Teiú um réptil pra levar pra casa

Teiú

Existem pelo menos 3 espécies reconhecidas de teiús,são Teiidaes e da família dos lagartos,sendo tupinambis teguixin (nativos da parte da Argentina,Brasil e Uruguai), tupinambis rufescens e red tegu (encontrados na parte norte da Argentina).O mais encontrado em pet shops para a venda é o tupinambis teguixin, eles costumam ter o corpo preto e listras geralmente brancas ou até amarelas. Teiú é o nome usado pra dar uma classificada geral a toda classe dos tupinambás.Embora tenham a reputação de serem animais agressivos, mas isso deve ser levado em conta o temperamento de cada animal individualmente.Mas como sempre eles terão que se adaptar ao dono e com isso pode ser mais fácil a relação entre você e seu bichinho. Mas cuidado pois os teiús como bons lagartos que são podem se sentir ameaçados e então você deve estar preparado para levar uma rabada, arranhões profundos assim como vez ou outra mordidas.

Teiús requerem certo espaço no terrário, sempre é bom cria-lo com mais um para não se sentirem tão sozinhos de preferência para um casal ou duas fêmeas já que os machos costumam brigar entre si. Dentro do terrário como sempre devemos aproximar o máximo possível do seu habitat natural então é bom colocar pedras, cascas de árvores, troncos fortes, tocas, musgos e plantas naturais.

Uma bacia larga de água ou uma “piscina” é necessária são ótimos nadadores e as vezes precisam se molhar e se lavar além do que eles preferem defecar na água logo toda essa água deverá ser trocada frequentemente evitando assim que o animal venha a ter alguma doença.Procure facilidade sempre ao escolher todos os substratos que vão fazer parte do ambiente do seu animal.

Por serem animais tropicais requerem ambientes quentes e úmidos e o fator temperatura é muito importante ( 26-35ºC de dias e 24ºCde noite)levando em conta que são animais ectotérmicos e precisam manter a temperatura constante.O terrário também deve estar num local bem ventilado e quanto a iluminação necessitam de uma luz fluorescente UV de preferência ou natural, porém se for natural deve estar garantido que receberam luz suficiente.


37 Comentários para Teiú um réptil pra levar pra casa

  1. Abel Silva

    Bom, espero que voces possam me ajudar. Peço que por favor alguem me mande um e-mail com as orientaçoes se possivel.

    Eis que no dia de hoje um Lagarto Teiu surge na porta do meu apartamento no quarto andar. Suspeito que tenha fugido da casa de algum vizinho.
    Nao faço a minima ideia do que fazer com o animal. E tenho as minhas duvidas quanto a larga-lo no mato sem mais nem menos, mas o garoto precisa de cuidados.
    Ja deixei um pouco de banana e uma gema de ovo mas nao tenho a minima ideia de como fazer pra mante-lo quente e temo que hoje ele passe a noite na varanda de casa…
    se alguem puder me ajudar com os cuidados basicos ja serve, to tentando me entender com ele e ate que ta dando certo, apesar de ser um sujeitinho um pouco arisco

    muito obrigado desde ja

    • Abel Silva, você pode procurar o IBAMA para que eles reabilitem o animal e façam com que o mesmo volte para seu habitat natural.

Páginas: 1 2

Deixe seu comentário para: Teiú um réptil pra levar pra casa

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>