criar um canário

Para manter seu canário saudável algumas medidas são indispensáveis. A alimentação é bem simples, na natureza costumam se alimentar de sementes, grãos e outros, alimento esses que também podem ser dados em cativeiros. Porém existem misturas formuladas especialmente para canários que lhes fornece uma dieta balanceada mas ainda é necessário complementar essa alimentação com suplementos peletizados como cálcio, vitaminas nutrientes que o animal necessita muito.
Você ainda pode alternar diariamente com pequenos pedaços de frutas frescas como maçã e laranja, e verduras como couve, escarola, agrião, rúcula e ainda sementes de pepinos, pimentão e jiló.
Certos alimentos são prejudiciais e devem ser evitados como a alface (que provoca desarranjo intestinal), abacate, limão, batatas e qualquer comida ou bebida designados para consumo humano.

A água é outro elemento de suma importância, deve estar sempre em temperatura ambiente e trocada diariamente.
Os canários domésticos são criados em gaiolas individuais a menos que seja um macho e uma fêmea, e no caso de ser um aviário você deve optar sempre por maiores quantidades de fêmeas do que machos.Sempre de preferência para gaiolas com a bandeja removível.Dentro da gaiola tenha no mínimo dois poleiros, pois isso além de distraí-los muito serve também como um exercício.Canários se exercitam voando então de maneira alguma corte as asas dele.
Você irá precisar de um comedouro também, que muitas vezes vem acoplado na gaiola e um bebedouro.

Coloque se possível diariamente na parte da manhã, com a presença de Sol, uma banheira (não muito funda) para eles tomarem banho isso também os diverte e é uma grande prova que seu canário esta saudável, pois animais doentes não gostam de tomar banho.

A higienização é fundamental também, pode evitar que a ave venha a contrair doenças.Troque a água diariamente e parcialmente o alpiste.Pelo menos uma vez na semana lave o comedouro e o bebedouro.E quanto à banheira tirar assim que já não tiver raios de sol evitando assim que o animal beba a água suja.

Canários necessitam também de um sono regular que geralmente inicia quando o Sol se põe mais isso pode ser ajustado com a luz elétrica,Então num determinado horário coloque-o o mais distante do barulho e de luzes, se necessário cubra a gaiola com um pano, o sono é outro quesito essencial para o animal levar uma vida saudável.Sempre de preferência a produtos que lixem a unha dos canários na própria gaiola evitando ao máximo coloca-lo pra fora da gaiola isso causa um estresse muito grande na ave.
Com um custo baixo e tratamentos que não exigem muito do tempo o dono eles são uma ótima companhia.

Cuide do seu canário muito bem, pois são animais inteligentíssimos embora não tenham o costume de interagir com o dono e são extremamente sensíveis.
Cuidando bem ele pode durar até 10 anos.