Os nematóides são vermes parasitas que podem infectar todos os tipos de peixes. Costumam ser introduzidos no aquário com peixes (contaminados), recém chegados, alimentos vivos ou plantas. Nematóides podem ser difíceis de tratar por isso é bom tomar certos cuidados para evitar esse transtorno.

Para evitar a introdução de nematóides com novos peixes inseridos no aquário é necessário que o proprietário tenha um tanque de quarentena, onde possa colocar o peixe e observá-los por três semanas antes de colocar no aquário principal. As plantas podem passar por um banho de uma solução própria para matar qualquer nematóide. Quanto à alimentação viva, o ideal é cultivar o alimento para a total segurança ou então dar de fontes confiáveis.

Os nematóides infectam todo o corpo do animal atingido, mas o único sinal visível da infecção são os vermes que ficam ao redor do ânus do peixe. Em casos severos podem causar dores de barriga nos peixes, mas na sua grande maioria não causam quaisquer outros sinais externos. Se o aquário já tiver sido infectado pelo parasita o ideal é adquirir algum produto próprio para exterminar do aquário.