Cuidados com o Oscar

Peixe Oscar

É uma alimentação bem simples e fácil de ser encontrada, e não é muito cara, mas o Oscar tem fama de ser guloso, também pelo tamanho que ele pode alcançar não podemos culpá-lo. Alimentos vivos (como pequenos peixes), carnes cruas também são uma ótima escolha.

O aquário é uma peça sempre muito importante, pois além de servir de alojamento será um adereço decorativo pra sua residência.

Como todo peixe deve ser criado em um aquário, de preferência um de 100 litros, esse nosso amiguinho pode atingir uma altura bastante razoável. Por ser um peixe de hábitos diurnos recomenda-se que nesse período o aquário esteja tampado para evitar que ele pule pra fora. Quanto à iluminação ele necessita 12h no escuro e 12h no claro. É interessante que você coloque algumas plantas que servem de abrigo para o animal, sempre atento se ele não ira destruí-las. A temperatura ideal deve ser entre 21ºC e 26ºC.

Não deixe de limpar sempre onde seu animal fica, isso é muito importante para seu conforto e do próprio bichinho.

A única e principal higienização é com o aquário mesmo, que deve ser limpo a cada 15 dias ou uma vez por mês, tudo vai depender claro de como estiver a água. Se estiver começando a ficar turva é bom ser trocada. Essa troca de água é parcial, ou seja, apenas 20% do total que vai ser retirada, recomenda-se também sempre efetuar esse processo em época de verão e evitar no inverno. Se possível lavar os filtros também e nunca usar cloro.


62 Comentários para Cuidados com o Oscar

  1. Jeferson F

    Ola comprei um Oscar Albino, faz 3 dias que nao come, continuo insistindo na ração? a ração vai para no fundo do aquario, isso não vai apodrecer a agua logo?
    valeu galera!!!

    • Jeferson, para isso você vai ter que fazer a limpeza da água. Isso é normal o Oscar até se ambientar ao novo aquário tem essa atitude de não comer.Mas não deixe de oferecer a alimentação à ele.

  2. Alex

    oi Gabriela Dias tudo bem é o alex denovo !
    então, é que eu comprei um monte de rações para peixes carnivoros mas o meu oscar não come nenhuma e por isso perguntei com fazer ele comer a ração,e com relãção ao aquario muito obrigado em tirar minha duvida pois ja estava pensando em como iria comprar um aquario maior mas se o de 100 litros ja esta bom vou continuar com ele mesmo !
    mais uma duvida como eu faço para saber se meu oscar é um Astronotus acellatus ou astronotus crasippinis ?
    pois ele mesmo com 10 cm não aprersenta o ocelo na cauda !
    abraços

    • Alex, existem essas duas espécies conhecidas como Astronotus: A. ocellatus, encontrados nas bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata e A.crassipinis, somente da bacia Amazônica. Ambas muito parecidas, de coloração geral pardo-escura e manchas verticais mais escuras ainda que se destacam no corpo muitas vezes tendente ao Vermelho. A ocelattus apresenta ocelos na base da nadadeira dorsal e a crassipinis na base da nadadeira caudal. Pode medir 35 a 40 cm e atingir 1,5Kg.

  3. Alex

    Eu tenho um oscar tigre de 10 cm, comprei ele pois era o ultimo da loja e gostei muito dele mas queria saber se posso cuidar dele em um aquario de 100 litros ate a fase adulta ?
    e como faço para acostuma-lo a comer ração e não somente as larvas de tenebrio ?
    abraços.

    • Alex, você pode criar sim o peixe se for sozinho num aquário de 100 litros. Para que ele coma somente a ração você precisa dar somente a ração, evitar de dar outras coisas juntas e deixar até que ele coma. Isso pode demorar alguns dias.

  4. Rony

    oi tudo bem eu pesquei um oscar de 35cm estou c/ um problema o meu aguario ñ é tão grande mas vou mandar fazer um aguario grande tem algum problema ele ficar no aguario de 60litros da agua, ele é lindo e grande e calmo mas até agora ñ comeu nada ja faz 5 dias ele era do rio paraná , e comida que eu começo da p/ ele !!!!

    • Rony, quanto maior o aquário para o peixe melhor será seu desenvolvimento. Bom nos primeiros dias que o animal é introduzido no aquário ele realmente não se interessa logo de cara para se alimentar podendo levar ai alguns dias. Mesmo assim insista, ofereça tudo o que ele pode comer não só a ração especial para eles como carne também. Outra coisa, não sei se entendi direito mas esse animal foi retirado da natureza? Pois se foi isso que aconteceu, muito provável ele irá morrer por não estar acostumado a viver ”preso”. Se ele for da natureza eu lhe aconselharia que o devolvesse ao habitat natural e adquira um que nasceu já em cativeiro.

  5. Matheus

    cara ganhei meu oscar hoje e foz todo o tratamento da agua com protection cara quando eu soltei ele ele fica so ne um canto e num quer comer pode ser por causa do estresse pois na antiga loja onde eu trabalhava e ele ficava eu alimento ele desde pequeno com peixes vivos ta certo ele come outros peixes e ração

  6. Clecio Jr.

    ola, tenho um ocar de 13 cm ja tenho ele a 1 ano, mais tem um problema ele comia ração, tenebrios, minhocas, ai acabei dando peixinhos vivos o problema agora quer so comer peixinhos vivo. o que faço para voltar a comer ração propria para oscar….. espero que posso me ajudar abraço…..

    • Clecio, esse é o problema de alimentar os animais com outras coisas que não a ração, principalmente o oscar, a dica é que você forneça apenas a ração até quando ele resolver comer. Isso pode demorar dias até, não se assuste.

  7. Gabriel

    ninguem me responde

  8. Gabriel

    erik o oscar crese ate 30 cm

  9. Gabriel

    por que o oscar se finge de morto

  10. Gabriel

    gabriela

    meu oscar comeu os 2 peixes hoje

  11. Derik

    só q tem q sempre deixa espaço entre as palavras por exemplo se deixar assim:-( nao vai e agora separado vai ó :-)

  12. Gabriel

    valeu

  13. Derik

    coloco 2 pontinhos : e depois um – e depois um ( q ficaria assim ó :-( ok flw como faço pra para de receber esses emails?

  14. Gabriel

    derik não fica assim

  15. Gabriel

    derik como vc coloca eses adesivos na frente

  16. Derik

    desculpa gabriel! to chateado depois da morte do meu peixe

Páginas: 1 2

Deixe seu comentário para: Cuidados com o Oscar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>