Diabetes em cães e gatos

Todo mamífero produz insulina que controla o nível de glicose no sangue. A glicose é extremamente importante para as células, já quer fornece energia para que possamos exercer todas nossas funções. Quando há uma produção insuficiente de insulina, os níveis de glicose começam a ficar em altos níveis no sangue. E então o animal desenvolve a diabetes. A doença, embora rara, pode acontecer em cães e/ou gatos também.

Não existe a cura da diabetes em animais, bem como em seres humanos e sim a prevenção ou tratamento que pode evitar o aparecimento de manifestações clínicas como fraqueza nas pernas, catarata, desidratação e a morte. Uma dieta especial, rica em fibras e pobre em açúcar bem como exercícios pode ser suficiente para manter os níveis de glicose no sangue do animal. Dependendo do grau da disfunção é necessário ministrar remédios ou até insulina no animal. Por isso levar o bicho ao veterinário é fundamental.


2 Comentários para Diabetes em cães e gatos

  1. Luiza

    Meu cachorrinho tem diabetes a 3 anos já… ele está com 11 anos. Quando descobrimos ele estava bem mal, já havia até ficado cego, devido a diabetes. Hoje em dia ele vive muito bem. Come ração especial para cães com diabetes, toma insulina 2x ao dia e bebe chá verde, que ajuda também.
    Uma pena é que ele criou um barrigão, acredito q foi pela doença. Ele é um poodle, mas parece um linguicinha arrastando a barriga no chão..hehe

    • Luiza, o importante é que ele esteja com a diabetes controlada.

Deixe seu comentário para: Diabetes em cães e gatos

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>