Sagui

Sagui

Se for pra você criar um sagui que seja da forma mais legal possível e também que proporcione uma vida tão boa quanto a que ele teria em seu habitat natural.

Por isso vamos dar aqui algumas dicas de como criar esse animal em cativeiro, vocês já tiveram uma idéia de como é a vida desse bichinho na floresta, pois então vamos tentar nos adequar o mais próximo possível, para que a diferença não seja tão brusca. Apesar de serem animais bem pequenos eles necessitam de espaços grandes para viver, já que são animais bem ativos e gostam de saltar e brincar. O tamanho ideal de um cativeiro é 2 metros de altura, 1 metro de profundidade, e 2 metros de largura. A largura é um dos mais importantes já que esses animais vivem pulando de galho em galho.

Se possível crie em uma área externa um abrigo onde eles possam se esconder além de grama, galhos, pequenas árvores, balanços, plataformas e pedras, procure colocar muitos apetrechos dentro do cativeiro, já que esses animais gostam de explorar tudo que encontram, isso vai fazer com que eles passem boa parte do tempo entretidos e de tempos em tempos mude a decoração.
Você deve limpar o local toda semana mas procure não esterilizar já que esses animais fazem demarcação de território.Sagüi

A temperatura ideal para eles é de 20-25ºC , são animais que apresentam muita intimidade com os homens no geral então a convivência pode ser boa. Embora seja manso é também temperamental e pode morder a pessoa sem motivo aparente. Em cativeiros costumam comer bolinhas de carne além de uma dieta rica em fibras e pode ser dado também ração de cães e gatos e para beber leite de bêbes, além de água fresca também que deve ser trocada diariamente e deve ser filtrada ou fervida, e se recomenda usar potes de vidro ou aço inox.


27 Comentários para Sagui

  1. gabriela!meu marido é musico!e sexta feira agora vindo da cidade de jundiai a noite vimos um bixinho no acostamento era um sagui do nordeste nao sei se é ele ou ela mais esta machucado na area genital..ta muito bravo pegamos ele com uma caixinha..gostaria de saber onde posso leva-lo pois estou com muita do dele..eu moro em franco da rocha..sp.se puder me ajudar eu agradeço..

  2. Eliton

    Eu gostaria de saber como “legalizar” um Sagui? Eu achei na rua ,ele estava assustado, provavelmente se perdeu da mãe,e eu gostei tanto que pretento cuidar dele,mas antes gostaria de saber como legalizar e quais os cuidados precisos . Se alguém puder me responder, ficaria mto grato.

    • Eliton, esses animais normalmente não são legalizados quando os encontramos. O ideal seria que você devolvesse-o para algum orgão do IBAMA que fará a rehabilitação do animal ao ambiente natural.

  3. Gisele

    descordo com vc gabriela …
    sobre o IBAMA autorizar a criação do animal ..
    eu tenho um sagui femea , e é autorizado pelo IBAMA sim .. COM certificado e ainda com um chip … esses animais para sobreviver tem que ser criado em cativeiro desde o inicio , pq pegar um sagui em uma mata por exemplo e coloca-lo em uma gaiola ou um viveiro que seja … nao vivera mto tempo.. entao , procure uma loja em que venda esses animais completamente legalizados e procure nao fazer o animal sofrer ….

    bjs

  4. Josi

    SE O IBAMA APEGAR ALGUEM COM UM SAGUI ESA PESSOA LEVAR MULTA? DE QUANTO?

  5. Rita

    Olá, tem um sagui de 1 ano e 2meses já está um rapazinho adorável, carinhoso q só. Mas ele tá precisando de uma namorada; toda amiga que chega ele fica excitado. Gostaria de saber quem tem alguma fêmea aqui em salvador pra que eles possam se relacionarem.É sério o caso dele.
    email:rmatoso2009@hotmail.com

  6. Gabriela

    se eu por exemplo,pedir autorizaçao ao ibama eu posso ter um em casa?
    e leva-lo ao veterinario?

    como eu sei se ele nao tem doença?

    • Gabriela, o IBAMA não dará a autorização para você criá-lo e ainda corre o risco deles retirarem o animal de você. Mas você pode levá-lo a um veterinário e fazer uma avaliação nele, o veterinário não irá retirar o animal de você.

  7. Dayana

    eu gostaria de saber como eu faço para dar banho no meu sagui,se posso usar algum sabonete, shampoo, etc…

    • dayana, banhe-o com algum shampoo neutro que não agrida tanto a pele dele, prefira dias quentes e o seque bem.

  8. Juliana Neves

    Meu marido é carreteiro,e em uma de suas viagens ao nordeste, achou um sagui grisalho machucado.Tratamos dele e ele sobreviveu mas está com problemas nas patas traseiras. Como eu posso levar a um veterinário sem perder ele para o ibama pois eu e minhas filhas passamos a amar ele.Queria saber como legalizar meu Chiquinho junto as autoridades, obrigada!

    • Juliana, então se você levá-lo ao veterinário de forma alguma o mesmo pode querer tirar o bichinho de você, sendo ou não legalizado pelo IBAMA.E realmente a melhor coisa que você tem a fazer é ver junto a um veterinário que entenda de animais silvestres o que pode ter acontecido com ele, já que pode estar quebrada, infeccionada ou ser algo bem mais simples. Quanto a legalizá-lo no IBAMA não existe esse hipótese, o IBAMA só registra criatórios.

  9. Cristian Roberto

    olá gostaria de saber como faço para saber e se ele é macho ou fêmea? e que posso dar de comer para ele?

    • Cristian, basta olhar na parte inferior ventral do animal para diferenciar machos de fêmeas.Machos possuem as duas bolsas escrotal visível…

  10. Jeje

    eu queria saber a questão do banho como faz?

  11. Jeje

    eu gostaria de saber sobre o sal
    não se pode utilizar sal em nenhum alimento deles ex:carne

  12. Rosa Santos

    existe algum produto ou medicamento que amenize o cheiro forte da urina do saguim? a unina dle e mtu forte e temos q ficar lavando o local todos os dias
    esse pequeno animal e nosso xamego e queremos muito bem a ele.so que minha mae reclama muito do cheiro forte da urina…

    • Então Rosa é normal o cheiro forte da urina do sagui pois é com isso que eles demarcam o território e isso é fisiológico, logo não tem como amenizar esse odor. A única…

  13. Ivanildo

    Olá pessoal, gostaria de saber se podemos criar o sagui dentro de casa como animal de estimação, bem como juntamente com crianças, alé de saber se trás alguma doença para as pessoas bem como crianças, obrigado por me responder se for possível.

  14. Sheila

    qual o leite que posso dar quando novinho?gostaria dos nomes por favor!!!!

  15. Luciane

    Tenho um viveiro q é um gde aquario, gostaria de saber, qto a higieni., e como posso colocar o piso do aquario, de forma pratica pra se manter limpo. O q cheira forte neles,é a urina? como posso minimizar o odor? Posso dar banho?

  16. Angeline

    No meu quiintal apareceu um sagui…aparentemente filhote…acho q é uma fêmea. Peguei ela para alimentá-la e me afeiçoiei a ela. Mas é muito difícil contê-la…quer morder…como faço para q ela fique mais calminha?

  17. Sil

    Olá, apareceram 2 filhotes de sagüi no quintal da minha visinha num pé de fruta, eles já estavam ali uma semana quando seus vizinhos do prédio ao lado os viram. Esta vizinha queria deixar eles em uma chácara que temos aqui no bairro, mas fiquei com peninha, são muito pequenos e precisam de cuidados p se alimentar, resolvi ficar c eles. Por favor preciso de orientação! O que eu faço? Que tipo de veterinário , tipo de alimento…. tbm tenho uma grande dúvida, tenho aves em casa, são criadas soltas, tipo calopsita…. teria algum problema de convivencia? Desde já agradeço…..sil

  18. Gabriela

    Olá Renato,

    Ele pode sim ser criado em viveiros em casal podem viver em um de 60X40X100h, esse viveiro deve ter dois poleiros.E deve receber luz do Sol.
    Quanto a alimentação são animais onívoros, deve ser fornecida uma dieta bem variada ok!?Deve ser dividida em 3 partes, nunca deixar o animal mais de 6 horas sem se alimentar ok!?
    Pode ser dada de manha Gema de ovo, sustagem, combirom, aderogil, óleo de milho, água, leite em pó, pão, banana, cereais, frutas secas.É bom dar também a eles complexo B.
    E ao longo do dia sempre hortaliças, legumes, frutas e cereais.Carne cozida e ovo cozido também são bons ok!?

  19. Renato

    Bom eu gostaria de saber si ele tem condiçoes de ser criado em uma gaiola..
    eu comprei um..
    queria saber tambem o que ele come…
    se possivel responda pro meu email
    abraço

Deixe seu comentário para: Sagui

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>