Poodle

Para cuidar de seu bichinho e te-lo sempre saudável você irá precisar tomar alguns cuidados essenciais, vai exigir uma disponibilidade de tempo da sua parte diariamente.
Um cuidado grande que precisa é com o pêlo já que é encaracolado e embaraça facilmente criando nós que se tornam impossíveis de tirar levando o dono a tosar o animal.E existe um problema que muitos donos não gostam de tosar seu animais as vezes por questão de estética ou as vezes por estarem em regiões mais frias.
Mas para que isso não aconteça o dono tem que se comprometer a escovar os pêlos diariamente do animal evitando assim que embarace.
As cores existentes dessa raça são: branco (o mais comum), preto, chocolate, cinza (o mais raro) e abricó (champanhe).
Você precisa levar seu animal periodicamente ao veterinário, estar em dias com as vacinas, a vermifugação deve ser feita também periodicamente.O controle e combate a pulgas e carrapatos deve ser feito no máximo com 3 meses de intervalo, ainda mais nessa raça que tende a ter os pêlos longos.

Na sua casa o ideal é que eles sejam tratados como cachorros por mais que os amemos muito então é interessante você comprar uma caminha pra ele pra que ele saiba que é ali o cantinho dele nem que a caminha precise ficar em seu quarto. Mantenha essa caminha sempre arrumada.
Quanto à alimentação a mesma coisa eles são cachorros e devem comer apenas rações nada de comidas caseiras pois fazem muito mau principalmente doces.O mercado pet esta muito grande e hoje em dia você pode encontrar qualquer produto que tenha sido desenvolvido para animais então procure agir corretamente para preservar ao máximo a saúde de seu animal.

A alimentação deles é composta basicamente por ração então capriche nessa ração, procure dar algo da linha Premium o que vai sustentá-los por mais tempo e vai fazer com que o pêlo fique mais bonito e que eles fiquem mais dispostos. Existem rações especiais para cães de porte pequenos e médios.Forneça a alimentação duas vezes por dia, tenha horários fixos e se ele não quiser comer não deixe lá, tire voltando a dar na próxima hora de direito.
A água deve ser fornecida a vontade e deve estar sempre fresca e limpa principalmente.

A higienização do animal deve ser feita através do banho que pode ser dado uma vez na semana ou no máximo 1 vez a cada 15 dias.Você mesmo pode dar ou pode levá-lo ao pet shop se optar pela 2º hipótese tenha confiança no local onde leva e tenha certeza que o animal não volta estressado demais ou com machucados.Escovar os dentes, limpar o ouvido, cortar as unhas também devem fazer parte dessa higienização do animal.Mas as unhas deixe alguém que entenda cortar já que a unha de alguns cachorros são preta e você pode cortar algum vasinho.
Você também deve manter o local onde o animal esta e todos seus objetos limpos. Caminhas, roupas, vasilhas de água e comida devem ser lavados assim que você ver que esta na hora. Não ignore essas recomendações pois muitas vezes achamos exagero mas o trabalho e o gasto que vamos ter com o animal se ele vier a adoecer realmente não será fácil e outra se quisermos ter o animal devemos arcar com as conseqüências pois eles nos trazem muita alegria mais nos dão trabalho também. Trabalho esse que é recompensado com cada gracinha, cada reconhecimento de amor do animal por nós.

Meu cão é filhote e não faz as necessidades no local correto. Como ensinar?

Cães filhotes é muito mais fácil de ensinar a fazer as necessidades no local correto do que animais mais velhos, porém ambos aprendem. Quando se têm um filhote e deseja que o mesmo acerte o local é necessário que o dono defina bem esse local e não fique mudando. Uma vez feito isso coloque jornal ou até mesmo fraldas absorventes próprias para cães, o bichinho vai errar diversas vezes e isso será inevitável mas sempre que isso acontecer repreenda o animal, mostre que o que fez não foi certo, leve-o até o local enfatize bem falando diversas vezes não. Já quando ele acertar agrade-o, faça festa e incentive-o. Sempre mantenha no local que ele deve fazer as necessidades com o cheiro da urina para que isso o faça lembrar onde ir. Não se esqueça que a persistência é tudo para animais filhotes e cães adultos. Todos têm condições de aprender, uns mais rápidos que os outros mas todos aprendem. Paciência é tudo.

O meu cachorro está comendo as próprias fezes o que pode ser?

isso entre os animais é algo comum de acontecer mas em cães se deve corrigir. Essa atitude pode acontecer por diversos motivos e um deles é mesmo se o animal estiver com algum parasita (vermes), mas outros motivos são: Pode ser que esteja faltando algum nutriente na alimentação do animal e ele tenta ”complementar” com fezes, verifique se você está fornecendo uma ração adquada ao peso e idade ( o ideal é alimentar o animal pelo menos 2 vezes ao dia), pode ser algum problema no trato gastrointestinal como pancreatite, deficiência de enzimas digestivas. Pode ser também porque o filhote fica em um ambiente sujo por muito tempo e tenta limpar ele mesmo, e pode ser apenas brincadeira. Seja o que for você deve se atentar para corregir isso, existe um remédio que chama COPROVET que é para evitar que o animal tenha essa atitude.Consulte sempre o seu veterinário para entrar com qualquer medicamento sempre.

A mães dos filhotes morreram o que faço?

Eles precisam ser alimentados quando filhotes quase que continuamente, existe em pet shops leite especial para cães que foram desmamados antes da hora. É necessário amamentá-los a cada três horas se possível, para que eles possam se desenvolver de forma saudável. Para dormir é normal que chorem, sentem falta da mãe, estão sozinhos. Procure deixar um rádio ligado perto deles, e até mesmo um ursinho de pelúcia e não esqueça esquente- os bem.

Minha cachorra não para de lamber a pata o que fazer?

O ato de lamber a pata está muitas vezes ligado com ansiedade ou estresse nos animais. Isso é algo frequente acontecer e que prejudica o animal deixando o mesmo muitas vezes com o local ferido. Muitas vezes o animal inclusive morde a pata. Verifique bem o que pode estar acontecendo com o bicho, se não for nenhum tipo de micose certamente será ansiedade e para tratar isso é necessário ou manter o animal ocupado maior parte do dia dele ou até mesmo tratar com florais de bach, é uma técnica que tem ajudado bastante os animais a aliviarem o estresse. Consulte sempre um veterinário.

Minha poodle é filhote e gostaria de saber quando posso levá-la para passear e tomar banho no pet shop?

O animal só pode sair na rua depois de ter tomado as três doses da vacina V8 ou V10, até lá não se pode deixar com que ele tenha contato com outros animais, até mesmo no veterinário levá-lo sempre no colo. A partir de então pode ser levado para passear e consequentemente tomar banho no pet shop. Até isso acontecer os banhos podem ser dados em casa com cautela, manter sempre a água morna para o animal, prefira dias quentes para faze-lo e não se esqueça seque-o bem depois e cuidado especial para não entrar água nos ouvidos.

Meu cachorro não come a ração só quer saber de nossa comida?

Esse é o problema que enfrentamos uma vez que deixamos de dar por um dia que seja a ração do animal e oferecemos a ele novos sabores que não deveriam. para conseguir reverter essa situação é necessário que não seja oferecido nada além da ração, o animal pode não querer comer por alguns dias mas isso não pode amolecer o coração do dono. Outra coisa importante é não deixar a ração a vontade, a mesma deve ser dada em horários fixos e uma vez que o animal não coma deve ser retirada não muito tempo depois. Se preferir faça a troca da ração por uma mais palatável, faça -a gradualmente para que o animal não sinta a diferença.

Tosar ou não o animal no calor?

O pêlo ainda que comprido serve de isolante térmico. O ideal é aparar, mas nunca deixar o animal totalmente sem pêlos pois o mesmo protege-os do calor intenso.