Temperamento do Gato Siamês

Gato Siamês

O gato independente da raça é uma ótima opção para quem mora em apartamento, principalmente porque suas atividades diárias não exigem muito espaço. O gato Siamês em especial é melhor ainda por não ter pelos longos e isso faz com que a limpeza não só do local como a do animal sejam realizadas com mais facilidade.Essa raça foi uma das primeiras raças a serem domesticadas pelo homem e a primeira aparição deles foi na Ásia o que tudo indica é de onde eles se originaram.

São animais com um temperamento muito imprevisível, pode estar deitado e do nada levanta e começa correr e pular nas coisas, adoram carinho e estar junto ao dono, sentem ciúmes de quem os trata e demonstram isso.

Gostam de brincar sozinhos, com brinquedos até outras pessoas mas para isso não pode insistir tem que deixa-los no tempo que acharem necessário pois se não podem se tornar ariscos.

São animais muito curiosos adoram fuçar nas coisas e mexer onde não são chamados, por isso deve-se tomar muito cuidado com que se deixa exposto pois eles podem lamber,comer alguma coisa ou até mesmo se machucar.

Cuidado com pessoas estranhas pois eles não costumam ser muito sociáveis, com quem não conhecem principalmente. Com fêmeas a atenção deve ser dobrada ainda mais na época do cio, que elas tendem a ficar bem manhosas e histéricas e isso exige mais que atenção é paciência por isso recomenda-se que o quanto antes faça o animal acasalar ou castre-o.Evitando assim estresse para dono e animal.

São gatos muito fiéis tanto quanto a um cão ao seu dono, gostam de ter seu espaço e aceitam passear na rua sem problemas embora não se veja com freqüência.


60 Comentários para Temperamento do Gato Siamês

  1. Gabriela
    tive um gato vira lata com siames o nino tive q viajar e fiquei 6 més aluguei minha casa e ele ficou depois q eu voltei depois de 3 més mataram ele envenenado vieram com um gato perguntando se era o nino não era
    era um siames puro negro ele é estranho deve ter 1 ano e meio nao é chegado a chamego só vem quando quer da p ver que nao é gato de rua será que ele fica comigo pq minha casa é aberto tem uns 20 dias que chegou ele nao gostou muito da minha cadelinha o que eu faço pois terei que capa-lo queria q ficasse ele é calmo mas a noite ele quer ir p rua e tenho medo do povo matar o mimi também me ilumine obrigado

    • Cleide, a melhor maneira de acalmar um gato e deixá-lo um pouco mais dócil é castrando mesmo.

  2. Camila

    Oi, tenho uma gatinha siames de 6 meses, agora adotei outro gatinho, e ela não gostou nem um pouco, fica só rosnando, e tá até comendo menos. to preocupada, geralmente as pessoas dizem que depois acostuma.
    Tem alguma chance de NÂO acostumar????

    • Camila, pode levar algum tempo e pode até ser um pouco sacrificante, mas normalmente eles se acostumam sim.

  3. Regina Celia De Oliveira

    Olá Amigos,
    Percebo que meu gato está sempre limpando e mordiscando as patinhas
    traseiras.

    As unhas das patas traseiras dos gatos devem ser aparadas?

    • Regina Célia de Oliveira, se o animal não tem o hábito de sair na rua é necessário sim que apare as unhas dele.

  4. Karen

    Bom dia, ontem encontrei um filhote de siames na porta de casa e fiquei com ele.. ele é lindo.. macho..porém tenho um gato quem tem 1 ano e meio e ele nao gostou nadinha do novo companheiro, fica rosnando e ate me arranho de enfezado que ficou.. como falo para ele aceitar o gatinho?? obrigada

    • Karen, realmente é bem difícil principalmente quando o gato é territorialista, que parece ser o caso de seu animal. O que voce deve fazer é sempre tratar os dois da mesma forma.

  5. Flávia Campos

    Há 15 dias atrás meu marido estava na porta de casa, qdo apareceu a gatinha correndo atras de um sorveteiro rsrsr e por um tris não foi atropelada. Ela é siamesa, com olhos azuis lindos, chama-se Lua. Mas está complicado, pois colocamos tela na porta da entrada de casa para que ela não fuja, mas mesmo assim é terrível rsrs, ela ouve a chave na porta pronto descamba para porta…. Como posso fazer para que ela DESISTA rsrsr de escapolir….

    • Flávia, realmente gatos tem por instinto ser “rueiros” principalmente esses que já vivem na rua por algum tempo. O que pode ajudar é castrar o animal.

  6. Clarice Monteiro

    Obrigada pela resposta. Realmente o Jef ( meu gatinho) está com um problema na orelha, segundo a veterinária, ele esta com sarna dentro do ouvido. Eu percebia que tinha algo errado com o ouvido, comecei a colocar um remédio para dor de ouvido pois achei que era dor que ele sentia.Ele coçava muito,percebi que estava saindo um liquido jocoso,algo estava errado. Levei ao veterinário,eles limparam, saiu muita secreção. Tomou medicamento e estou colocando outro remedinho no ouvido. Ele está bem melhor agora e, como voces me informaram ele esta dormindo no quarto novamente,só não quer ficar na cama. Grata pela atenção,abs

  7. Marcia Borges

    Minha vizinha tem um gato ciames com dois anos,na ultima 4 feira ela mandou castra-lo,veio pra casa no mesmo dia,no dia seguinte ele agiu de um modo agrecivo e mordeu ela toda e unhou.ela esta desesperada pois foi feio.minha pergunta sera que ele estava com dor pos operatório? ela me falou que ele etava bem e derrepente começou a morde-la
    Aguardo respostas,pois tenho um e estou com medo.grata Marcia.

    • Marcia Borges, é super comum o animal quando volta da cirurgia esboçar algum comportamento estranho. Isso é passageiro e não ocorre necessariamente por conta da dor, pode ser efeito da anestesia.

  8. Clarice Monteiro

    Tenho um gato siamês de 11 anos, seu nome é Jef. Ele é minha sombra, conversa comigo, a onde estou ele está. Não gosta de colo, mas esta sempre por perto.Sempre dormiu em nossa cama,ultimamente ele vai para o quarto, pode até estar dormindo, mas quando apago a luz, ele desce da cama,começa a miar alto, abre a porta da sacada,vai tomar agua na pia do banheiro,anda de um lado para outro, sou obrigada a colocar ela no quintal.Estranho porque ela sempre dormiu conosco desde de bebe, é normal este tipo de atitude ?? Obg

    • Clarice Monteiro, gatos são animais bem sistemáticos e quando começam a ter atitudes estranhas é bom abrir bem os olhos pois ele pode estar com alguma doença. Normalmente escondem até não poder mais, procure avaliar outros aspectos importantes: se ele está se alimentando, se emagreceu…

  9. Luciani

    Gabriela
    Tenho uma gatinha siamesa, de 2 anos, e a cada dia ela me supreende mais, pois se não a tivesse não acreditaria que uma gatinha pudesse ser tão ciumenta…pois os felinos geralmente são meio “na deles” , mas a minha Kyara , é brava, principalmente qdo minha netinha está em casa, ela fica uma fera!! faz questão de ficar no meu colo e mostrar quem é a “bebÊ”.Amo os felinos e sou apaixonada pela minha Kyara, vc pode me dizer qtos anos +ou- eles tem de vida?

    • Luciani, eles podem viver em média 18 anos. Alguns podem passar essa expectativa.

  10. Thalia

    EU TENHO UMA GATINHA ELA SE CHAMA MEL E ELA E TAO CARINHOSA

  11. Luana

    Adoro esse bichinhos, alias qualquer tipo de animal.
    Os seis gatos que tenho aqui são misturado com a do siamês. São umas coisinhaaas. Quando pergunto algo, eles imediatamente me responde. rsrs.
    Tem um que é descarado, alias interesseiro, porque quando quero fazer carinho ele sai correndo e quando ele quer alguma coisa vem se esfregar em mim. EU POSSO COM ISSO!
    Ha! Só tem uma coisa que fico chateada, em relação aos machos, ele ficam marcando território, acho! da umas esguichadas de xixi na parede, em tudo. Isso me deixa furiosa. O que posso fazer em relação a isso Gabriela?

    • Luana, isso infelizmente é normal quando o animal quer demarcar território. Tente colocar produtos como hipoclorito 0,2% para desinfectar o local e tentar inibir os animais.

  12. Marcela

    Tenho uma gatinha, siames… Se chama “Mima”. Ela parece um cachorro, não um gato..Quando tocam o interfone, ela pode estar dormindo, que se levanta da cadeira “dela” e vai junto conosco “ver quem veio”. Mas é só vir alguém que ela não conheça e já se esconde debaixo de alguma cama. Esses dias, fui dar bifinho para cachorro, e adivinha? Comeu e queria mais! Ela tem um temperamento mto estranho…Uma hora está ronronando pedindo carinho, outras está fugindo de todo mundo… Mas o melhor de tudo é que de noite, quando ela vem dormir, ela conversa comigo pra avisar que está indo dormir de baixo das cobertas e com a fuça no travesseiro! Essa gata é extraordinária! Amooo muito ela!

  13. Eliane Dunker

    Quantos anos um gato siames pode viver??
    tenho um gato com 11 anos e com 5kilos, a idade dele ja comesou a me preocupar…

    • Eliane, gatos vivem mais do que fêmeas. Podem chegar até 20 anos.

Páginas: 1 2

Deixe seu comentário para: Temperamento do Gato Siamês

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>