja decorrente do período do inverno, mas me confundo pois ela não hiberna, apenas não come absolutamente nada. Me dê dicas do que posso dar pra ela comer e me diga se você acha normal esse comportamento.
    Outra coisa, o aquário dela não possui bomba. Ela tem 2 anos e nunca possuiu..Há umas semanas percebi umas larvas no aquário e já as vi por 3 vezes, em todas imediatamente troquei a agua, e possivelmente são larvas de mosquito, certo? A bomba se oxigenio resolve esse problema?

    Obrigada!

  3. Dominique

    gostaria de dizer que eu tinha duas tigres d`agua mas porem uma morreu porque ficou doente.Gostaria de saber se elas podem ou não ficar sosinhas, e se elas cruzam e tem filhotes no aquário, porque uma menina me disse que tartarugas de cativeiro não podem ter filhotes. Me digam estou com muita dúvida.

  4. Arthur Araújo

    ganhei uma tartaruga a 2 meses,ele tem 11 anos,quando eu ganhei ele ela comia raçao,principalmente comarrus e reptolife,alfaçe,agora ele naum come nd disso,aí ofereçi a ele carne bovina crua,ele devorou a carne na mesma hora q eu dei.
    oq posso fazer pra ela acostumar com a raçao de novo?

    vlw ae!!!

  5. Kyara Schmidt

    Oii…eu tenho uma tigre d’agua,faz um ano por ai…e há um mes por ai ela esta com os olhos fechados e meio enchados,e esta sem se alimentar tambem pq nao encherga,coloco ela no sol dai ela força um pouquinho para abrir mas em seguida ja fecha,,estou muito preucupada com ela…ha! ela nao tem nem a bombinha de oxigenaçao e nem a lampada,gostaria q vc me dissese o q ela tem, e qual o tipo de lampada q coloco e como se coloca pois os veterinarios daki nao sabem me dizer!
    ..obrigada!

  6. Flaviana

    Olá!
    Minha tartaruga está num aquaterrário que para o tamanho dela é fundo. Eu li que elas precisam se firmar no fundo para por a cabeça para fora e respirar sem se cansar. Mas no meu caso é impossível, pois tive que encher o aquaterrário até quase em cima para poder alcançar as pedras que ficam na parte superior, grudadas na parede. E outra, nunca vi ela subindo nas pedras. É normal?
    De manhã o aquaterrário amanhece todo embaçado, e a água cheia de bolhas é normal?
    Na minha região faz mto frio, então o aquecedor fica sempre ligado. Mas no verão vai ser preciso ficar ligado o dia todo também??

    Li também, que bom dar cascas de ovo para ela, que é fonte de cálcio, pode mesmo?

    Obrigada!!!

Páginas: 1 2 3 4