Gatos recém nascidos

Gatos recém nascidos são cegos, surdos e possuem pouca habilidade motora, logo, são animais muito dependentes de sua mãe, que por sua vez, se encarrega de alimentá-los, mantê-los limpos e aquecidos. Normalmente não é necessária a intervenção de humanos no trato dos filhotes, inclusive nos primeiros dias o mais indicado é manter-se o mais longe possível do local onde eles se encontram.

O cordão umbilical é expelido dentro de três dias e cada filhote começa a mostrar preferência por determinada teta da mãe. O mais aconselhado é não manipular os filhotes até a segunda semana de vida se a mãe estiver cuidando direitinho. Depois desse tempo, se a fêmea ficar tranqüila, pode iniciar os cuidados com os filhotes.

Com duas semanas os olhos começam a abrir, embora ainda não tenham a visão bem desenvolvida, a cor pode começar a mudar a partir desse período. Com três semanas o canal auricular é aberto e o olfato também é desenvolvido. Com cinco a seis semanas eles já estarão andando por todo canto e explorando tudo. Com oito a dez semanas é interessante introduzir a alimentação de forma gradual. Com quatorze semanas os gatinhos já estarão bem independentes. É importante levá-los no veterinário e também ensiná-los a usar a liteira.


Deixe seu comentário para: Gatos recém nascidos

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>