Na maioria dos animais com 12 meses idade os cães já possuem a sua dentição definitiva. A troca de dentição ocorre com aproximadamente com 3,5 meses, e, os dentes de leite caem facilmente e normalmente não são encontrados assim que perdidos, uma vez que normalmente eles engolem.Cães adultos possuem cerca de 42 dentes e os filhotes 32.

Os dentes incisivos tem como finalidade arrancar pedaços de carne provenientes de ossos, os dentes caninos auxiliam o animal agarrar objetos em sua boca e, principalmente para caçar e dilacerar os alimentos como é o caso dos lobos.

Os pré-molares estão situados atrás dos caninos, alinhados de cada lado da boca tanto na parte inferior como na superior do maxilar. Os pré-molares são utilizados para a mastigação, roer ossos e brinquedos. Os molares por sua vez são os dentes de esmagamento do alimento.

Cães sofrem de problemas bucais como mau hálito, escoamento de saliva, gengivas inflamadas, dentes soltos ou quebrados e tártaro, por conta disso o proprietário deve consultar periodicamente o veterinário para manter a saúde bucal do animal. Utilize biscoitos que auxiliam na limpeza, ossos e brinquedos para exercitar as mandíbulas. Além disso, procure fazer a escovação dos dentes do animal, utilizando produtos específicos. E evite dar alimentos além de ração e produtos animais.  A saúde bucal garante a saúde geral do animal.

Confira o nascimento e a troca dos Dentes de seu Bicho

incisivo 1 – dentes de leite 4 semanas – dentes definitivos 2-5 meses;
incisivo 2 – dentes de leite 4 semanas – dentes definitivos 2-5 meses
incisivo 3 – dentes de leite 5 semanas – dentes definitivos 4-5 meses

Canino 1 – dentes de leite 4 semanas – dentes definitivos 5-6 meses

Pré-molar 1 – dentes de leite 4-8 semanas – dentes definitivos 5-6 meses
Pré-molar 2- dentes de leite 4-8 semanas – dentes definitivos 6 meses
Pré-molar 3 – dentes de leite 4-8 semanas – dentes definitivos 6 meses
Pré-molar 4 – dentes definitivos 4-5 meses

Molar 1 – dentes definitivos 5-6 meses
Molar 2 – dentes definitivos 6-7 meses
Molar 3 – dentes definitivos 6-7 meses