Os peixes podem ser acometidos por diversas doenças e um animal que normalmente tem um manejo simples pode virar uma dor de cabeça na hora de cuidar. Por isso o melhor é sempre evitar e conhecer as doenças que podem acometer seu peixe.

1-Úlceras de Pele: Manchas brancas na pele peixe, ou então apenas na borda. Isso pode ser uma úlcera, é um tipo de infecção bacteriana que torna a pele do animal áspera fazendo com que o peixe perca o brilho.

2-Pontos Brancos: Pequenas manchas esbranquiçadas na pele do peixe, isso acontece devido a um parasita chamado Ichthyophthirius multifilis, essas manchas se espalham na pele, nadadeiras e brânquias. A má condição do tratamento de água pode causar essa doença, se não for tratado a tempo pode afetar os outros peixes também.

3-Doença de Veludo: Nota-se uma camada dourada sobre a pele do peixe, lembra um casaco de veludo. Pode ser chamada também de doença de pó dourado, pode ser difícil de detectar devido a coloração do peixe.

4-Tricodina: Essa doença é causada por um parasita que provoca coceira e irritação na pele do animal. O animal parasitado tenta esfregar seu corpo contra o vidro do aquário ou até outros peixes pode causar ferimentos e gerar outra infecção. Mais uma vez a condição da água é responsável para isso acontecer.

5-Costia: Manchas leitosas no animal, que contamina as brânquias tornando escassa a respiração do animal. Se a doença permanece sem tratamento, ela acomete toda a população do aquário tornando fatal o resultado.

6-Argulus: O parasita que causa essa doença pode ser visualizado a olho nu. Eles se movem em torno do corpo do peixe se alimentando a partir do sangue e outros fluidos corporais do peixe. Sua reprodução é muito rápida, e se não tomar as medidas necessárias rapidamente se torna difícil o controle.

7-Linfocístis: É uma doença viral. Você observa uma área esbranquiçada ou acinzentada protuberantes na pele do peixe. São causadas por aglomerados de células da pele que são cobertas pela vegetação. Muitas vezes, os peixes não apresentam qualquer sintoma da doença. Novamente, esta doença é causada pela água suja no aquário.

 8-Shimmies – Estes são pequenos vermes que afetam a pele do peixe. O peixe adquire olhar pálido e não há uma camada viscosa em seu corpo. Pode se notar ainda manchas ou pontos avermelhados na pele do peixe que tentam esfregar seu corpo em superfícies ásperas.

A maioria das doenças é causada pelas más condições da água. Por isso limpe o aquário regularmente, removendo resíduos e restos de comida. Teste sempre os níveis de nitrato e nitrito e se encontrar qualquer irregularidade procure tratar imediatamente. Uma atitude precoce pode evitar a disseminar a doença no aquário.