Cuidados com seu periquito

Cuidados com seu periquito

Para cuidar do seu periquito não há mistérios, porém deve haver um tratamento repleto de muita atenção e carinho.
Eles necessitam de uma gaiola que não seja muito pequena, levando em conta que você vai criar mais de um animal, mas se a idéia for criar apenas um na gaiola (que não é muito bom) então é melhor uma pequena já que esse animal pode se sentir muito solitário além do que fica mais prático pra eles pularem de poleiros pra poleiros. Essa gaiola deve estar bem localizada não deve apanhar chuva nem o sol forte principalmente o do meio-dia, evite também gaiolas de metal já que esquentam muito em dias quentes ainda que não esteja em contato direto com o sol.

São ótimos roedores então fique ligado com os poleiros e todos os objetos de madeira já que podem ficar fracos e ceder.
Já que eles gostam de escalar procure colocar muitos poleiros na gaiola, eles também gostam de brinquedinhos como escadas, sinos, espelhos mas não coloque muitos para evitar que o animal fique desordenado e seu espaço para voar fique restrito.Esses brinquedos não devem ser pequenos.Não coloque os poleiros em cima de comedouros e bebedouros para que não haja uma possível contaminação.O chão deve ser forrado com areia ou então com folhas de jornal, mas nunca use jornais com folhas impressas coloridas isso costuma ser tóxico.

São animais bem econômicos também na hora de alimentá-los, é aconselhado dar misturas especiais para a espécie já que esta balanceada.
Comem também sementes e cospem a casca na vasilha faça a limpeza da mesma diariamente é importante dizer que essas vasilhas de comida e água devem ser preferencialmente de plástico para uma fácil higienização.
Frutas e vegetais frescos promovem uma melhora na sua dieta maças, brócolis, vegetais de folhas verdes são ideais.Faça uma limpeza diária na gaiola tirando todos os restos de comida a água suja e os jornais e divirta-se muito cuidando do seu periquito!!

EU TENHO UM CASAL DE PERIQUITOS E GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PRA SABER SE A FÊMEA ESTA ESPERANDO FILHOTES E QUANTO TEMPO DEMORA PRA NASCER OS FILHOTES?

 Nem sempre da pra voce perceber que o animal esta pra botar o ovo, tem vezes que o ventre fica inchado porém não é sempre ok!?Então muitas vezes você só vai ver os ovos já lá esperando pra que abram isso demora de 17 a 21 dias ok!?
E eles devem ficar com os pais até estarem se alimentando sozinhos ok!?

Quando os periquitos poem seus ovinhos, devemos ter algum cuidado em relação aos ovos. Ex:devo manter o ninho sempre aquecido para ajudar a periquita?

Então é necessário que você deixe a gaiola em um local onde não tenha muita movimentação e nem que fique exposto ao vento e frio.

Bico está crescendo demais o que fazer?

O ideal é que você compre um osso de siba que vende em pet shops pra ele bicar e diminuir o bico.

O que os periquitos podem comer?

Eles podem comer verduras como almeirão, salsa, rúcula, espinafre. Grãos como painço, níger e frutas como banana, maça, pera. Procure sempre alimentar o animal com a mistura necessária para seu desenvolvimento pois só esse é balanceado de forma correta ao animal.

A fêmea, colocou dois ovos porém só nasceu um filhote, vai nascer outro? Na casinha não tem nada,coloquei serragem mas eles não usam, é normal que o filhote fique apenas na madeira

Se o outro foi fertilizado e chocado corretamente nascerá também. Mas o nascimento dificilmente acontecem na mesma data mesmo porque a oviposição não é feita no mesmo dia. Tenha paciência, o ninho já é suficiente para que a fêmea cuide dos filhotes, procure deixar a gaiola em um local livre de vento.

Filhotes ficaram sem os pais como alimentá-los?

Você pode comprar papinha para periquitos em pet shop e tentar dar aos filhotes diariamente com a utilização de uma seringa

O que fazer com a excessiva queda de penas na ave?

A queda de penas se dá por estarem trocando para a nova estação isso é normal as velhas caem para entrarem as novas.Para garantir um melhor crescimento das penas o bom é dar cálcio e vermifugo.

Os periquitos podem pegar um solzinho para aquecer?

 Não só podem como devem sim tomar um sol no final da tarde ou no começo da manhã.

Minha periquita femea morreu e so ficou o macho ele vai morrer de solidão ou nao ou eu preciso comprar outra periquita?

Não é a situação ideal criar sozinho um periquito seja macho ou fêmea. Eu te aconselharia de arranjar uma parceira para ele.

Eu tenho dois casais de periquitos em um vivero e só um ninho eles irão botar?

Quando queremos fazer com que aves se reproduzam o ideal é que você coloque pelo menos dois nihos. A situação ideal seria cada casal estar separado em gaiolas diferentes para que não fiquem tão inibidos e acasalem com mais facilidade.

Quantos anos ele vivem?

 Vivem de 10 a 13 anos.


556 Comentários para Cuidados com seu periquito

  1. Adriana

    Tenho um periquito coloquei uma tela para proteger dos mosquito,mas ele deve ter prendido um pé na tela, o pé dele não mexe como se ele quebrasse a perna, ele se agarra pelo bico e por uma das patas,o que faço.
    Ja tirei a tela

    • Adriana, tente dar uma olhadinha no pé dele e veja se ele se incomoda demais quando você encosta. Se de fato estiver quebrada procure um veterinário para ver o que ele te instrui.

  2. Katia

    Boa tarde,

    Tenho 04 periquitos na gaiola, um deles, eu “acho” que é macho, mas ele vive dentro do ninho, me enganei quanto ao sexo do animal? Quem prepara o ninho? Macho ou fêmea? Estou cheia de dúvidas.

    • Katia, na maioria das vezes quem constrói o ninho são as fêmeas.

  3. Luma

    Pode dar banho nos piriquitos DR?

    • Luma, o certo é colocar uma banheirinha dentro da gaiola (não muito funda) pois eles tomam banho sozinhos.

  4. bom meu pai tem um casal de piriquito e a femea esta muito quieta triste d olhos fechados e d cabeça baixa e mto ofegante o que será que é.. meu pai viajou e deixou comigo..mais n sei oq fazer..

    • Beatriz, os animais costumam sentir falta de seus donos quando os mesmos não estão presentes. Mas repare se a ave não está em um local muito quente e principalmente se está com água o suficiente.

  5. Thayna

    Eu Tenho 1 casal de periquitos mas esses dias chegou um outro querendo entra eu abri a gaiola e ele entro agora , a femea colocou 5 ovinhos e n sei quem é o pai 3 periquitos na gaiola atrapalha auguma coisa?

    • Thayna, dificilmente ela irá chocar os ovos pois quando há uma ave a mais na gaiola pode ser que ela não se sinta a vontade ou até mesmo a terceira ave não deixe que ela bote.

  6. Nicolas

    tinha um casal de periquitos eles chegaram a reproduzir uma vez depois a femea morreu, entao colequei outra na gaiola so que nunca reproduziram o que pode ta acontecendo?

    • Nicolas, podem ser vários motivos. O macho pode não estar a vontade com a fêmea. A fêmea pode não ter maturidade sexual ainda. O ambiente pode não estar propício.

  7. meu periquito comeu carne e eu queria saber se ele pode comer ?
    a minha tia falou que se eles comer carne eles come a carne deles e verdade ?

    • Nathielli, a carne não faz parte da dieta de aves. Eles comem apenas frutas, sementes, verduras e legumes.

  8. Silvana

    Meu filho ganhou uma periquita, ela já parece ambientada, mas começou a roer o jornal que forra a gaiola e a madeira do puleiro o que fazer? Posso colocar mais uma periquita para ela não ficar sozinha ou tem que ser macho?

    • Silvana, é interessante sim que você coloque outro animal para viver com ela ou até mesmo distrações na gaiola.

  9. Márcia

    Tenho um casal de periquitos, eles estão com filhotes qual comida posso colocar para eles alimentar os filhotes.

  10. meu periquito brigou com o meu papagaio e quebrou o bico bem no meio(só de um lado) e eu não sei o que fazer!!!!!!

    • Sara, o importante é ver se o animal continua se alimentando normalmente, pois o importante é que não atinja nenhum vaso.

  11. Neli

    amei td aprendi muita coisa sobre periquitos.

  12. Rafael

    Tenho 3 filhotes que nasceram perfeitos mas a algum tempo um nao esta andando. É alguma doença? Tem remedio? A morte da mae pode ter contribuido?

    • Rafael, pode ser diversos fatores. O animal não recebeu uma boa alimentação quando filhote, pode ter sido má formação do embrião, algum parasita adquirido enfim diversos fatores. O ideal é levá-lo num especialista.

  13. Mauricio Martins Da Rocha

    Observei que tem dois ovinhos no fundo da gaiola jogados pelo macho ou pela fêmea, o quê fazer neste caso,

    • Maurício, você pode até tentar colocar de volta no ninho mas isso não garante que a fêmea vai querer chocar.

  14. Eguimar E Ana Beatriz

    adorei a matéria acima,pois tinha muitas duvidas,como cria-los.
    como ensinar os periquitos a não bicar.
    devemos tirar o macho da gaiola qdo os filhos nascerem?.
    qtos. ovos normalmente, a femea bota? a minha botou 5 ovos.

    • Eguima e Ana Beatriz, o macho só deve ser tirado se estiver machucando a fêmea. Do contrário pode deixá-lo.
      Cada animal bota uma quantidade de ovos, mas 5 é uma boa postura.

  15. Natalia Cristina

    ola. vendo os comentarios li que o macho é quem choca a maior parte do tempo os ovos mas no meu caso a femea é a unica quem choca e ela não deixa o macho entrar no ninho. É prejudicial ao filhote se a femea não chocar o tempo todo?

    • Natália Cristina, não há problemas não quando a fêmea tem maturidade ela faz isso o importante é o ovo estar sendo chocado.

  16. Catia Sofia

    eu habituei o meu periquito a andar cá fora mas com as janelas fechadas e depois ele anda atrás de nos e sobe-nos para os pés e começa a subir ate a cintura.
    Ele sente-se sozinho?

    • Catia Sofia, pode ser sim. Quando eles gostam dos donos querem ficar na presença dos mesmos a todo instante.

  17. Pedro

    meu piriquito viver sozinho isso prejudica

    • Pedro, é sempre bom que periquitos vivam em companhia de outros.

  18. João Paulo

    Olá, tenho um casal de periquitos e a fêmea tem um filhote, mas ele nasceu com a perna esquerda esticada, tórta, parece estar com defeito, O que posso fazer???

    • João Paulo, se ela esta vivendo bem assim o melhor pe deixar. Assim como em humanos as vezes há algum problema na formação em animais e coisas assim acontecem, porém, muitas vezes não prejudica o modo de vida do mesmo.

  19. Gisely

    quem prepara o ninho o macho ou a fêmea ?Quem choca os ovos o macho ou a fêmea ?

    • Gisely, normalmente ambos preparam o ninho. Quanto a chocar na maioria das vezes é o macho que fica a maior parte do tempo, porém, eles acabam revezando para que ambos possam se alimentar.

  20. Alexandro

    como faço para identificar o macho da fêmea?

  21. Caio

    eu tenho uma gaiola pequena e vou conpra um periquito macho eu posso colocar um ninho pequeno de 20x20x20

    • Caio, o ninho não pode ocupar nem 20 % da gaiola para que os animais não fiquem sem espaço.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Deixe seu comentário para: Cuidados com seu periquito

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>