Existem muitas doenças que podem acometer sua tartaruga, porém, nem sempre é fácil de identificá-las. No quadro abaixo existem algumas dessas doenças e o tratamento para que vocês possam tomar medidas imediatas ou então dependendo da gravidade procurar um médico veterinário.

Doença Causa Sintomas Tratamento Precauções
Fungos Falta dos raios solares e de cálcio. Pequenos tufos brancos. Esse problema pode ser resolvido com aplicação de algum fungicida especial para répteis e banhos diários de sol. Há diferentes caminhos de tratamento, por isso procure um veterinário.
Falta de apetite Temperatura ambiental incorreta e abuso de tratamento. Falta de apetite. Deixe sempre a temperatura ambiental entre 20 a 30ºC, alimente suas tartarugas com comidas industrializadas que sejam balanceadas e não abuse na comida. Se a temperatura estiver incorreta sua tartaruga hibernará, assim ela para de se movimentar o que faz então ela sentir falta de apetite. Ponha um termômetro para medir a temperatura que deve estar entre 20 a 30ºC.
Casco Macio Deficiência de cálcio e de vitamina D. Casco Macio. Suplementos ricos em cálcio e banhos de sol diários, que ajuda a reposição da vitamina D. É importante saber que quase todas tartarugas têm a carapaça macia quando pequenas.
Salmonela Contaminação das tartarugas (com carapaça menor que 10cm) para o homem.     Lavar sempre mãos depois de mexer com as tartarugas
Infecções Respiratórias e Resfriados Brusca variação de temperatura ou quando há variação de mais de 5ºC entre a temperatura da água e do ar. Tartarugas nadando inclinadas, respiração ofegante, secreções nas narinas, olhos e boca e inchados. Deixar a tartaruga doente em um local com temperatura de 30ºC. Os sintomas desaparecem em dias, caso isso não ocorra o procure o mais rápido um veterinário

 

Fonte:miniweb